quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Gentileza



Agora, pois, tenho ouvido que tens tosquiadores. Ora, os pastores que tens estiveram conosco; agravo nenhum lhes fizemos, nem coisa alguma lhes faltou todos os dias que estiveram no Carmelo.
Pergunta-o aos teus moços, e eles to dirão. Agora  pois meus soldados, achem graça em teus olhos, porque viemos em boa ocasião. Dá, pois, a teus servos e a Davi, teu filho, o que achares à mão.
Chegando, pois, os moços de Davi, e falando a Nabal todas aquelas palavras em nome de Davi, se calaram.
E Nabal respondeu aos criados de Davi, e disse: Quem é Davi, e quem é o filho de Jessé? Muitos servos há hoje há que estão fugindo do seu senhor.1Samuel 25:7-10

Vocês se lembram da minha Campanha familiar(só eu ,meu marido e filho,por 30 dias orando diariamente consagrando nosso novo ano,nossa casa e nossas vidas ao Senhor?)pois é,ela continua vigente e tem sido uma grandiosa bênção!Tenho certeza que foi o Senhor quem me inspirou com esta idéia,dia 31 percebi que a campanha se dividiu em 15 dias do fim de 2010,e 15 dias do início de 2011,e não foi eu quem decidi assim.
  Aí aconteceu algo curioso,por dias o Espírito Santo estava me fazendo lembrar da história de Davi,Nabal e Abigail;eu queria postar sobre isto aqui no blog,mas ainda estava ''diregindo '' todas as revelações.
Ante ontem,esta passagem bíblica foi nossa resposta de oração,coincidiu com uma situação que estou vivendo e ensinou muito a nós 3,ainda ontem o Gabi lembrou do que aprendeu:-''Mãe,estou lembrando da nossa campanha de ontem,que Davi não precisou sujar as mãos de sangue."
 Agora quero compartilhar com vocês.
 Este texto me ensina duas coisas importantes,e hoje falaremos apenas de uma delas:
*Gentileza gera gentileza,ou pelo menos deveria.
  Davi era homem guerreiro,era um líder natural erguido por Deus,pois mesmo antes de receber de Deus as promessas de ser rei de todo Israel,já era provido de homens que estavam com ele para guerrear pelo que desse e viesse,nesta época ele ainda fugia da ira de Saul.
   Certa vez  Davi ajudou os servos de um homem muito rico e poderoso chamado Nabal,quando estes viajavam a mando do mesmo.Deram-lhe água e comida,foram generosos,agiram com cavalheirismo e camaradagem.
   Mais tarde,estando Davi e seus soldados  no deserto ,viram os empregados de Nabal,o cumprimentaram,saudaram a todos com bênção,e pediu que um recado fosse entregue a Nabal:que concedesse comida e água para os soldados de Davi.
   Nabal era arrogante e mal e se recusou,fazendo pouco caso daqueles homens,o que deixou Davi furioso,e num ímpeto de ira,este decidiu reunir seus soldados(cerca de 400 homens )para ir atrás de Nabal e todos os homens que com ele habitavam para matá-los..
    A reflexão:
    Quantas vezes nós nos decepcionamos ao nos relacionar com as pessoas?Desde irmãos da Igreja que acolhemos,que amparamos,a quem damos boas oportunidades,a quem ajudamos nas horas difíceis.
    Desejamos que estas pessoas entendam que fazemos isto em nome de Jesus,aquele que nos une numa aliança de irmãos.
    Outro caso comum,é com amigos,parentes ou funcionários...estendemos as mãos a estas pessoas num gesto de amizade,camaradagem,e boa disposição.
    Não é difícil ter uma decepção como resposta,ás vezes as pessoas não se dão conta de que agimos assim não porque somos tolos,ou fracos,mas para glorificar o nome de Deus e seguir seus ensinamentos.
     Baseada neste  texto,tomo duas decisões:
*continuarei fazendo o que esta ao meu alcance para ajudar as pessoas,mesmo sabendo que posso não ser tratada da mesma maneira,porque esta é a vontade do Senhor.
   *não deixarei de ser grata quando fazem algo por mim,e vigiarei  para que na hora que o outro precisar,eu esteja pronta a atender com o mesmo cuidado com que fui atendida,ou que sabe até melhor..
     Num próximo poste,quero contar e reflectir sobre a segunda parte dessa história,você me acompanha?
E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também.Lucas 6:31


Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam;Lucas 6:27
     *Abraço e paz
oração de hoje:
Senhor,quantas vezes por obedecer seus mandamentos,somos tidos por tolos,ou fracos.Quantas vezes as pessoas procuram tirar vantagens ,enganando e agindo de má fé para conosco.
Ajuda-nos a apesar disto,continuar fazendo o que é certo,justo e bom aos teus olhos,e também nos ajude a não ser ingratos e desleais para com aqueles que em algum momento nos ajudaram.Te pedimos e agradecemos,em Nome de Jesus,amém.

4 comentários:

Fran Souza disse...

Hoje preciso fazer uma coisa e talvez me achem ingrata por fazer isso, mas não é bem assim, sou muito grata aos que me ajudaram, e minha decisão foi tomada pensando em todos, talvez hoje nem todos consigam perceber, mas num futuro próximo terá sido o melhor para todos.

Fique com Deus linda.
Aguardando a continuação

Geração do Avivamento disse...

Adorei seu trabalho querendo evangelizar pessoas através do seu blog, eu tenho um blog chamado Geração do avivamento
http://grupogeracaodoavivamento.blogspot.com/
e o nosso objetivo é evangelizar jovens, leia e se gostar tenho vontade de fazer futuras parcerias, grato desde já, fique na paz de DEUS! ♥

Tatiane Garcia disse...

Sabe Alê, acho amar aos inimigos extremamente difícil...é um exercício de tolerância pra mim!!! sendo franca com vc!

faço minha a sua oração !! extremamente sábia !!!

bjo bjo

Misturação - Ana Karla disse...

Realmente, a gentileza deveria gerar a gentileza, mas nem sempre tratamos gentilmente e recebemos o mesmo, porém o discernimento é dado por Deus para abraçar mais além.
Adorei Alê!
Xeros

Edificando em todo lugar..

type