quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Eruditos

***eruditos:pessoas que tem o dom de falar bem em público.
4 O Senhor Deus me deu uma língua erudita, para que eu saiba dizer a seu tempo uma boa palavra ao que está cansado. Ele desperta-me todas as manhãs, desperta-me o ouvido para que ouça, como aqueles que aprendem.
5 O Senhor Deus me abriu os ouvidos, e eu não fui rebelde; não me retirei para trás.
6 As minhas costas ofereci aos que me feriam, e a minha face aos que me arrancavam os cabelos; não escondi a minha face dos que me afrontavam e me cuspiam.
7 Porque o Senhor Deus me ajuda, assim não me confundo; por isso pus o meu rosto como um seixo, porque sei que não serei envergonhado.
8 Perto está o que me justifica; quem contenderá comigo? Compareçamos juntamente; quem é meu adversário? Chegue-se para mim.
9 Eis que o Senhor Deus me ajuda; quem há que me condene? Eis que todos eles como roupas se envelhecerão, e a traça os comerá.
10 Quem há entre vós que tema ao Senhor e ouça a voz do seu servo? Quando andar em trevas, e não tiver luz nenhuma, confie no nome do Senhor, e firme-se sobre o seu Deus.
A Bíblia é sempre a mesma:um tesouro inescrutável,o que muda são nossos olhos sobre ela e a sensibilidade do nosso coração a suas revelações.
Hoje quero lembrar de mim,ainda muito jovem,com 13 ou quatorze anos,diante do meu líder de mocidade Reginaldo Tanaka,num desafio que ele fez aos jovens do ministério de louvor:cada um deveria meditar numa passagem bíblica e fazer uma pregação de no mínimo 5 minutos.Reginaldo queria que estivessemos preparados não só para cantar os louvores,mas para ministrar também,por isso o desafio.
Eu era uma garota tão tímida,que muitas vezes,ao falar em público,tinha tiques nervosos.Minha face se contraía,ficava tremendo,e quanto mais medo eu tinha de começar com os tiques,mas rapidamente eles se manifestavam.Maldita timidez!
Hoje dou graças,faz muito tempo que não vejo Reginaldo Tanaka,mas se ele me visse hoje,pregando na Igreja,cantando sozinha,veria quão grandes transformações Deus faz a seus servos.
Leio a Palavra acima e vejo que o Senhor me deu uma língua erudita.Capaz de ministrar com desenvoltura até para doutores,e antes que aí do outro lado você comece a pensar que o intuito deste post é um exibicionismo gratuito,quero te falar,que a honra e a glória é Dele,do Senhor,que me muniu do seu Espírito,me ensinou Sua Palavra,e me deu a ousadia dos profetas.
Se fez por mim,que tinha tiques nervosos só de ser olhada por muito tempo por alguém,que não conseguia fixar meus olhos nos olhos de ninguém tamanha timidez,fará por ti,que se sente também tão inseguro em pregar a Palavra.
Alguns detalhes da passagem bíblica que postei no início,revela alguns segredos para que isso aconteça:
1-''Ele me desperta todas as manhas,desperta meus ouvidos para que ouça como os que aprendem.''-em todo este tempo,tomei os ensinos de Deus,seja através das circunstancias,seja através do conhecer a Palavra como algo precioso que DEUS me despertava a aprender.Creio que fui uma boa aluna,apaixonada e sedenta em aprender mais e mais de Deus.
2-Ele me abriu os ouvidos e não fui rebelde-por incrível que pareça,há profetas escolhidos por Deus que se negam a passar adiante o que tem aprendido,não podemos ser rebeldes como Jonas foi.
3-Ser audacioso para falar a verdade mesmo quando aparentemente as pessoas não querem ouvir.O inimigo trabalha no nosso psicológico tentando nos oprimir,as vezes ''o bicho não é tão feio o quanto parece''.
4-por último,quero lembrar aos aspirantes a profeta,aos jovens,homens e mulheres que Deus tem levantado para pregar o Evangelho,o que esta escrito no fim dessa maravilhosa passagem bíblica:Ele nos justifica e ''compra a briga'' em nosso lugar.Não temas!Abraço forte a todos e feliz Ano Novo!Que Deus levante homens santos para apregoar o evangelho em 2010!

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Endividados!!!


Bem,eu estava ainda a pouco na fila do Banco,depositando o pagamento de uma conta,e senti muito prazer ao perceber,que sendo hoje o penúltimo dia do ano,estou encerrando 2009,com minhas contas pagas!Como é boa a sensação de,apesar de levar uma vida modesta e simples,poder andar pelas ruas dignamente,de cabeça erguida,sem ter que ficar mudando de calçada por medo de passar por algum cobrador.Como é bom saber que não virão cortar a conta de luz,nem pedir a casa por causa de alugueis atrasados!É realmente muito bom.Outra sensação boa que tive,foi ao abrir minha loja hoje pela manhã,e constatar,que ainda sendo ela uma loja pequena,onde trabalho sem funcionários,ou onde eu sou minha própria funcionária( e tenho mesmo que fun-ci-o-nar!)ela e minha,e passou por muitas vitórias e transformações positivas este ano.Amo este lugar!E glorifico a Deus por ter chegado até aqui.
Bem,são pequenas vitórias,talvez insigificantes para muitos,mas a falta delas outrora me fez andar cabisbaixa,envergonhada,questionando interiormente onde estava meu Deus.
Este post de hoje é especialmente destinado aqueles que estão endividados,apertados financeiramente,com contas atrasadas,desempregados talvez...As dívidas nos diminuem e nos fazem viver em constante apreensão.Nos colocam na condição de bandido.Aqueles que vivem a se esconder.Os soldados que formaram um exército para Davi quando este fugia de Saul na caverna de Adulão era constituído por homens assim:endividados e perseguidos.
Sempre ouvi pregações que criticavam os endividados.Alguns pastores chegavam a ser ofensivos.Já me endividei,e por isso estas mensagens me irritavam.Meu marido e eu fomos dizimistas toda a vida,antes de me casar eu já era,no entanto,até aprender a lidar com dinheiro,quanto sofrimento!
Alguns anos atrás,comecei a levantar-me pela madrugada e orar pedindo pra Deus mudar o meu nome.Baseada na história de Jacó,cujo nome significava usurpador,eu disse a Deus que desejava que Ele mudasse meu nome.O nome que algumas pessoas,não entendendo as cadeias de miséria e escassez que naquela época prendiam minha vida,me chamavam de caloteira!Que nome feio!Não combina,nem nunca combinou comigo,uma serva temente a Deus e fiel dizimista.
Travei uma batalha espiritual,expulsei a escassez a miséria da minha vida,com todos os devidos direitos para isso.Fui automaticamente obtendo auto-controle para comprar algo de preferência á vista,e se fosse a prazo,apenas na medida em que pudesse pagar!Odeio prestações longas,prefiro repartir qualquer conta no máximo em 5 vezes.Enfim,talvez muitos que lêem este post,critiquem pregações que invocam prosperidade,mas eu,que já provei da humilhação que é viver mal,e dever mesmo sem querer,sei como é necessário assumir uma postura espiritual e partir com tudo pra cima do problema como Jacó lutou com aquele anjo,e dá certo.
Meu irmão ou irmã,você que esta aí do outro lado perdido,envergonhado,sem o respeito das pessoas porque contraiu dívidas sobre si,ainda há esperança pra você!Comece a travar uma batalha espiritual,se humilhar diante de Deus pedindo que nunca mais você seja chamado desse nome feio:caloteiro.Se não é dizimista,faça um conserto,repare seu altar,porque tal qual qualquer outra área da nossa vida com Deus,os dizimos e ofertas também expressam nossa confiança,amor e adoração a Deus.Não dá pra exigir que Ele mude sua vida se não estiver obedecendo a Palavra neste quesito!E se como eu,sempre foi dizimista e ainda assim se enrolou,seu problema é com o diabo:ordene com autoridade que ele tire a mão de suas bênçãos,que pegue doença,miséria,fome,escassez e endividamento e vá pra longe de ti,da tua casa e da tua família.Use a autoridade que Deus te dá e não se renda perante as circunstancias.
Quem fala contigo,é uma serva que já provou deste mal,mas esta terminando 2009,graças a Deus,vitoriosa!

