sexta-feira, 5 de abril de 2013

PersonalidadeXCaráter


Hoje eu olhava os tags(etiquetas) deste blog,e vi que entre todos os assuntos inspirados por Deus e tratados aqui,o tag ''caráter'' está em primeiro lugar com -até agora -72 postagens relativas .
 Alex e eu estamos estudando lá no I.T.Q.(Instituto Teológico Quadrangular),na matéria Vivência cristã,sobre caráter e personalidade,sobre suas diferenças.
Antes de entrar neste assunto quero falar um pouco sobre nossa volta ao I.T.Q:
A cerca de 10 anos atrás,já casados,mas pouco antes de engravidarmos do Gabriel,Alex e eu fomos incentivados por nosso Pastor da época,João Olímpio(aquele que me deu as primeiras oportunidades ministeriais na Quadrangular) ,a cursar o I.T.Q.Através deste curso poderíamos nos tornar obreiros credenciados,e depois de 3 anos de curso,poderíamos ser aspirantes a pastores pela Quadrangular.
Algo aconteceu ,uma luta muito grande,e no trajeto final do primeiro ano de curso,desistimos.Lembro que o pastor Olímpio me disse:
-É uma pena,mas este curso,é mais uma burocracia humana,as revelações que Deus tem te dado,curso nenhum no mundo te dará.
E assim sossegamos nosso coração e prosseguimos servindo a Deus conforme Ele nos capacitava em particular.
A pastora Eliana,minha pastora hoje, era uma das pessoas que na época cursava comigo,e não parou. Neste ano de 2013,fomos praticamente empurrados por ela para o I.T.Q novamente, eu disse 2 ou 3 nãos ,mas ao final a insistência foi tanta que decidi obedecer,até porque o Senhor vinha  confirmando em oração.E lá estamos nós.
Faz 2 dias Alex e eu começamos a analisar;Nosso Deus é um Deus persistente em trabalhar connosco.Ele traça alguns planos para nós,se por algum motivo nos desviamos destes planos,somos obrigados,depois de algum tempo a voltar na casa inicial de onde paramos e começar a trilhar o mesmo caminho outra vez,mais ou menos como estes videogames,onde,se não vencermos,não passaremos de fase e não saberemos nunca o que vem depois.Não quero tanto pastorear uma Igreja hoje como já desejei a alguns anos,fico dividida muitas vezes,porque creio que cuidar só da minha vida,e não de tantas outras,é muito melhor;mas também não quero ser nunca um vaso inútil,minha alegria é ser usada por Deus.
No I.T.Q descobrimos que a palavra personalidade,vem do latim persona que significa máscara,como as que os artistas usavam no palco dos teatros.A personalidade é algo exterior;uma capa,um formato, é formada a partir de uma herança genética e sócio ambiental;ou seja,depende muito de como eram nossos pais ,avós e de onde vivemos e convivemos,como fomos criados.
caráter,vem do grego chrasso e significa:marca,alguém que arranha ou escreve numa pedra,madeira ou metal.É uma espécie de marca registrada que cada um de nós constrói a partir não mais da genética ou meio de convívio,e sim das escolhas e decisões que fazemos e tomamos;mais ou menos como no caso do rei Josias,que contei no post de nome''Você pode mudar a sua história''.

Sabe,o Senhor é perito em trabalhar caráter,em transformá-lo através da Sua Palavra e de uma vida de busca em oração.Não há como se relacionar com Deus através da oração e da Palavra e não ter o caráter trabalhado,mesmo que nossa personaslidade traga traços genéticos e de costumes negativos.A partir do momento em que o Senhor marca nossa vida com Seu caráter,somos feitos nova criaturas,capazes de surpreender quem não dava nada por nós.Aquele que se negam a aprender as lições que Deus quer ensinar,os caminhos que o Senhor designou para nós trilhar,ou se negam a aceitar as mudanças necessárias,serão apenas pessoas de personalidade;seja esta fraca,forte,agressiva etc,ou seja,viverão de máscara em máscara e nunca refletirão a glória de Deus.
Eu prefiro me deixar  marcar,e você?
*Abraço e paz!
oração de hoje.
Pai,obrigado por me reprovar,me fazer voltar o caminho,e obedecer,para ser aprovada.Obrigada por me moldar dia-a-dia de acordo com o teu padrão de caráter.Que não apenas de aparências,mas em espírito e em verdade,cada vez mais,eu tenha tua marca em mim.Oro em nome de Jesus,amém.

Eu Alessandra Barcelos,te convido a ler meu livro Sobre Tudo Que Se Deve Guardar,Guarda O Teu Coração. São 197 páginas de uma história real cheia de fé e emoção do início ao fim.Quem leu não se arrependeu.Todos os dias histórias como a contada em meu livro se repetem,talvez a leitura da minha história possa vir a interferir positivamente na sua ou de alguém próximo a você! Leia a sinopse clicando na imagem para ampliar.
Para ler o livro inteiroGRATUITAMENTEon line clique aqui
Para adquirir A VERSÃO IMPRESSA basta clicar no link do Pag Seguro abaixo da imagem,que receberá no endereço desejado,em qualquer lugar do Brasil.
 R$35,00 já  com frete incluso,entrega via Correios em todo Brasil



2 comentários:

Gisley Scott disse...

Achei super interessante como vc traçou a diferença entre os dois.Eu particulamente não tinha conhecimento que personalidade tinha a ver como aquilo que a gente mostra aos outros ao invés daquilo que a gente verdadeiramente é. Aí vc fecha o post com o desafio de sermos lapidados pelo Oleiro.

Personalidade é na melhor das hipóteses um caminho falido que usamos para atrair as pessoas.

Um caráter transformado por Cristo aponta para aquele que é capaz de fazer todas as mudanças em nós de dentro pra fora, à medida que opera seu poder através de nós.

Bjos

António Je. Batalha disse...

Ao passar pela net encontrei o seu blog, estive a ler algumas coisas e posso dizer que é um blog fantástico,
com um bom conteúdo, dou-lhe os meus parabéns.
Se desejar faça uma vista ao Peregrino e servo e deixe o seu comentário.
Se desejar seguir, saiba que irei retribuir seguindo também o seu blog.
Sou António Batalha, do Peregrino E Servo.

Edificando em todo lugar..

type