quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Uma cana agitada pelo vento?

 


Hoje ,ainda a pouco,eu meditava a respeito de um trecho bíblico,onde Jesus instiga a multidão ,para que revelassem sua opinião a respeito de João Batista,seu servo.
João Batista,gerado na velhice de Zacarias e Isabel, a quem foi avisado pelo anjo Gabriel ,que seria homem valente,pregador  destemido do evangelho,aquele que viria para ''amolecer '' o coração de muitos,desmascarar as intenções farisaicas  por trás de aparência religiosa de outros,despertar temor quanto ao juízo na maioria..antes da vinda do Messias,Jesus.

Um homem sem medo de falar a verdade nem de usar de argumentos severos,tal como Elias que não teve medo de ordenar que por 3 anos não chovesse a fim de que o povo se arrependesse(Antigo Testamento).
Elias já havia sido arrebatado aos céus há muito tempo,agora o Senhor precisava de um profeta(Novo Testamento) semelhante a ele,por isso a palavra diz que João  viria com o mesmo ''espírito''( audacioso) de Elias.
 E irá adiante dele no espírito e virtude  de Elias para converter o coração dos pais aos filhos,e os rebeldes a prudência dos justos,com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto.''Lucas 1:17
Agora, adulto ,o ministério de Jesus acabava de começar.João Batista ,já pregando arrependimento a maior tempo,ouve falar de Jesus,o reconhece como homem de Deus,mas não tem certeza se se trata mesmo do Salvador,o Cristo e pede a seus discípulos que,indo ao seu encontro, lhe perguntem:
És tu aquele  que  havia de vir ou devemos esperar outro?Mateus 11:3.
Jesus responde pedindo que contassem a João sobre as coisas que viram  e ouviram ele fazer e dizer:cegos enxergando,coxos andando perfeitamente,surdos ouvindo,leprosos sendo purificados ,e o evangelho sendo pregado aos pobres(já que para os sacerdotes da época ,talvez fosse mais interessante  manter os mais ricos religiosos,pois seus dízimos e ofertas  eram maiores,já o evangelho de Jesus era sem julgo,sem opressões,cheio de justiça e esperança,como João também gostava de pregar.)se os seguidores de João narrassem estes acontecimentos,certamente ele poderia distinguir se Jesus era o Cristo ou não.
Embora o ministério de João fosse espiritualmente grandioso,penso que não era devidamente reconhecido pelo povo da época.Talvez por ser pobre,se vestir de maneira incomum,habitar os desertos e não os templos,pregar debaixo do Sol quente e não nos púlpitos;a maioria o marginalizasse,exceto aqueles que,parando para o ouvir ,haviam sido impactados por seus ensinamentos,e agora o seguiam numa nova maneira de viver.
Conhecendo bem as vaidades humanas e seus preconceitos ;Jesus começou a fazê-los reflectir acerca de João.
O que esperavam encontrar  no deserto?Uma cana agitada pelo vento?Mateus 11:7
Penso que em outras palavras Jesus estava a dizer:
O que esperavam ver quando foram ouvir João pregar?Um homem eloquente,teatralmente preparado para manter a atenção de vocês com bons discursos?
Jesus continuou:
O que esperavam ver?Um homem ricamente trajado?Os homens bem trajados estão nos palácios..Mateus  11:8
traduzindo a meu entendimento:
O que agradaria os olhos de vocês?Ver um homem bonito,bem vestido,de excelente aparência?Assim ele seria aceitável aos olhos de vocês?Procurem homens assim nos lugares onde eles gostam de estar. 
Mais uma vez Jesus questionou:
Mas então,o que fostes ver ?Um profeta?Sim eu vos digo que muito mais que um profeta,porque é a respeito dele que esta escrito:Eis que envio  diante de tua face  o meu anjo,que preparará diante de ti o teu caminho.''