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

''NÃO RETIRES A MÃO''


Ecl 11:6 - Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão igualmente boas.

Taí um versículo que sempre me incentiva a investir em meus sonhos e projetos.Ás vezes,cultivar mais de um ao mesmo tempo.
O inimigo trabalha muito em nosso psicológico-ainda ontem eu conversava com uma amiga querida no msn-somos munidos de dons e talentos naturais que o Senhor nos dá;impossível encontrar uma pessoa que não se destaque em pelo menos uma coisa que faça;e que bom quando encontramos em alguém não apenas um,mas diversos talentos.
Nosso Deus é um grande incentivador de seus filhos para tudo aquilo que lhes faz ter sucesso de forma honrosa,e que não se torne uma pedra de tropeço em nossas vidas,nos treina para sermos resistentes e fortes,e por causa desse treinamento,enfrentamos situações muitas vezes absurdas.O resultado,pra quem se deixa ensinar,é um cristão de aparência frágil,o qual seus inimigos num primeiro momento subestimarão;mas cuja força interior por último os deixará envergonhados.
Numa dessas lições de incentivo,Jesus contou a seus discípulos a parábola dos talentos.Deixou claro nessa parábola que uns teriam mais ,outros menos,e o curioso é que justamente aquele que recebeu um apenas,foi o que enterrou na areia-por MEDO!
Eis a arma de Satanás contra nós pra frustrar sonhos e projetos ,o medo.Através deste medo,desistimos de algo antes mesmo de tentar fazer,agindo pela lógica humana,fazendo cálculos humanamente inteligentes,cheios de coerência...mas aí é que entra a outra parte desse texto que também gosto tanto:
4 Quem observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará.
5 Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas.
Os poderosos ,jamais escolheriam aqueles a quem Deus escolheu para alcançar os lugares que Ele deseja que alcancemos,os poderosos,agindo pela coerência subestimaram o pobre,o fraco,o oprimido...mas a matemática de Deus é diferente,Ele chama os fracos para confundir os fortes,o que nada é para confundir aquele que pensa ser alguma coisa,o que parece loucura,Ele escolhe para confundir a falsa inteligencia humana...Deus não precisa da nossa coerência para agir.
Com este post,quero lhe dizer,cuide de seus talentos,se for mais de um e no momento nenhum deles te trouxe retorno ainda,semeia um de manhã,outro a tarde,e a noite vigie sobre o terceiro.Você pode não saber qual deles prosperará,mas DEUS PODE TE SURPREENDER FAZENDO TODAS AS SEMENTES SEREM BOAS.
E ainda,que se sinta competente apenas para uma coisa na vida,por maiores que sejam seus medos,não enterre este talento,use-o independente do vento ou do mal tempo,e Deus te honrará.
Assim farei também eu,fique na paz!
****Não pude deixar de me lembrar no filme ''O Fazendeiro e Deus''-pra quem ainda não assistiu,fica aqui minha sugestão.

sábado, 19 de dezembro de 2009

Pão de ontem


''Exo 16:4 - Então disse o Senhor a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá, e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu o prove se anda em minha lei ou não.
20 Eles, porém, não deram ouvidos a Moisés, antes alguns deles deixaram dele para o dia seguinte; e criou bichos, e cheirava mal; por isso indignou-se Moisés contra eles.

Quando leio este trecho do Livro de Êxodo,quando o povo de Israel caminhava errante pelo deserto,sob a liderança de Moisés homem de Deus,mas ainda um povo chucro,ignorante,mais acostumado a escravidão do que com a liberdade,e que ao contrário de Moisés não conheciam de perto o Deus ao qual pertenciam,sou despertada para um dos grandes perigos que nós cristãos corremos.
Veja bem,o Senhor enviou para eles pão do céu;quero olhar hoje este maná não como alimento físico,e sim espiritual;como quando dobramos nossos joelhos a orar e Deus nos supre de uma nova força,um novo ânimo,nos dá novas inspirações e visões.Quando fazemos nosso devocional,e gota a gota é derramada a unção dos céus sobre nós.
Imperceptível a princípio,mas bem evidente com o passar do tempo,quem caminha com o Senhor e tem um relacionamento intimo com Ele,recebe uma porção diária de unção.As obras de Deus através dessa pessoa é manifesta.Pode nascer dessa comunhão uma cura,quebra de cadeias,pregações transformadoras e impactantes,composições de musicas que farão milagres e quebrantará os corações de muitos adoradores onde chegar.
Quero citar como exemplo,alguns adoradores da nossa geração:Aline Barros,Fernandinho,Eyshilla,Fernanda Brum,Heloisa Rosa...quando começamos a ouvir suas canções,torna-se perceptível que eles estiveram com Deus,que estas canções nasceram inspiradas pelo Senhor;cada álbum lançado vem melhor que o último,a unção é nova e fresca..
Há cristãos porém,que perderam o contato diário com o Senhor,desejam viver das obras do passado,do que já fez de bom.Guardam maná para o dia seguinte,contam glórias que já foram e não são mais...e como aconteceu no deserto,o maná,o alimento,a comunhão;de ontem,já se estragou,criou bichos,cheira mal.Assim como o banho que tomamos ontem,.hoje já não tem serventia,é preciso um novo banho;não é?
Ficamos patéticos e visivelmente enfermos de alma,quando vivemos da glória passada.Todo dia Deus tem novo alimento pra nós,todos os dias mais unção a ser derramada e novas visões..toda glória envelhece,toda novidade envelhece,por isso nosso Deus é um Deus de constante renovo,e faz nascer frutos maravilhosos do coração sedento que vive aos seus pés.
Você cristão,pregador,compositor,cantor,escritor,coreógrafo,professor de escola bíblica,diacono,missionário,evangelisa...blogueiro.Colha seu maná a cada manhã e Deus fará maravilhas através de ti.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Gostei desse video...

