terça-feira, 16 de junho de 2015

O ponto cego da nossa visão sobre nós mesmos


Na anatomia humana,existe um ponto cego ocular,uma parte na retina de nossos olhos que não recebe a luz.
Mas eu vinha pensando sobre meu ''ponto cego existencial'',que seria aquela parte em mim,aqueles defeitinhos que eu não enxergo,mas que outras pessoas notam logo de cara ou com um pouco mais de convivência.Aquilo que não conserto,não aprumo,não arrumo porque nem sei que carrego comigo,e que pode ser a causa,ou pelo menos parte da causa das coisas que não dão certo e me deixam num estado de frustração,pois ao meu ver fiz tudo o de melhor que podia.
Sim,há em minha visão sobre a vida e sobre mim mesma milhares de ''pontos cegos''..se ao menos eu pudesse me assistir do lado de fora  pra me conhecer melhor..creio que ficaria mais fácil trabalhar com eles.
Sempre fui do tipo de pessoa que se auto analisa,sempre olhei mais pra dentro do que pra fora,e isto me fez entender muitos coisas,e certamente me ajudou a amadurecer sentimentos e me tornar quem sou hoje..mas acabo de me tocar que existe uma terceira lente,o olhar de fora,o lado de fora,..parece louco não?mas sim,é necessário!
Desde que comecei a gravar vídeos para o canal do YouTube,me tornei de certa forma ''telespctadora'' de mim mesma.Alguns vezes eu assisto e re-assisto os vídeos,fico olhando meus tri jeitos,o perfil que fica bom e o que não fica,as palavras que repito demais.Percebi que as vezes sou forte,decidida,e outras pareço frágil.É bom me enxergar assim,com o olhar de fora para o lado de fora,com o bônus de saber inclusive o que estava por dentro naquele momento,isto amplia minha visão e diminui,ainda que não totalmente ''meu ponto cego''.
Falando sobre tudo isto,me lembro daquele ditado que diz que cada um de nós somos na verdade 4 pessoas diferentes:quem somos,quem pensamos que somos,quem gostaríamos de ser e quem os outros pensam que somos.
A Bíblia também pode nos traz informações sobre nossos ''pontos cegos'',por exemplo quando fala que se apenas ouvimos a Palavra de Deus e não colocamos em prática,acabamos por achar ser o que não somos,e somos como os que se olham no espelho por um momento,mas logo que sai da frente do espelho se esquecem do que viram:]
E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.
23Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural;
24 Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era.
Também o salmista falou sobre seus ''pontos cegos''quando orou a Deus:
Quem pode entender os seus erros?Cura-me tu dos que me são ocultos. Salmos 19:12
Portanto,finalizo este texto dizendo que todos nós temos nossos pontos cegos,aquilo que outros percebem de errado,nós não,aquilo que nos prejudica sem que consigamos identificar o problema..mas Leitura e prática da Palavra de Deus,acompanhada de orações sinceras,não mascaradas nem hipócritas não ajudarão a identificar,melhorar,crescer e sermos transformados.
O Senhor também fala sobre a oração mascarada e hipócrita nesta parábola:
Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano.
11 O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano.
12 Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo.
13 O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!
14 Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.
PERCEBERAM?
Então gente,é isto!Que o Senhor nos abençoe e nos dê a graça de analisarmo-nos de fora pra dentro,de dentro pra fora,de fora pra fora e de fora pra fora e dentro..de cima pra baixo,de baixo pra cima,do lado avesso e certo,até que sejamos agradáveis aos olhos Dele,dos outros homens e de nós mesmos.
Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos.
2 Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz.
3 Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço; escreve-as na tábua do teu coração.
4 E acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e do homem.Provérbios 3:1-4
Beijo da Alê,até mais.
(publicado também em alebarcelos.com )
,
Esta postagem é patrocinada por:
www.chocolateemorango.loja2.com.br
 Para comprar meu livro  clique aqui

3 comentários:

Um Ato de Fe disse...

Forma muito esclarecida de escrever. Deus abençoe...

Marcelo Santos da Silva disse...

Gostei muito dessa postagem. Realmente é difícil percebermos nossos pontos cegos, ou seja, as falhas que temos e que deveríamos poder corrigir. Seu texto é muito edificante. Precisamos clamar a Deus para que, por meio do Espírito Santo, tenhamos a percepção desses pontos, a fim de melhorar isso. Deus a abençoe!

Mônica Soares disse...

A paz do Senhor Jesus!
Que palavra abençoada. Olha, eu achava muito difícil ter que admitir erros e mais ainda ter que vasculhar por dentro em buscadas causas. Nunca fui telespectadora de mim mesmo, nunca me coloquei em posição de platéia depois de uma briga ou de uma atitude errada.
Mais a forma como você ministrou me fez pensar e muito.
Que Deus te abençoe a cada dia! Beijos

Edificando em todo lugar..

type