domingo, 30 de janeiro de 2011

Tristeza...



Na verdade, na verdade vos digo que vós chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará, e vós estareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria. João 16:20
 
Hoje  algo me trouxe a memória este versículo.
Estas palavras foram ditas por Jesus antes de ser entregue a morte;foram  ditas á seus discípulos,preparando-os para um período em que as coisas erradas lhes pareceriam vitoriosas,enquanto as certas seriam supostamente  derrotadas.Era isto que aconteceria quando o Filho de Deus fosse crucificado:fariseus e hipócritas,religiosos cegos pensariam ter acabado com o ''mito'' Jesus enquanto seus seguidores,aqueles que viram-no realizar milagres por amor e compaixão,seriam obrigados a presenciar uma relativa derrota do Mestre e consequentemente-por serem seus discípulos- suportarem ser  tratados como heréticos sem merecer.
   A situação em que estas palavras foram ditas com certeza é superior a qualquer outra circunstancias onde pudessem ser repetidas,literalmente um momento crucial;mesmo assim a parte a do versículo que diz''Na verdade, na verdade vos digo que vós chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará'' traduz um sentimento que eu,e provavelmente você que me lê ,sabemos muito bem como é:sentirmos tristeza sem merecer, enquanto todas as demais pessoas em volta parecem estar alegres.
  Não é legal,ver tudo em volta dando certo para  as outras pessoas,enquanto para nós esta dando tudo errado..soa como  uma brincadeira de mau gosto,uma piada...como aquele papel que escapa aos nossos dedos e voa ao vento..quando nos agachamos para pegá-lo,ele torna a voar para longe,nos fazendo de bobos atrás dele.Também com uma criança faminta olhando pela vidraça de uma pizzaria as mesas cheias e pessoas saboreando seus pratos satisfeitas enquanto seu pequenino estômago permanece á roncar .
   Ana,futura mãe do profeta de Samuel ,quando ainda era estéril,sentia isto ao ver Penina-sua competidora-brincando com os filhos:o mundo se alegrando e ela sentindo profunda tristeza, ao ponto de rejeitar o alimento..e quantos outros servos de Deus assim também puderam sentir!
Ex:José preso enquanto seus irmãos desfrutavam da prosperidade do pai Jacó,Davi fugindo caluniado..enquanto Saul reinava ...
  
    Quero porém-como disse Jeremias-crer que haverá uma mudança na história,uma reviravolta,não só lembrar da alegria do mundo perante a tristeza do crente,mas sim da parte b do versículo que abre o post:mas a vossa tristeza se converterá em alegria!!!Foi guiado por esta esperança que Jeremias em meio ao caos declarou:
OSenhor não rejeitará para sempre.
Pois, ainda que entristeça a alguém, usará de compaixão, segundo a grandeza das suas misericórdias.
Porque não aflige nem entristece de bom grado aos filhos dos homens.Jeremias 3:31-33
Isaías também declarou pelo poder do Espírito de Deus:
Em lugar da vossa vergonha tereis dupla honra; e em lugar da afronta exultareis na vossa parte; por isso na sua terra possuirão o dobro, e terão perpétua alegria. Isaías 61:7
   Hoje,ao invés de falar com minhas próprias palavras,terminarei o post,na parte ''oração do dia'',usando como palavra profética a canção de Ana ao ter nos braços seu filho,resultado da resposta de uma oração feita num momento onde se via tristonha e desesperada...a promessa para nós ainda hoje,é que não faz mal que o mundo esteja alegre,e nós estejamos tristes..chegará o momento em que nossa alegria será tão completa que ninguém mais,por mais que deseje ou tente,nos poderá roubar.Abraço e paz!
oração do dia:
O meu coração se regozija no SENHOR, a minha força está exaltada no SENHOR; a minha boca se ri dos meus inimigos, porquanto me alegro na tua salvação.
Não há santo como o SENHOR; porque não há outro além de ti; e Rocha não há, nenhuma, como o nosso Deus.
Não multipliqueis palavras de orgulho, nem saiam coisas arrogantes da vossa boca; porque o SENHOR é o Deus da sabedoria e pesa todos os feitos na balança.
O arco dos fortes é quebrado, porém os débeis, cingidos de força.
Os que antes eram fartos hoje se alugam por pão, mas os que andavam famintos não sofrem mais fome; até a estéril tem sete filhos, e a que tinha muitos filhos perde o vigor.
O SENHOR é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz subir.
O SENHOR empobrece e enriquece; abaixa e também exalta.
Levanta o pobre do pó e, desde o monturo, exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do SENHOR são as colunas da terra, e assentou sobre elas o mundo.
Ele guarda os pés dos seus santos, porém os perversos emudecem nas trevas da morte; porque o homem não prevalece pela força.
Os que contendem com o SENHOR são quebrantados; dos céus troveja contra eles. O SENHOR julga as extremidades da terra, dá força ao seu rei e exalta o poder do seu ungido.(cantico de Ana em 1Samuel 2:1-10)

3 comentários:

Unknown disse...

Alessandra
que palavra confortadora.
esses dias passei muito mal, tão abatida e agora lendo esta Palavra só posso querer acreditar muito nela
fique com Deus
abração.
ah..
tem um selinho para ti neste linkhttp://www.sonhareser.com.br/2011/01/selinho-que-gostoso-e-partilhar-vida.html#more
fique a vontade tá, para pegá-lo ou não.
beijinho

Fran Souza disse...

Queridissima amiga Ale, só o Senhor sabe o quanto tenho agradeciso a Ele pela sua vida, que muito tem me abençoado, me guiado e me fortalecido sendo usada por Ele, meu coração estava triste, mas essa semana já declarei a vitória, e nada de ficar abatida, o Senhor é comigo.
Muito obrigada por tudo viu, te amo muito em Cristo, fica na paz e uma semana muitissimo abençoada.

Beijão

Ana Paula disse...

linda mensagem,me ajudou muito,DEUS te abençoe,posso copiar e postar em meu blog? claro com todos os creditos sem duvida alguma.inclusive la em meu blog,tem o seu entre os q eu visito.seu blog tem me fortalecido muito.

Edificando em todo lugar..

type