Aproveitando o sucesso do video clipe da Cantora Sthefany,uma irmã abençoada resolveu criar uma versão cristã,muito legal por sinal...
Vi o video no blog Idagospel,portanto,ao Pastor Júlio os devidos créditos da descoberta .
Agora compare os dois videos e diga qual voce prefere!rsrs

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Muitas águas!!!


Can 8:7 - As muitas águas não podem apagar este amor, nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens de sua casa pelo amor, certamente o desprezariam.

Pois é,uma das passagens que mais marcou minha vida,desde minha adolescencia,é aquela que diz''as muitas águas não poderiam apagar este amor,nem os rios afogá-lo''.
A força da água,a força de ''muita água'' junta,consegue destruir muitas coisas.A água é calma refrescante e serena quando sai de nossas torneiras e do chuveiro,quando estamos numa piscina ou numa cachoeira e riacho...mas ás águas de uma enchente causam destruição.As águas das chuvas quando acumuladas,arrastam carros,casas,matam pessoas,destroem cearas e etc...grande é a força da água!
Numa experiência recente que tive com Deus,percebi que o cristão não será ferido uma única vez,não será agredido por fortes circunstancias uma única vez.Estações vão e estações vem,virão bênçãos e honrarias,mas também lutas, traumas,desilusões...que nos arrastam como enchentes.
Quer saber se encontrará um recém convertido,daqui alguns anos,ainda nas posição de adorador independente dos terríveis e absurdos problemas que ele enfrentará ao longo do caminho?Descubra se ele colocou Deus como um selo em seu coração.Uma marca eterna,tal qual,e ainda maior que a de uma tatuagem.Descubra se o coração dele é marcado com brasas vivas do Espírito tiradas do altar de adoração.Se assim for,venham as desilusões,as tentações,as acusações,venha a solidão,a tormenta,os problemas de toda espécie,venham as muitas águas,e ainda assim elas serão incapazes ,apesar da sua força,de apagar nosso amor por Deus,ou de afogá-lo.Alguém que trás em si a Presença de Deus como um selo,não saberá trilhar sua vida em um caminho diferente do Dele.
Ainda quero acrescentar uma meditação que fiz sobre um ultimo trecho dessa passagem:''ainda que alguém desse todos os seus bem em troca desse amor seria de todo desprezado''.
Satanás tenta ''comprar'' nosso amor por Deus de várias maneiras,com manjares,com ofertas,com a falsa aparência de que nos desgastamos em vão a favor dos projetos espirituais.Gastamos nosso tempo,dias, emoções e dinheiro nas coisas de Deus,com pouco ou nenhum reconhecimento,enquanto há um mundo de oportunidades lá fora...mas outra vez quem ama o Senhor simplesmente despreza as tentativas do inimigo de nos afastar de Deus,haja o que houver,venha o que vier.
Como Paulo ousemos dizer que muito nos gastaremos e nos deixaremos gastar,para que se cumpra em nós os planos do Amado de nossa alma!

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Sobre a lei PL 122


Bem,confesso não ser uma das pessoas mais interessadas em política que existe,mas tenho consciência da minha cidadania e da importância dela.
Dias desses,enquanto preparava o jantar e ao mesmo tempo,apertava s botões do controle remoto procurando algo interessante na TV;me deparei com aquele canal próprio da câmara,que transmite as sessões que decidem aprovação ou não de projetos apresentados pelos políticos e por seus partidos.Parei pra ouvir por um instante,e imediatamente,o orador ganhou minha admiração.Tratava-se do senador Magno Malta.Para uma quase leiga,e pouco interessada em política como eu,foi confortante saber,que pelo menos neste caso estamos muito bem representados na política brasileira.O senador em questão,acompanhado de Marcelo Crivella,também político e líder religioso pelos evangélicos que tem minha simpatia foram grandemente usados por Deus naquele momento,para defender suas desaprovações em relação a Lei PL 122.Sem demonstrar nenhum preconceito a homossexuais,inclusive citando que tem em seu partido um político homossexual,travesti-ou seja,que se veste como mulher-por quem tem grande simpatia e respeito,acha perigosa a idéia de criarmos uma ''casta especial '' na sociedade,com quem ninguém pode mexer,senão tornar-se-á um criminoso.Ele citou o fato de que se chegarmos em casa,e dois homossexuais estiverem se beijando ali na entrada de nossa casa,nada devemos dizer a eles(caso a lei seja aprovada)senão estaremos agindo preconceituosamente.Se um homossexual pedir trabalho em nossas empresas e não quisermos,por qualquer outro motivo,contratá-lo,se ele ver isso como discriminação pela sua opção sexual,corremos o risco de ser presos,o mesmo vale em qualquer outra circunstancia.Também por causa dessa lei ficaria proibido a qualquer líder religioso apregoar sobre os textos bíblicos que citam ser o homossexualismo pecado;ou seja,até a Palavra de Deus teria que se render a esta nova lei.Achei inteligentíssima a exposição de Magno Malta,muito coerente.Abro aspas para dizer que isso prova que apesar de todas as nossas decepções políticas inclusive com evangélicos,precisamos de políticos evangélicos lá exatamente para barrar esses tipos de lei e ser nossa voz.Ouvindo Magno Malta me lembrei daquele versículo que diz que O Espírito Santo nos mostraria o que haveríamos de falar com uma sabedoria que ninguém nos poderia resistir.
Bem falemos do dia-a-dia e da minha opinião pessoal:Em 15 anos de evangelho,já vi dentro das Igrejas,pessoas homossexuais lutando contra seus próprios extintos,para ter uma vida na presença de Deus.Convivi com pessoas queridas,e apesar de não concordar com a opção-por conhecer a Palavra de Deus,nunca as menosprezei.
Moro em uma cidade de pouco mais de 14 mil habitantes,Itajobi,e tenho me assustado muito com a quantidade de homossexuais que ela tem,e parece aumentar a cada dia.Vejo garotas e garotos de 12 anos,sim ,eu disse 12;decidindo pelo homossexualismo deliberadamente,andando de mãos dadas em público e se beijando.As famílias,num amor incondicional,mas também cego e conformado,tem preferido achar normal,e não interferir.
A questão do homossexualismo é antiga,vejamos que em Sodoma e Gomorra,homens foram até a casa de Ló pedirem que colocassem os seus visitantes-que eram anjos de Deus e eles não sabiam-para fóra a fim de abusarem sexualmente deles,Ló ainda ofereceu suas duas filhas virgens-o que pra mim já soa absurdo,mas ainda assim eles preferiam os homens que visitavam a casa.
Nunca entendi direito porque algumas pessoas já nascem com tendências efeminadas,sendo homens,e outras masculinizadas,sendo mulheres.Na verdade tenho compaixão por estes,pois creio que isso se deve a alterações hormonais,e realmente acredito que por ser este o caso-o da não escolha-devemos respeitá-los como seres humanos.Acho até que as piadinhas os empurram ainda mais para convencerem a si mesmos de que são homossexuais e assumir essa postura.
Por outro lado,me causa dor na alma ,ver moças que até ontem eram bastante femininas e delicadas,namoravam rapazes,ou se casaram até com um homem e tiveram filhos;mudarem de opção sexual.Aí eu já vejo Satanás agindo diretamente,pois o pecado-qualquer pecado-especialmente os sexuais,admitamos todos nós,causam uma sensação de prazer absurdo,e uma pessoa que não foi libertada pela Palavra de Deus será escravo dessa sensação de prazer.No entanto,Cristo pode libertar.Quem é nascido de novo já não serve ao pecado,tem condição espiritual,concedida por Deus de resistir-lhe.Sei que há casos de homossexualismo entre evangélicos,mas estes,creio eu,aceitaram apenas a religião,e nunca o Deus da Bíblia e seu Espírito,porque então teriam nojo do pecado.Uma vez que nunca se converteram Deus os entregou a seus próprios desejos como esta escrito em Romanos:
21 Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
22 Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.
23 E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.
24 Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si;
25 Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.
26 Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.
27 E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.
28 E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm;

