quarta-feira, 31 de março de 2010

Vamos fazer as pazes?


Gênesis 32:13E passou ali aquela noite; e tomou do que lhe veio à sua mão, um presente para seu irmão Esaú:

A situação de Jacó era angustiante.Bem sabia ele que fora desleal com o irmão,durante anos, a última circunstância vivida entre os dois,-que o fizera sair fugido para a terra e casa do tio-lhe havia pesado a consciência.
Agora porém era chegada a hora do acerto de contas,ele queria se redimir.
Algumas vez você se envergonhou de uma ou várias atitudes que teve a cerca de alguém?Alguma vez feriu sem querer alguém importante?com certeza o adversário da nossa alma fez de tudo para te convencer de que não poderia se humilhar para esta pessoa.Provavelmente você imaginou esta pessoa te repreendendo asperamente pelo feito,e não liberando o perdão do qual precisava.Imagino eu que na cabeça de Jacó coisas assim se passavam,e seu coração sangrava por dentro.
Neste post hoje quero deixar 3 dicas preciosas para alguém que deseja pedir perdão,mas não sabe como:
1:Jacó demonstrou arrependimento,lutando com o anjo,afim de que seu nome ''usurpador'' fosse mudado.Ele não queria mais usurpar a ninguém.
Ele também entrou em oração,porque entendia que cedo ou tarde teria que estar face a face com o irmão.Antes de reaproximar-se da pessoa a quem ofendeu,se arrependa e ore!
2:Ele enviou presentes:nós só gastamos dinheiro com coisas ou pessoas que nos são importantes.Compre algo,ainda que seja algo simples-se não tiver condições de dar algo caro-seja criativo,pode ser um bombom acompanhado de um bilhete,uma flor,mas capriche na apresentação e na embalagem...um presente,amolece o coração da pessoa ofendida.Jacó enviou no caminho a sua frente,para que chegasse ao irmão antes dele,vários presentes,como demonstra o versículo que abre este post.A confirmação de que um presente amolece o coração ofendido está no livro de Provérbios:Provérbios 21:14 presente dado em segredo aplaca a ira, e a dádiva no regaço põe fim à maior indignação.
Os israelitas,quando queriam agradar davam presentes,nós mesmo,o fazemos hoje;contudo dê com carinho,de todo coração,e escolha algo que agradaria a você mesmo se fosse o receptor.
3:Vença o orgulho e demonstre humildade.Nada mais digno e mais quebrantador do que aquele que vence o próprio orgulho,e sabe pedir perdão.O orgulho é uma potestade que pode estragar para sempre um relacionamento,destruir famílias,e causar câncer.Realmente não é fácil rompe-lo para se humilhar e pedir perdão,mas uma vez que isto é feito,um peeso enorme sai dos nossos ombros,toda promissória contra nós tende a ser rasgada,diante de Deus,do diabo e dos homens.
Jacó conseguiu o perdão do irmão,mas será que voce conseguirá?
Talvez,a pessoa a quem voce ofendeu seja dura de coração,ou o motivo seja tão grave que a impeça de aceitar seu pedido no primeiro momentoProvérbios 18:19O irmão ofendido é mais difícil de conquistar do que uma cidade forte; e as contendas são como os ferrolhos de um palácio..
Não se endureça,se realmente ama esta pessoa,continue investindo:orando,demonstrando mudança e arrependimento,presenteando,e esperando o perdão.Neste tempo Deus vai estar trabalhando em você e no outro.
Mais um conselho deixado na Palavra de Deus é para que resolvamos o problema quanto antes possível,de preferência antes de acabar o dia:Efésios 4:26 Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.

Mateus 5:25 Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão.

Não se desespere,a Bíblia tem uma promessa que você pode citar em oração:
Provérbios 16:7Sendo os caminhos do homem agradáveis ao SENHOR, até a seus inimigos faz que tenham paz com ele.
Muitas vezes circunstâncias assim,cooperam para nosso bem,para transformação do nosso caráter.Quando nos envergonhamos de nós mesmos e admitimos que fomos injustos,nos entristecemos,mas esta tristeza de arrependimento ,diferente da tristeza do mundo,nos torna pessoas melhores.
2 Coríntios 7:10 Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte.

Espero ter ajudado..abraço e paz!
Oussa esta mensagem em vídeo clicando aqui

2 comentários:

Taatii disse...

gostei muito do blog!
voltarei sempre!
Fique com Deus

http://linhascolorida-s.blogspot.com

CANTOR MOISÉS VIEIRA disse...

Vençer o orgulho, isso eh tudo. Tenho pedido a Deus que não me deixe orgulhar por nada, mas que ele cresça e eu diminua sempre. Abraços!

Edificando em todo lugar..

type