segunda-feira, 2 de abril de 2012

Transformados em leões

E tu levanta uma lamentação sobre os príncipes de Israel,
E dize: Quem foi tua mãe? Uma leoa entre os leões a qual, deitada no meio dos leõezinhos, criou os seus cachorros.
E educou um dos seus cachorrinhos, o qual veio a ser leãozinho e aprendeu a apanhar a presa, e devorou homens,
E, ouvindo falar dele as nações, foi apanhado na cova delas, e o trouxeram com cadeias à terra do Egito.
Ezequiel 19:1-4

Sábado ,pouco antes do início do culto em minha Igreja,eu meditava a cerca de uma passagem bíblica,uma parábola que esta no livro de Ezequiel cap.19,que fala sobre uma certa  leoa,que pegou um cachorrinho e o criou entre os leões.
Já vimos filmes com histórias parecidas não é verdade?De cachorros comuns ,que aprendem a ser selvagens porque foram  criados no meio de lobos,ou mesmo um filme conhecido como o de Tarzan,criado entre os macacos,aprendeu a agir como um macaco e a lidar com facilidade com as condições da floresta.
Na parábola da leoa,ela pega um cachorrinho e o cria entre os leões,ela o ensina a apanhar uma presa como um leão,a devorar como devoram os leões,a ser corajoso como os leões o são.Tal astúcia ,faz deste cachorrinho,muito valente mas também,muito visado por seus inimigos,e logo ele é aprisionado.
Mais uma vez a leoa,pega outro cachorrinho,e o treina para ser um leão ainda mais audacioso e forte do que o primeiro;ele consegue exercer grandes proezas,subestimar os inimigos,até que outra vez,os inimigos reúnem forças,e o levam aprisionado.
Este texto me mostrou ,que muitas vezes,o Senhor faz o mesmo conosco:sabe que somos fracos e pequenos,deveríamos ser apenas simples''cachorrinhos'' no meio de nosso convívio,mas ele deseja nos treinar para ser mais que isto:deseja nos treinar para sermos  líderess ,como são os leões.
Foi o que fez com Israel,um povo subestimado,escravo no Egito,mas que de repente,pelas mãos de um escolhido(Moisès),Deus chamou para ser treinado no deserto,e se transformar num povo forte e temível.Nesta força,Israel conquistou e dominou povos e reinos..porém todas as vezes que o inimigo encontrou oportunidade,o aprisinou novamente ,e o tornou refém.No Antigo Testamento vemos inúmeras idas e vindas deste cachorrinho feito leão que foi Israel,de vitórias e fracassos,todas elas consequencia do afastamento de Deus e cedição ao pecado.
Aprendo com este texto ao menos 3 coisas:
1-somos fracos e desprazíveis por nós mesmos,nossa estrutura é frágil,nossa maneira de viver comum,nascemos para coisas simples.
2-Deus apesar disto,desperta em nós um potencial superior,nos leva a circunstancias que nos tornarão destemidos,corajosos e fortes,e seremos capazes de fazer coisas incomuns ,levando em conta nossa natureza primária.
3-Muitas pessoas se incomodarão com a grande audácia de um cachorrinho que age como leão,se incomodarão com o fato de não termos simplesmente nos contentado e acomodado a condição inferior em que deveríamos viver, acharão uma grande audácia que uma pessoa tão comum habite entre os poderosos e faça coisas extraordinárias apesar da sua aparência,e conspirarão contra nós.
Em tudo isto,lembremos de quem dependemos para todas as coisas,se deixarmos para trás aquele que nos capacita,se nos esquecermos de quem nos treina para as grandes coisas,ficaremos sujeitos aos nossos opressores.
O Deus que nos chamou com um propósito,gosta muito de usar dos fracos para confundir os fortes,de escolher as coisas loucas para confundir as sábias..Ele nos escolheu exactamente por sermos pequenos,nos amou principalmente porque éramos desprezados.Longe Dele porém,voltamos a ser,simples cachorrinhos.
Que vigiemos em todo tempo,glorificando e honrando aquele que de glória em glória nos transforma,e não cometamos os mesmos erros que o povo de Israel no passado cometeu..
*Abraço e paz!
Senhor,bem conheço minha estrutura,minha origem,e o quanto as pessoas me substimam num primeiro olhar.Tu porém tem me treinado e capacitado,tem me feito ver e ser além do que eu veria e seria por mim mesma(o);em teu Nome e na Tua força tenho sido capaz de estar entre os poderosos,me acentar entre os príncipes e ser chamada(o) forte.Muitas pessoas se incomodam por aquilo que tenho sido capaz,muitos demonios me odeiam por estar sob tua proteção.Que eu não me afaste de Ti jamais,que não me esqueça de depender do teu renovo constante,que o inimigo da minha alma não encontre oportunidade de transformar-me em escrava(o) mais uma vez.Fica comigo para sempre e me faz mais que vencedora(o) ,em nome de Jesus,leãso da tribo de Judá,amém.

4 comentários:

Tata Santos disse...

precisa ler isso hoje...

que Deus abençoe sua vida.


beijos, uma linda e abençoada semana!!

Jéssiica disse...

Amém que Deus te abençoe e que Ele use as tuas palavras para levar o evangelho .. se der visita e segue
http://www.botefee.blogspot.com.br/

Deus te abenço :D

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida Alessandra
Deserto: Silêncio, Solidão, Seca...
Bjm de paz e pascal

Anônimo disse...

mais pessoas tem que ler isto.

Edificando em todo lugar..

type