Agravantes do avanço do homossexualismo,na minha opinião,sem duvida alguma,eu citaria 3:
1- os filmes pornográficos em conjunto com a facilidade de acesso a eles através da Internet;qualquer pessoa que assistir ou ler algo sobre sexo de homem com homem,mulher com mulher através do computador,terá sua libido despertada ,e terá ideias com isso.Lembrando que todo pecado entra pelos olhos,vai até nossa mente,desse até o coração e dali é apenas uma questão de tempo para se transformar num ato real.
2_A Rede Globo,a besta do nosso século-na minha opinião pessoal-que aos poucos,subtilmente em suas novelas,prega agora o bissexualismo-ou seja,dormir com meninos e meninas,fazendo isso parecer natural e bom.
3-A promiscuidade pessoal de cada indivíduo,ou seja;cada vez mais cedo as pessoas tem se envolvido sexualmente.Um abismo chama outro abismo.A certa altura,na busca pelo prazer,as pessoas ''enjoam'' de relacionar-se com outro do sexo oposto e resolvem experimentar coisas novas,tornando-se bissexuais.
Há uma passagem na Bíblia que diz'' ai daqueles que chamam o certo de errado,e o errado de certo!''.é o que esta acontecendo com nossa sociedade.Enquanto a Palavra de Deus nos ordena não nos conformar com este mundo,Satanás,através dessa lei política quer nos amordaçar,enquanto ele escraviza no pecado nossos jovens, maridos,esposas;e detrói por causa disso o futuro das famílias.
Uma família no padrão de Deus,constituída por pai,mãe e filhos,serão excessão se as coisas continuarem desse jeito...é hora do povo de Deus se unir,e cada um de nós abrir sua boca em relação a esta lei,para que não seja aprovada.Deixo assim sendo,aqui,a minha voz e opinião.

sábado, 12 de dezembro de 2009

Vejam só...


Este post não é meu,é de meu amigo blogueiro ÉDER,que acabou de criar um novo blog e me convidou a conferir.Fiquei boquiaberta ao ler este texto,pois ele traduziu aqui algo que cada um de nós deseja,e só alguns realmente conseguem fazer ao fim de mais um ano:uma faxina na alma,jogando fóra algumas coisas que se passaram ,horríveis,e outras que foram até boas,mas nos escravizam num passado que já foi e hoje não serve pra mais nada.
Bem,tenho pronto um texto sobre por a casa em ordem para postar aqui,mas desejei compartilhar esse do Éder juntamente com os devidos créditos pra que se inspirem tanto o quanto eu a fazer sua faxina de 2009,para entrar com a casa/coração limpo em 2010,o endereço do novo blog do Éder é http:recortecotidiano.blogspot.com.
Aí vai..:
Quanta tralha a gente guarda sem a menor necessidade. Coisas antigas podem até ocupar a nossa memória, mas o espaço do quarto é limitado. Meus aposentos nunca foram sinônimo de organização, porém nos últimos dias, estava se tornando um ambiente jurássico, insuportável para quem convive com uma religiosa rinite alérgica.

A minha tia é aquele tipo de criatura que muda os móveis da casa como quem dá uma guinada em sua própria vida. A sensação é inexplicavelmente prazerosa para ela. Há dias vem arquitetando empiricamente uma pequena reforma aqui em casa. Lógica da Física: ela e a sujeira não podem ocupar o mesmo espaço. Uma entra, a outra sai.

Quando ela chega, faz logo a radiografia da casa: tira a poeira do teto e dos cantos mais secretos, tira tudo do lugar e limpa freneticamente. Meu quarto já estava na sua mira. Não tinha como escapar. Com a ajuda dela, coloquei uma pilha de papel pra fora. Passei uma eternidade catando o lixo e separando das utilidades, enquanto ela limpava tudo.

Quando a gente não tem grana pra comprar todos aqueles livros da faculdade, não tem jeito, tem que se virar com a xérox mesmo. O problema é onde guardar tanta coisa, e depois de quatro anos de vida acadêmica, o conteúdo das disciplinas anteriores estava um caos. Tanta coisa importante que não posso perder, mas não sei onde guardar...

Comecei jogando fora um monte de revistas velhas, folders de programações de que participei em antigos trabalhos, fitas de vídeo (VHS) mofadas. Fiquei surpreso com a quantidade de propaganda que colecionava, de santinho político a programação de cinema. Parece que este tipo de panfletagem se esconde. Esse hábito de guardar de tudo um pouco, herdei do meu avô: “um dia você pode precisar”, advertia sempre.

Conservei quase todos os cartõezinhos e cartas antigas. Não tive coragem de rasgar tudo, porque quero guardar as inverdades e desmentiras que já me foram escritas. Quantas paixões tórridas se evaporaram, junto com declarações insípidas e mensagens descartáveis de colegas. Ah os cartões de Natal, como eles conseguem, ainda, ser mais interessantes que scraps. Detesto a artificialidade das mensagens prontas.

