terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Discórdias ministeriais



E alguns dias depois, disse Paulo a Barnabé: Tornemos a visitar nossos irmãos por todas as cidades em que já anunciamos a palavra do Senhor, para ver como estão.
E Barnabé aconselhava que tomassem consigo a João, chamado Marcos.
Mas a Paulo parecia razoável que não tomassem consigo aquele que desde a Panfília se tinha apartado deles e não os acompanhou naquela obra.
E tal contenda houve entre eles, que se apartaram um do outro. Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre.Atos 15:36-39

Estar entre os irmãos em Cristo deveria ser algo sempre bom,sempre abençoador.Pena que não  é  assim.Costumo dizer que onde há pessoas,surgem conflitos.Ainda duvida?Então assista um realyte show.
O Senhor nos ordenou ser uma grande família,e mesmo nas famílias os conflitos existem.
  Paulo,um homem para lá de espiritual viajava na companhia de Barnabé,pregando o evangelho e fazendo a obra de Deus.De repente surgiu uma discórdia por causa de Marcos:
 Barnabé queria levá-lo com eles,Paulo não queria porque Marcos  havia anteriormente deixado de os acompanhar, e a Bíblia diz que houve um desentendimento tão grande entre eles,que Paulo pegou uma direção enquanto Barnabé e Marcos pegaram outra!
  Se a Bíblia não narrasse algo assim,pensaríamos que a Igreja primitiva fosse feita de homens muito mais espirituais e elevados do que aqueles que conseguimos ser e que encontramos no século actual.
Imagino Paulo de cara amarrada,viajando sozinho,chateado por ter se desentendido com os irmãos, talvez praguejando um pouco,prometendo que dali por diante trabalharia apenas sozinho e intimamente frustrado e culpado  por ter fracassado num relacionamento que deveria ser sempre de edificação mútua.Teria sido intolerante?Teria sido tão chato e uma companhia tão desagradável que Barnabé havia preferido Marcos a ele?...talvez até neste momento tenha repetido aquela frase propriamente sua contida nas escrituras:''O bem que quero fazer eu não faço,mas o mau que não quero,este faço,miserável homem sou!''Romanos 7:19
  Talvez Marcos e Barnabé,por outro lado,sendo maioria,seguiram o caminho fazendo algumas críticas pelas costas do ''esquentado '' Paulo,aquele que talvez ainda não houvera se convertido de fato(segundo eles),e satisfeitos por ter-lhe dado uma lição a respeito da humildade e da tolerância...
São apenas suposições,eu não estava lá,apenas imagino que coisas assim tenham ocorrido no meio desse ''tão grande desentendimento'' que a Bíblia cita para nossa meditação.
 Verdade é,que neste trecho das Escrituras,faço uma análise de mim mesma,das minhas intolerâncias ministeriais e das de outros para comigo,não nego que a vontade que tenho muitas vezes  é de virar as costas e partir pra sempre...confesso mais que isto:Ás vezes eu até oro dizendo ao Senhor:''Ah Senhor se não fosse por amor ao Teu nome...se eu não sentisse uma necessidade tão profunda de ser usada por Ti como canal de bênção...se eu não temesse pelo futuro da minha família  caso deixasse de ser exemplo para eles e parássemos de frequentar a Igreja,se eu não conhecesse a sua Palavra e o versículo que diz :não abandoneis a vossa congregação como é costume de alguns(Hebreus 10:25)....ah Senhor,eu viraria as costas ,eu daria ''uma banana'' pra tudo e todos!
   Logo em seguida porém,me vejo diante da frase de Pedro e dos discípulos quando a multidão abandonou Jesus por causa de seu duro discurso e este lhes perguntou:Vocês também querem ir embora?(aproveitem,o momento é este!)..pensaram um pouco:
-Que sentido teria suas vidas longe do ministério,longe da Presença de Jesus,longe das multidões que auxiliavam  durante as curas ,libertações e ensinos?
    Eles disseram a Jesus:
-Senhor, para quem iremos nós?Se só Tu tens as palavras da vida eterna.
João 6:68(...se a vida só tem graça enquanto fazemos Tua obra,enquanto te servimos?)
    Paulo,Barnabé e Marcos também prosseguiram-embora para lados opostos-não se sabe por quanto tempo as caras permaneceram amarradas,mas creio que o Espírito Santo logo deu um jeito nisso.
O resumo de tudo,é que por mais que nos deparemos com conflitos muitas vezes,sejam eles relevantes ou nao;a convivência ministerial é necessária,a obra de Deus não pode parar.
*Abraço e paz!
oração de hoje:
Senhor,eu diria basta,eu abandonaria tudo:cargos,títulos,ministérios...eu mostraria para todos que exijo mais respeito !Mas o que move meu coração é fazer tua obra,é ser um instrumento em tuas mãos,um vaso de honra em tua Casa,ajuda-me a perdoar,a ser tolerante,ajuda-me a relevar as ofensas,eu quero prosseguir,por amor de Ti,da minha família,dos meus irmãos.Todas as minhas fontes de renovo e perdão estão em Ti,ajuda-me em nome do  teu filho Jesus,amém.
   
  

6 comentários:

mag disse...

Otimo post!!!!!, isso acontece mesmo e em todo lugar, eu era muito pura quando comecei na obra de Deus, pura mesmo, achava que nao tinha mentira, falsidade, hipocrisia nada disso, e quando descobri que nao e' bem assim, huuummm, foi duro viu, mas somos humanos e falhos e perfeito so' Jesus mesmo, apesar de que eu ainda nao aceito certas coisas e atitudes rsrsrs...mas também quero olhar pra Jesus e seguir em frente sempre vencendo a vontade de largar tudo; temos um chamado e devemos aprender a perdoar como você disse, ser tolerantes e prosseguir.
Temos que carregar nossa cruz e beber do cálice que Deus nos da', nao e' mesmo?!!!!
Um bj grande com carinho.

Alessandra disse...

é verdade,infelizmente com o passar dos anos perdemos a inocencia no que diz respeito ao ministério,mas se permanecermos em Cristo,apesar disso não perderemos a motivação.
Eu visitei seu blog,gostei muito da postagem, mas não consegui comentar..por quê será?Super beijo pra ti.

Lúcy Jorge disse...

Gostei do Blog e espero sua visita:
http://frutodoespirito9.blogspot.com/
http://discipulodecristo7.blogspot.com/
bjos!!!

Alessandra disse...

Lucy,seja bem vinda,já estive em seu blog e me adicionei a sua lista de seguidores,abraços.

CANTOR MOISÉS VIEIRA disse...

Olá minha querida irmã, a paz do Senhor. Estou sentindo falta da sua visita ao meu blog. Abraços, que Deus continue lhe abençoando!

Priscila alexandre disse...

Alessandra Querida

Pode postar sim , alias deve né , temos que edificar com coisas que edificam , afinal somos a igreja e a unidade é exatamente isso compartilhar para restaurar e edificar !!!!!

Posta sim , alias eu morro de vontade de postar textos seus tb , acho lindos , falam demais comigo , se eu puder me avise !!!

http://inicioeofim.blogspot.com/2011/01/testemunho-juliana-yanez.html

Deus abençoe

Bjãooo

Edificando em todo lugar..

type