terça-feira, 4 de setembro de 2012

Desatrofiando a vida espiritual




De uns dias pra cá,voltei a fazer alongamentos pela manhã.Sou alguém que simpatiza muito com o estilo de vida saudável,e todas as vezes que comecei a praticar algum tipo de exercício,me apaixonei por ele.Infelizmente,mesmo gostando tanto,da mesma forma que dei início a uma rotina disciplinada através da alimentação  e da pratica de exercícios muitas vezes,abandonei-os depois de algum tempo,claro que isto reflete em nossa aparência,e meu corpo,nunca se tornou exactamente o corpo que eu gostaria de ter.
Decidi retomar os alongamentos,porque não ocupam tanto tempo assim;15 minutinhos pela manhã são o suficiente para desatrofiar a musculatura das pernas,braços,ombros,pescoço,coluna,além de ajudar contra as dores no corpo e melhorar minha postura.
Bem,faço este comentário,porque acho essa eterna frustração feminina do ''corpo imperfeito''muito parecida com a frustração de alguns cristãos referente a sua vida espiritual.
Aceitaram Jesus,se converteram de coração,mas não conseguem se desenvolver,''desatrofiar'',nem crescer espiritualmente.
Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento.
Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino.

Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal. Hebreus 5:12-14
Assim como no caso do meu corpo,o que falta é seguir as normas exatas de uma  alimentação balanceada(já que não nasci com a sorte de comer de tudo sem engordar),e praticar mais exercícios físicos,o que falta realmente para estes cristãos são as 3 coisas que citarei a seguir:
 1-Oração.
Cristão só adquire intimidade com Deus,quando têm uma rotina de oração.Não dá pra ficar dias,meses,ou anos sem conversar com alguém,e manter a intimidade,saber o que realmente sente ou pensa aquela pessoa.Também não dá pra querer que esta pessoa adivinhe o que esperamos dela.Embora Deus seja Onisciente,e seja sim capaz de ''sentir'' tudo como estamos sentindo,ainda assim,ter intimidade com Ele requer constância em Sua Presença.Quem ora,desatrofia os músculos da fé,torna-se mais forte espiritualmente,e torna-se principalmente,conhecido e conhecedor de Deus.
''mas o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte e fará proezas''Daniel 11:32b
2-Leitura da Palavra
Conheço pessoas que são maravilhosas,de bom coração,nunca abandonaram a Jesus,mas tem preguiça de ler a Bíblia.Apegam-se a desculpa de ter uma leitura ruim,de não compreender os textos,e assim,apenas ''comem pelas mãos dos pastores e líderes.''Cristão que não conhece a Palavra de Deus,é como o homem que não sabe conferir dinheiro,sempre esta sujeito a ser trapaceado,enganado por outros na sua ingenuidade e ignorância(no sentido ignorar ou desconhecer).Também torna-se atrofiado para defender sua fé e tomar decisão com rapidez diante de um impasse,pois sem referencia na Palavra de Deus,pode achar que errado é certo e que certo é errado.
''Mas este é o concerto que farei com meu povo:porei a minha lei no seu interior,e a escreverei no seu coração;e serei o seu Deus e eles serão meu povo.E não ensinará mais alguém a seu próximo dizendo:conhecei ao Senhor,porque TODOS me conhecerão,desde o pequeno,até o grande..''Jeremias 31:33-34
3Hábito de adorar com canções
Sei que pra quem veio do mundo,abandonar os hits do momento e os gostos musicais seculares não é fácil.Eu mesma passei anos ainda após a conversão,me apegando a canções que eu pensava ter tudo a ver com minha vida;parei com isto quando o Senhor me ''desentoxicava''de uma paixão destrutiva(meu livro conta),pois quanto mais ouvia daquelas canções,mais deprimida ficava.O louvor a Deus ,por outro lado,nos liberta,muda a atmosfera a nosso redor,e é uma maneira que Deus nos concede,de guardar a Palavra mais facilmente.Quando o povo estava prestes a herdar a Terra Prometida,e Moisés estava já para morrer,o Senhor lhe ensinou uma canção,que ele,por sua vez ensinou ao povo de Israel,para que futuramente,mesmo sem a Presença de Moisés,eles se lembrasse do que Deus já havia advertido através da letra da canção.
''Agora pois,escreva este cântico e o ensine aos filhos de Israel;coloque-o em suas bocas,para que este cântico seja um testemunho quando anularem meu conserto,que com eles fiz.."'Deuteronõmio 31:19-20
Sabe,sempre  oro para que o Senhor me ajude a ser menos negligente com meu corpo e melhorar assim meu  físico,mas da minha fé não descuido,de orar,ler a Palavra e adorar ao Senhor através de louvores eu não deixo,escolhi me dedicar -já que me falta tempo para tudo o que gostaria de fazer-áquilo que mais me importa:ser uma serva fiel á Deus, alguém que lhe agrade.Meu convite hoje,para os mais preguiçosos espiritualmente,é que adquiram,ou retomem o hábito de uma vida cristã saudável e com tendência ao crescimento; que não tenham preguiça em ir ao lugar de comunhão com Deus,a leitura da Palavra,a oração diária,o hábito de cantar louvores..certamente isto refletirá em tudo o que você é,interna e externamente, e trará saúde mental,física e espiritual como não se consegue em nenhum outro lugar.
*Abraço e paz!
oração de hoje:
Senhor,Tu nos fizestes,corpo,alma e espírito,e deseja nosso pleno desenvolvimento.Conceda ânimo e energia aqueles que precisam se exercitam em tudo o que é bom para nossa saúde emocional,física e mental,mas principalmente,afastas toda a preguiça e desinteresse em conhecer-te e prosseguir te conhecendo através de uma vida de oração,de estudo da tua Palavra e louvor,pois certamente isto mudará quem somos e a imagem que temos diante dos olhos de outros,de nós mesmos,e dos teus próprios olhos.Te peço e agradeço em nome de Jesus,amém.

4 comentários:

Resenhas da Viviane disse...

Amei o seu blog dá uma passadinha lá nos meus também.
Já estou seguindo vc.
http://bibliaf.blogspot.com.br/
http://vickyalmeida.blogspot.com.br/

Priscila Grah disse...

Ótima postagem! Assim como o nosso corpo precisa de exercício físico para se manter saudável, o nosso Espírito precisa de alimento constante que é a Palavra de Deus e nossa comunhão com Ele!

Convido você a conhecer meu blog!
http://filhadosoberano.blogspot.com.br

Fique na Paz!

António Je. Batalha disse...

Olá , passei pela net encontrei o seu blog e o achei muito bom, li algumas coisas folhe-ei algumas postagens, gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns, e espero que continue se esforçando para sempre fazer o seu melhor, quando encontro bons blogs sempre fico mais um pouco meu nome é: António Batalha. Como sou um homem de Deus deixo-lhe a minha bênção. E que haja muita felicidade e saude em sua vida e em toda a sua casa.
PS. Se desejar seguir o meu blog,Peregrino E Servo, fique á vontade, eu vou retribuir.

Gisley Scott disse...

Nossa, sensacional como vc fez a analogia entre os músculos e a vida espiritual.Que Deus continue te dando sabedoria para colocar a palavra de Deus assim: tão pura, simples e prática.

parabéns!

Edificando em todo lugar..

type