Encontrei sinceridade no afago dos amigos, nos bilhetes escritos a mão, nas velhas fotos das ultrapassadas câmeras analógicas e até naqueles negativos inúteis que a gente acaba guardando. Fotos antigas nos revelam o reflexo do tempo em nós. Como a gente vai mudando fisicamente, alguns ficam mais bonitos, outros nem tanto. A turma está lá, todos sorrindo, o sentimento de unidade continua vivo. Até quando? Não sei...

Então joguei fora alguns dilemas. Pensei: a vida é única e curta, pessoas passam e deixam recordações, já não há tempo pra ostracismos. Peguei sentimentos de culpa, minha falta de humildade, situações desagradáveis, a incompreensão alheia, amassei tudo e acertei na cesta. Descartei alguns temores junto com umas provas de matemática.

Enchi sacolas plásticas de meus discursos vazios, algumas das promessas que fiz estavam cheias de teia de aranha. Lixo, muito lixo! As decepções estavam entulhadas perto da coleção de cartões telefônicos, e quando passei a vassoura debaixo da cama, catei as incertezas e os sonhos antigos jogados ali às vezes por medo.

Algumas dores só cabiam numa caixa bem grande, providencie-a. Fui colocando tudo dentro e observando o quanto a caixa ia ficando pesada. Acho que não vou colocar essa caixa junto ao lixo da rua, pra ser levada pelo carro do lixo. O mais cômodo é levar para o quintal e queimar, ver tudo aquilo virar cinzas, ver as cinzas se espalharem.

Tinha também aqueles pecados que mancham as paredes. Manchas negras evidenciam uma sujeira tão feia numa parede branca que fiz questão de pintar, mesmo sabendo que não terminaria o serviço sozinho. Compartilhei o pincel com alguém que entende mais de casa, templos e decoração do que eu. Ele retirou pacientemente as manchas em negro escarlata, pintou combinando tons de vermelho carmesim, finalizando com um branco inconfundível, parecia neve. Um artista! Convide-O pra limpar e pintar sua casa.

Ainda tinha tanta coisa pra jogar fora, essa era uma faxina que estava adiando há meses, por falta de tempo mesmo. E com tanto material do curso, nessa etapa decisiva, não queria que ninguém mexesse na minha bagunça organizada, tem coisas que só a gente sabe como fazer e ficar do nosso gosto. Amo a minha tia, ela invade o quarto e deixa tudo limpo e arrumado, para que depois eu possa bagunçar tudo de novo.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Sonhos perdidos


Quantas vezes,olhamos atonitos nossos ideais:foram destruídos,e agora?
São pessoas que perderam o trabalho de anos...
Pessoas que foram abandonadas pelo conjugue,sem muita explicação;
Pessoas que perderam sua casa por falta de parcelas pagas..
Perderam o carro numa batida-não tinha seguro- ou numa blits o tiveram apreendido...
Perderam um filho,um pai ,uma mãe,um ente querido...
Pessoas envergonhadas publicamente
Perseguidos injustamente...
Quantas perdas!Quantos sonhos destruídos...
Saiamos um pouco dos nossos contos de fadas,lembremos que neste mesmo momento em todo mundo coisas assim estão acontecendo.Profissionais fechando a empresa que foi projeto de anos,seu idealismo;pessoas humildes vendo a enchente destruir suas casas arrastando seus moveis,o pouco da dignidade que tinha...são dores sem fim,o mundo esta gemendo e suportando angustias até agora...eles esperam a manifestação dos filhos de Deus..
Alguns filhos,cristãos,tementes,também em abalo,e agora?
Depois de todo fim existe um recomeço,depois que o marido se foi,a esposa aprende a se manter sozinha e aos filhos;daqui algum tempo,notará que voltou a se amar e se ver como mulher,terá orgulho de si;
Depois que a casa esta no chão,uma nova será erguida,outros carros virão,dias de Sol outra vez,mesmo na tristeza do luto,há de surgir um sorriso...a vida pode estar uma bagunça agora,todos os pensamentos fora de lugar,a sensação de abandono,de raiva,revolta,humilhação...
Feche os olhos por um instante,e sonhe;contemple seu futuro,acredite,apegue-se a misericórdia de Deus;o Deus que ama a mulher abandonada,o profissional falido,consola a mãe enlutada,restitui os bens perdidos...no meio dessa bagunça,procure um cantinho,um só que esteja quieto,e um pouco mais organizado,endireite o altar,dobre os joelho e ore,peça perdão,reconciliação,peça cura,peça que Deus cuide de suas feridas...depois do fim,há de surgir um recomeço.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Senhor...


Eu ainda me lembro daquela canção que eu cantava a tanto tempo atrás,inspirada numa passagem bíblica que continha as mesmas palavras,e creio que o Senhor se lembra também,uma vez que se um dia para Ti são como mil anos, passou tão mais rápido para o Senhor do que para mim.
Ainda bem Senhor que eu acreditei nestas palavras!Ainda bem ,que eu as lembrei quando comecei a ter as primeiras decepções com o evangelho-ou com a religião!
Que bom que estas palavras firmaram meus passos,quando aqui neste mundo,outros conceitos falaram mais alto,e se o poder de escolha estivesse nas mãos dos homens,eu teria sido descartada assim que minha conversão deixou de ser novidade para eles.
Me dissestes que ;''nem a morte,nem a vida,nem altura,ou profundidade,nem o presente,nem o futuro,nem os anjos,nem os demonios,nem a fome,a nudez ,o perigo ou a espadas,nada,mesmo nada poderia me separar do teu amor.''-Romanos 8:38-39
Um milhão de vezes me fizeram sentir como alguém a quem Tu não amavas...me lembrei dessas palavras.
Ainda outro milhão,tentaram me convencer que as promessas eram demais para mim,que eu fora pretenciosa em crer nelas...outra vez eu as recordei.
Me causaram choques,estas palavras me puseram de pé.
Tentaram me arrancar dos teus braços,mas só por causa dessas palavras não puderam...
Ah Deus,tudo passa,tudo muda,os homens ferem,machucam,descartam,nos vendem como escravos inúteis...o que me firma é teu amor por mim,do qual não podem me separar.
Salmos 129:2 Muitas vezes me angustiaram desde a minha mocidade; todavia não prevaleceram contra mim.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

A quantas anda...(sobre o Livro)


