terça-feira, 15 de março de 2011

Lamentações



Houve um tempo em que eu evitava ler alguns livros da Bíblia,eles eram desanimadores!Um deles é o livro de Lamentações de Jeremias,o próprio nome já é pouco atrativo,afinal,quem de nós gosta de ouvir lamentações?
   Porém,o Senhor não me poupou,por mais que me amasse,e talvez por isso mesmo, de passar por uma fase tão profundamente dolorosa,que deixava minha alma apta para entender tudo aquilo que Jeremias lamentava em seu livro poético.
   Jeremias estava indignado,seu coração sangrava,talvez pensasse estar enlouquecendo vendo o que via.Ele tinha saudades de um tempo de glória em seu país que agora nunca parecia ter existido,tinha saudade da glória de Israel,famosa entre as nações,por sua força,riquezas e pelo cuidado de Deus sobre ela.Agora,o que ele observava,era milhares de problemas sociais humilhando todo aquele povo:suas terras e casas foram tomadas por estranhos,haviam muitos órfãos ,que perderam os pais na invasão inimiga, viúvas que igualmente perderam seus maridos,tinham que comprar até a água que bebiam e a lenha com a qual cozinhavam(num tempo onde não havia ainda companhias de água e energia eléctrica),para comer tinham que viajar longe e correr risco de vida,suas peles estavam feias,queimadas por causa da fome,as mulheres estavam sendo violentadas,inclusive as moças virgens,os velhos estavam sendo maltratados pelos inimigos e não eram respeitados pela idade,ninguém mais dançava,ninguém mais cantava,não existia alegria verdadeira em Israel.(Lamentações 4)
  Em contextos diferentes,todos nós podemos  sentirmos saudosos como Jeremias, contemplar tempos de ''Lamentações'' por algo que se foi e aparentemente nunca mais voltará;
*pode ser  os olhos de um homem ou uma mulher a relembrar uma família unida e feliz que se estraçalhou com o tempo..
*pode ser os olhos de um jovem a relembrar como era boa a vida antes de conhecer as drogas,o mundo,o pecado.
*Pode ser os olhos de uma moça se lembrando como se sentia mais bonita,valorizada e especial antes de se apaixonar e envolver com o cara errado..(você pode conferir isto em meu livro)
*pode ser os olhos de um pastor relembrando uma Igreja lotada,o carinho e admiração que tinha de seus membros, agora vazia ;
*pode ser um empresário relembrando dias de sucesso profissional..
*ou mesmo pode ser  um Estado ou país passando por catástrofes naturais ou econômicas como as que temos acompanhando no Brasil e no mundo.
    A questão é que todos lamentavam naquele tempo,mas a Bíblia só menciona um homem que se humilhava e recorria a Deus:o profeta Jeremias.
    Eu penso que nem tudo na vida é irreversível,e para as coisas que são irreversíveis,ainda pode restar a esperança de um recomeço,num cenário diferente,que pode até  vir a ser melhor do que aquele estágio da vida que se acabou.
    Saudades de dias bons dói terrivelmente,faz sangrar até a alma,mas temos sempre dois caminhos por onde ir a partir delas:
*um ,é um lugar escuro de depressão,ressentimentos,revolta e amargor..sem perspectivas,suportando o que ficou da vida com pouca tolerância,apenas descontando tudo naqueles que estão ao nosso redor e esperando a morte.


   *O outro,é um lugar de busca interior,de causa e consequência,é um reconhecimento dos erros do passado que levaram a tantas dores ,é um humilhar-se perante o Deus da vida,como Jeremias faz no capítulo 3 de seu livro de Lamentações,é um aceitar correção,como Jó fez em  seu livro capítulo 42,quando o Senhor teve uma conversa com ele do redemoinho.


Em provérbios a Palavra diz que
Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, porque naquela está o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu coração.Eclesiastes 7:2


O coração dos sábios está na casa do luto, mas o coração dos tolos na casa da alegria.Eclesiastes 7:4

Este versos se explicam por si só..muitos correm atrás de prazeres,ilusões momentâneas,festas,farras,bebedeiras,comilâncias,e nunca param para um reflexão interna e sincera sobre sua própria maneira de viver a vida...aqueles que vão a um velório porém,compreendem que a vida é uma oportunidade única para cada um de nós fazer o que é certo e não sabemos,independente de nossa idade,quando ela nos será tirada.
    Foi muito jovem ainda que descobri que muitas vezes,Deus fere para curar.
Porque ele faz a chaga, e ele mesmo a liga; ele fere, e as suas mãos curam.Jó 5:18
que há pancadas na carne,que saram as loucuras e perversões da nossa alma..
Os vergões das feridas são a purificação dos maus, como também as pancadas que penetram até o mais íntimo do ventre.Provérbios 20:30
 em muitos casos nunca abriríamos mão das coisas erradas ,se as consequências delas não chegassem até nós com uma face tão cruel.
Aqueles porém que se deixam educar,poderá ver muitas coisas reverterem a seu favor,zelará por santidade,e dirá como o salmista:
Antes de ser afligido andava errado; mas agora tenho guardado a tua palavra.Salmos 119:67
Abraço e paz!
oração de hoje:
Senhor ,é quando estamos de luto que nos lembramos dos dias em que usamos mal nossa vida e nossa alegria,é quando estamos tristes que percebemos que Tu És a fonte da verdadeira alegria.Ajuda-nos a obedecer,antes de sofrer correção,para que ela não seja aplicada a nós..e por mais distantes que alguns estejam da tua Palavra,da-lhes a chance de rever o caminho,o lugar exacto da queda para que possam se levantar e prosseguir..te peço e agradeço,Em Nome de Jesus,amém.   
Sobre o livro:

 e adquira em sua casa em qualquer lugar do Brasil
 pelo valor de 35,00(livro27,90 +frete)
*na compra do livro diretamente comigo você vai ganhar um lindo brinde!
***novos exemplares estarão disponíveis apenas na próxima semana,faça sua reserva  !

3 comentários:

Fernanda Valente disse...

Ale, essa palavra veio de encontro ao meu coração. Ando num processo de reencontro...não estou lamentando, mas estudando tudo que vivi, me sinto como Jó... vou te ligar de novo. Como vc está? Vc está nas minhas orações todos os dias... e logo logo espero um novo livro. Amo vc viu. Deus te abençoe sempre!

Alessandra disse...

Fer estou com muitas saudades e andava preocupada,te deixei alguns recados no blog,mas não nos falamos mais!Liga sim,estarei esperando ansiosa,estou bem,Deus é bom,muito obrigada por orar sempre por mim,e por me amar mil beijos,Deus lhe abençoe também!

Carlos brito disse...

Gostei demais são palavras que nos edificam cada vez mais, continue assim. Que a Graça e a Paz do Senhor esteja com todo. Visitem o meu blog. Http://carlosdebora.blogspot.com

Edificando em todo lugar..

type