Em verdade vos digo que entre os que de mulher tem nascido não apareceu ninguém maior que João Batista;mas aquele que é menor no reino dos céus é maior do que ele.Mateus 9:11
Aqui Jesus critica claramente as pessoas por olhar apenas a aparência daqueles a quem Deus envia.João não era exactamente o que se esperava de alguém a quem Deus poderia usar grandemente,mas era  no céu considerado grande anjo de Deus,grande profeta daquela geração,enquanto na terra entre outros homens era considerado como o menor  e mais insignificante dos homens .
Ainda um pouco a baixo Jesus revela uma errada forma da nossa sociedade pensar,que imperava naquele tempo e ainda impera nos dias de hoje:
''Mas a quem assemelharei esta geração?E semelhante a meninos que se assentam nas praças e reclamam a seus companheiros:tocamos flautas para vocês e não quiseram dançar,cantamos então canções tristonhas,e não quiseram chorar;
Como João que ,não comendo e nem bebendo vocês julgam ter demônios,
e como o Filho do Homem (eu,Jesus)que comendo e bebendo vocês ainda dizem:Eis aí um comilão e beberrão,amigo de publicanos e pecadores. Mateus 11:16-19
Esta meditação,muito fortaleceu minha fé a respeito do IDE.
Deus sabe que como mulher,sou vaidosa,e sinto estar cada vez mais próximo o tempo em que começarei a ser usada por Deus pessoalmente,em Igrejas e escolas,levando o testemunho do meu livro;mas estou acima do peso,e isto particularmente me incomoda muito,até porque pretendo lidar com um público crítico que é a juventude,admiradores de tudo o que ostenta beleza e riqueza.
Pode parecer bobagem para muitos,mas ainda hoje ,em nosso evangelho,são mais bem aceitos aqueles que ,além do dom e dos talentos,tem a  aparência  e fala excelentes.
Através deste texto,o Senhor me revela que sim,posso e devo  me cuidar um pouco mais,emagrecer um pouco talvez,estar bem vestida para pregar ,para ministrar..o que não posso é ser apenas uma ''cana agitada pelo vento'',uma pessoa que se valha apenas de eloquência teatral para agitar e comover uma platéia,e que grandes homens e mulheres de Deus em todas as gerações ,nunca pararam por causa  da opinião de outros homens a seu respeito,mas prosseguem  firmes pela opinião do Senhor.
Sempre agradararemos a alguns e causaremos ''escandalo'' a outros,sempre seremos como meninos  criticados quer toquemos flautas ou cantemos tristes canções...o que não podemos,é deixar de cumprir o chamado por tais coisas.
Espero com este texto poder edificar todo aquele que trás consigo empecilhos invisíveis como estes meus que os  façam temer e  repensar o Ide um milhão de vezes; Muito acima das vaidades, do valor excessivo dado a boa aparência,á falta de eloquência no falar,ás críticas próprias dos homens...Deus ainda nos valoriza ,quer, e pode nos usar.
Abraço e paz!
oração de hoje:
Senhor,se hás de me enviar,envia-me destemida das vaidades do meu próprio coração e dos outros homens.Da-me da beleza e poder de persuasão maior ,que é a unção do teu Espírito.Que se reconheça em mim todo pequeno profeta diante dos homens,mas grande diante do Senhor, como eu mesma me reconheço em João Batista,para tua glória e em honra a teu Nome Jesus, assim eu óro,amém   .



Um comentário:

Cleidimar Santos disse...

Gostei muito de sua mensagem amada irmã e concordo com o que vc disse acerca das pessoas olharem muito para aparência, mais não se preocupe em emagrecer para ser aceita, é bom se cuidar mais veja as mensagens de mulheres gordas como a pastora Helena Raquel e ela é bem aceita. Eu mesma já sofri rejeição por não ser bonita ao pregar em uma igreja, mais eu prefiro ter em meu caráter a beleza de Cristo do que ser bela e vazia.

Edificando em todo lugar..

type