Pois é gente,nem tudo é só alegria.O meu livro ''Sobre Tudo O Que Se Deve Guardar,Guarda O Teu Coração'',esta a caminho.Já acertei muitas coisas com a editora,pra dar o início ao processo de publicação agora,só falta eu depositar metade do valor para o processo editorial até o dia 31.12.09.
Muitas pessoas faz esta comparação:um livro é como um filho''.Concordo.Estou gerando um sonho,lembro que a dois anos atrás quando eu o escrevi,eu profetizava sobre ele em oração:''Senhor,meu livro já tem cara,eu posso vê-lo,ele é palpável em minha visão!''
Pensa comigo:eu o escrevi a mão e pedi a Deus um computador.Diante do computador,nem digitar eu sabia(passar de maiúscula para minúscula etc)-pedi a Deus mais uma vez que me instruísse.Fui aprendendo,só no Windows sem Internet ainda pelos primeiros 5 meses em que pagávamos as parcelas do computador.Depois de instalar Internet,o que mais me atraiu foi a idéia de criar um blog,que seria um diário virtual onde pudesse expor minhas idéias...opa,de diário eu entendo!-pensei-Sempre tive diário,que depois viraram cadernos Universitários tamanha era minha necessidade de escrever orações estudos bíblicos e etc...
Alguns meses de blog sem seguidores...de repente o pessoal começou a aparecer,e um blog apenas já não bastava,resolvi ter dois,este seria mais para estudos bíblicos,o outro,falaria de mim de maneira mais pessoal.Resumindo,Deus me deu amigos que confiaram em meus textos,na fonte de inspiração deles e da minha própria vida:A Palavra de Deus,até o ponto de eu criar coragem,e expor'' Sobre Tudo O Que Se Deve Guardar,Guarda O Teu Coração''.Visitantes que preferiram se manter anônimos,ou outros que deixaram aqui seus comentários,leram e gostaram.Cerca de 56 pessoas ao dia vinham ler os capítulos a medida que eu os publicava.No dia em que acabou o último capítulo Deus me ensinou como fazer para linkar os capítulos de maneira que eles ficassem nessa coluna ao lado e as pessoas pudessem acompanhar.Gente,eu só aprendi a fazer isso-e sem perguntar a ninguém-justamente quando acabei de postar todos os trechos.Pra mim foi Deus!
O mesmo Deus que me deu uma música tão maravilhosa e que se encaixa perfeitamente na história e também me ensinou a fazer vídeo recentemente.Desculpe a falta de modéstia mas achei que o vídeo com a música divulgando o livro,ficou muito bom.Glórias a Deus!E glórias a Deus por cada amigo que copiou o vídeo e postou em seus blogs e orkuts;até a minha ultima conferida,em menos de 15 dias foram 238 exibições,nada mal..Alguns amigos ainda capricharam tanto que fizeram um post especial divulgando o livro e falando sobre mim,me senti muito honrada,obrigada!
Quando eu já pensava em desistir de publicar,devido aos orçamentos salgados,muito além das minhas possibilidades,uma editora entrou em contato e me passou um orçamento,não exatamente barato,mas acessível,editora Echoba;gostei das capas,do orçamento e da maneira como eles fazem,permitindo que eu faça poucas cópias,e não mais de mil de uma só vez..tenho que ser prudente.Só não gostei muito dos direitos autorais(cerca de 20%)mas também posso encomendar cópias mais baratas e vender diretamente.Pretendo fazer isso em palestras em escolas e Igrejas..
Bom,por ultimo Deus fez com que pessoas citadas na história ''me achassem'' no orkut e lessem o livro sem eu saber.Gente que participou da minha infância em Sp-leu e se comoveu,e em Mgá-também achou uma bênção.
A questão do momento é se estas pessoas quererão seus nomes verdadeiros ou não na obra;é delicado,pois os rapazes dos quais gostei por exemplo,hoje são casados e tem filhos-as esposas obviamente não podem sentir-se ofendidas,e nem eu quero isso,inclusive acrescentarei uma página no final dizendo como estão os personagens hoje,e quero citar honrosamente nome de esposas e filhos...mas estou aguardando resposta.
Outra questão delicada é que minha mãe,vendo agora que este livro,já não é um ideal utópico,mas praticamente uma realidade,tem medo do que vão pensar sobre minha expulsão-a respeito dela-isso tem me feto sofrer,então prometi enfatizar como nosso relacionamento hoje foi totalmente restaurado,e como minha família agora são meus principais auxiliadores em tudo,na dedicatória do início,no meio e no fim do livro,e prometi a ela que ainda assim,se ela se sentir constrangida,o livro não será divulgado em Itajobi-por ser uma cidade pequena-mas só fóra daqui.Ela vai decidir depois que tiver a primeira cópia em mãos.
A questão é que vejo Deus confirmando,mas essa pequenas lutas me fazem sofrer ainda.No entanto,hoje após orar,chegar na loja e visitar o blog do Cantor Moisés Vieira,um post que ele escreveu falou muuuito comigo,então encerro este meu npost com as palavras que li lá.Se você que leu o livro,acha que a história é importante para essa geração,e é um homem ou mulher de oração,peço encarecidamente,que orem comigo por esta causa.A seguir,o post do irmão:

'' Não espere que alguém venha lhe dar permissão para que você possa ser bem-sucedido. A iniciativa sempre tem que ser sua. Não espere que alguém lhe diga o que você deve fazer ou como fazer. Traga sobre você mesmo a responsabilidade de como fazer o que tem que ser feito. Não conte com a sorte. Faça tudo o que estiver a seu alcance a fim de atingir seu sonho. Aprenda com os outros. Busque em pessoas que você respeita, e nelas confia, o conselho e a orientação que você necessita. Mas não dependa de ninguém nem de qualquer coisa que possa fazer aquilo que só cabe a você fazer. Faça o melhor com as situações favoráveis, mas não dependa de sorte ou acaso. Dependa sim, daquelas coisas sobre as quais você tem o mais direto controle – seus próprios pensamentos e ações. E confie nas habilidades que Deus graciosamente já lhe concedeu. Deus deve ser o primeiro a ser consultado. Contar com sua direção sempre deve ser sua meta maior. Tome a iniciativa que ninguém pode tomar por você, confie em Deus e faça o melhor que lhe cabe fazer. Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento Provérbios 3:5

O que acharam,digam por favor;sem mais...Alessandra Barcelos

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Antes que a porta se abra..


Ontem,postei algo sobre adultério.Gosto de falar sobre este assunto.A Rede Globo também gosta,só que lutamos em lados opostos.Lá,as novelas ensinam sutilmente como trair,como fazer o telespectador torcer para que a esposa traia o marido e vicie-versa.Lá eles dão mil desculpas para nos fazer pensar:''Sou contra a infidelidade conjugal e o adultério,mas neste caso acho que...''
Uma hora é porque ''os mocinhos'' da história já eram apaixonados antes de se casar e alguém conspirou pela separação do casal,outra hora é porque a esposa atual é muito chata,perversa,uma verdadeira bruuuuuxa...ou ainda,porque o marido em questão trai também,enfim...sutilezas românticas não faltam para que a Globo,essencialmente ela,traga para dentro de nossas casas a maldição do adultério,seguida de divórcio e filhos traumatizados.Se fosse só isso,estava bom,mas na Malhação,adolescentes aprendem que perder a virgindade cedo com o namorado é normal,algumas novelas nos ensinam a falar nome de santos toda hora,mesmo sem querer,só por hábito ou chavão,e também,repare só,sempre que alguém tem problemas,erigem um altar lá com um deus de argila,ou consultam espiritismo,ou ainda cartomantes.Alguma vez a Globo sugeriu em suas novelas um culto cristão?Mesmo quando colocou lá meia dúzias de crentes de boa índole em uma de suas novelas,eles estavam sempre mal arrumados,e o pior,colocaram entre eles uma fanática que entornou o caldo de vez..
Bem,este post não é exatamente pra falar da Globo,mas nunca é demais esclarecer alguns dos seus ataques a integridade de nossas famílias como se fossem nossos melhores amigos.Repare que a última onda agora,é sutilmente em suas novelas apregoar o bixessualismo?:dormir com meninos e meninas pode e é muito bom''.Quem tem olhos espirituais que veja ,se defenda e defenda seus filhos.
Voltando ao assunto;adultério:
Não pense vocês que um homem ou uma mulher cristã nunca se sentirá tentado a trair.Em todos os lugares Satanás coloca armadilhas.Talvez alguém que lê este post agora esta sendo tentado a adulterar.
Talvez seja uma esposa que a muito tempo não ouve um elogio do marido.Ou um marido,que não é mais valorizado,nem acarinhado pela esposa como gostaria.
Aprendi que a mulher é conquistada pelo que ouve.Se tem um marido que repara no que ela veste,que elogia sua aparência,que a admira,que fala bem de sua comida,que incentiva os filhos a elogiar e valorizar a mãe,ainda que-e isso não é difícil de acontecer-algum homem fora de casa passe a se insinuar a ela,as palavras deste homem não vão convence-la,pois não lhe falta carinho em casa.
O mesmo acontece com os homens,só que no caso deles,são atraídos pelos olhos,mesmo quando não querem,se sentem tentados por um belo par de pernas,decotes,ou mesmo um cabelo,um sorriso,um charme,ou demonstração de admiração de uma mulher a ele...
Crentes não vivem num mundinho a parte,as tentações nessa área as vezes chegam até nós também,e é preciso vigiar,ser honesto,se necessário abrir o jogo com o conjugue enquanto dá tempo de concertar.
Venho com este post,em auxilio daqueles que tem passado por este tipo de provação.Não venho apenas para demonstrar um moralismo hipócrita,venho pra estender as mãos em socorro.
Por mais que algumas sensações prazerosas,estejam enchendo seu coração de idéias,cuidado!Antes de abrir a porta para o pecado entrar,mesmo que ele venha na aparência de vítima e não de culpado,mesmo que Satanás diga que Deus vai entender porque você não teve culpa por se apaixonar,ore,expulse,repreenda.Escolha a santidade.Diga pro inimigo que você prefere os plano de Deus para sua vida,e prefere uma vida santa.Logo vai notar que o que parecia tão belo,era tolice e por pouco você não destruiu seu lar,prejudicou seus filhos,conjugue,e a si mesmo.
Ao contrário do que nos ensinam as novelas,é muito triste a vida de quem atravessou a porta da infidelidade conjugal.Tarde demais a maioria que conheço descobriu que tudo não passou de uma grande ilusão,olhando de longe,tudo parece ser melhor do que o que temos,mas nem sempre é assim.
Que Deus proteja famílias e casamentos,que as maldições e pragas do mundo passe bem longe de nossos lares,o futuro que Deus nos preparou é bem melhor.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Os Terríveis Efeitos da Infidelidade Conjugal





O lar cristão deve ser a continuação da igreja, porque, num sentido mais profundo, é a igreja também. O relacionamento entre os membros da família deve ser tão santo em casa, quanto na igreja. Dentre as características de um bom relacionamento familiar, destacamos a fidelidade. Esta é indispensável para que se mantenham inabaláveis os alicerces do lar. Os pais precisam ser fiéis entre si e aos filhos e estes aos pais, todos fiéis uns aos outros. João, evangelista e presbítero, dirigindo sua terceira epístola a Gaio, diz: "Amado, procedes fielmente em tudo o que fazes para com os irmãos, e para com os estranhos" marcante dos verdadeiros cristãos. O oposto disso, ou seja, a infidelidade, é um terrível inimigo, que tem destruído inteiramente muitos lares e famílias. Neste aspecto, avulta com maior gravidade, a conjugal: o esposo, o pai de família, sendo infiel à es-posa e vice-versa. A infidelidade é um mal que não é de hoje, mas que, nos tempos atuais, tem-se tornado muito comum nos lares sem Cristo, e também tem atingido muitos lares cristãos. A infidelidade conjugal não passa de um instrumento diabólico para a destruição e desagregação da família. A Bíblia diz que o marido deve amar a sua esposa da mesma forma que Cristo ama a Igreja. Ora, o Senhor ama a Igreja com sinceridade, e sobretudo, com fidelidade. Esta fidelidade é tão grande, que "se formos infiéis, Ele permanece fiel: não pode negar- se a si mesmo" (2 Tm 2.1.'3). Mas Satanás diz ao esposo: "ora, não é nada demais; procura unir- te a outra mulher: a tua já não te agrada. No fim, tudo dará certo. - Os teus amigos não possuem outras mulheres?". Com isso, o inimigo procura desfazer o plano de Deus para a vida conjugal. E muitos homens, mesmo cristãos, têm cedido a essa tentação diabólica, cometendo adultério e prostituição, e desprezando o lar, a esposa, os filhos e seu próprio nome e, o que é pior: desprezando a Deus. A infidelidade, inimigo cruel, não acontece de repente. É necessário estar alerta para as ciladas do Inimigo. MuItas vezes, a causa do adultério, ou melhor, dos fatores que contribuem para a infidelidade, está sendo fomentada dentro do próprio lar: Com o passar dos anos, o esposo e a esposa deixam de cultivar o amor verdadeiro. Aquelas expressões de carinho dos primeiros tempos ficam esquecidas. O afeto vai desaparecendo entre os dois. No entanto, a necessidade de afeto continua a existir em cada um.É a chamada carência afetiva, que leva muitos a se decepcio-narem com o casamento. As lutas do dia-a-dia também tendem a desfazer o clima amoroso entre o casal, se não forem adotadas providên-cias para cultivá-lo. O lar, em muitos casos, passa a ser uma espécie de pensão, na qual o marido é o hóspede número um. Proceder fielmente em tudo é uma característica marcante dos verdadeiros cristãos. O oposto disso, ou seja, a infidelidade, é um terrível inimigo, que tem destruído in- teiramente muitos lares e famílias. Neste aspecto, avulta com maior gravidade, a infidelidade conjugal: o esposo, o pai de família, sendo infiel à esposa e vice-versa. Então Satanás, que não dorme, entra em ação. Começa a falar ao coração que é hora de experimentar um caso de amor, um romance, mesmo passageiro. O cônjuge, mesmo sendo cristão, diante de tal sedução, entra em conflito consigo mesmo. A mente começa a estampar a crise de afeto que existe no lar, a falta de carinho, a indiferença do outro cônjuge. A consciência bate forte, lembrando a condição de cristão, lavado e remido no san-gue de Jesus. Nas primeiras investidas, o servo de Deus pensa, recua, vence. Mas, dia após dia, as coisas se agra-vam. A voz do Inimigo soa mais forte e sedutora; a concupiscência se aquece. Vem a queda, o ato, o pecado, a morte espiritual. Depois, entre desespero e reações evidentes, o coração explode. O lar, que antes estava ruim, fica pior. A culpa não dá paz. Os conflitos aumentam. Só há dois caminhos: abandonar o lar, a esposa, os filhos e viver na nova "pen- são" ou continuar enganando a todos (mas não a Deus). Em qualquer caso, todos sofrem. O cônjuge infiel, o cônjuge fiel, os filhos, a família, a igreja. Para evitar esse tipo de contribuição à infidelidade, é necessário que o casal se mantenha debaixo da orientação da Palavra de Deus. O esposo, amando sua esposa de todo o coração, como Cristo à Igreja. A esposa, amando o esposo da mesma forma e lhe sendo submissa pelo amor. Em termos práticos, é necessário cultivar, tratar, regar e cuidar da planta do amor, para que as ervas daninhas da infideli-dade não germinem no coração de um dos cônjuges. É bom, que os cristãos casados saibam que a santidade do cristianismo não faz ninguém deixar de ser humano. Nesta vida, precisamos de amor, de alegria, de paz, de carinho, de afeto. O leito conjugal precisa ser bem aproveitado, e a união sexual, legítima entre os asados, deve continuar sendo fa-tor de integração, não apenas física, afetiva, mas também espiritual. Deus se agrada da união entre os casados, espe-cialmente entre cristãos: "Seja por todos venerado o matrimônio, e o leito sem mácula" (Hb 1.3.4), diz a Palavra. Reconhecemos que há muita infidelidade que começa por mera tentação, para o que o outro cônjuge, às vezes, em nada contribui. Mas havemos de reconhecer que o casal bem unido em torno do Senhor Jesus terá condições de vencer o Inimigo. O Senhor Deus, repreendendo Israel, dizia que não aceitava mais suas ofertas. - Por quê? - "Porque o Senhor foi testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu FOSTE DESLEAL, sendo ela a tua companheira e a mulher do teu concerto" (Ml 2.14). Esse trecho nos mos-tra que Deus rejeita aquele que é infiel à sua esposa, e o rejeita não aceitando suas ofertas, seus sacrifícios. Até as orações não são recebidas por Deus, quando o marido não coabita com sua mulher com entendimento, e vice-versa. Aqui desejamos relembrar algumas recomendações da Bíblia quanto à infidelidade. Paulo doutrinou bastante sobre o assunto. A igreja em Corinto disse: "Não sabeis vós que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o des-truirá: porque o templo de Deus, que sois vós, é santo" (1 Co .3.16,17). O homem, ou a mulher cristã, deve tomar em consideração esta advertência solene e grave da Bíblia: Se alguém destruir o seu próprio corpo, pelo pecado, Deus o destruirá. Mais clara, ainda, é a exortação, quando lemos o trecho de 1 Coríntios 6.18-20: "Fugi da prostituição. Todo pecado que o homem comete é fora do corpo, mas o que se prosti-tui peca contra o seu próprio corpo. Ou não sabeis que O NOSSO CORPO E TEMPLO DO ESPIRITO SANTO, que habita em vós, proveniente de Deus e que não sois de vos mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai pois a Deus NO VOSSO CORPO, e no vosso espíri-to, os quais pertencem a Deus". Vemos, então, que a infidelidade conjugal, geralmente tornada em adultério, é considerada o maior pecado contra o corpo. Isto porque o corpo é "templo de Deus", "templo do Espírito Santo. Havendo o verdadeiro amor, não haverá frieza sexual. Haverá interesse, atração de um pelo outro; haverá prazer no ato sexual. É necessário evitar a infidelidade sob qualquer forma ou pretexto. Pr. Elinaldo Renovato de Lima

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Bullying -postagem 2

De que maneira os alunos se envolvem com o Bullying?

Seja qual for a atuação de cada aluno, algumas características podem ser destacadas, como relacionadas aos papeis que venham a representar:

- alvos de Bullying - são os alunos que só sofrem BULLYING;
- alvos/autores de Bullying - são os alunos que ora sofrem, ora praticam BULLYING;
- autores de Bullying - são os alunos que só praticam BULLYING;
- testemunhas de Bullying - são os alunos que não sofrem nem praticam Bullying, mas convivem em um ambiente onde isso ocorre.

§ Os autores são, comumente, indivíduos que têm pouca empatia. Freqüentemente, pertencem a famílias desestruturadas, nas quais há pouco relacionamento afetivo entre seus membros. Seus pais exercem uma supervisão pobre sobre eles, toleram e oferecem como modelo para solucionar conflitos o comportamento agressivo ou explosivo. Admite-se que os que praticam o BULLYING têm grande probabilidade de se tornarem adultos com comportamentos anti-sociais e/ou violentos, podendo vir a adotar, inclusive, atitudes delinqüentes ou criminosas.

§ Os alvos são pessoas ou grupos que são prejudicados ou que sofrem as conseqüências dos comportamentos de outros e que não dispõem de recursos, status ou habilidade para reagir ou fazer cessar os atos danosos contra si. São, geralmente, pouco sociáveis. Um forte sentimento de insegurança os impede de solicitar ajuda. São pessoas sem esperança quanto às possibilidades de se adequarem ao grupo. A baixa auto-estima é agravada por intervenções críticas ou pela indiferença dos adultos sobre seu sofrimento. Alguns crêem ser merecedores do que lhes é imposto. Têm poucos amigos, são passivos, quietos e não reagem efetivamente aos atos de agressividade sofridos. Muitos passam a ter baixo desempenho escolar, resistem ou recusam-se a ir para a escola, chegando a simular doenças. Trocam de colégio com freqüência, ou abandonam os estudos. Há jovens que estrema depressão acabam tentando ou cometendo o suicídio.

§ As testemunhas, representadas pela grande maioria dos alunos, convivem com a violência e se calam em razão do temor de se tornarem as "próximas vítimas". Apesar de não sofrerem as agressões diretamente, muitas delas podem se sentir incomodadas com o que vêem e inseguras sobre o que fazer. Algumas reagem negativamente diante da violação de seu direito a aprender em um ambiente seguro, solidário e sem temores. Tudo isso pode influenciar negativamente sobre sua capacidade de progredir acadêmica e socialmente.

Edificando em todo lugar..

type