sexta-feira, 4 de março de 2011

Eu não sou melhor do que meus pais..



Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.1 Reis 19:4


A ultima parte deste versículo me soa tão familiar...parece que cada um de nós em algum momento da vida,tenhamos desejado ''ser melhores que nossos pais''.
Lembro que na infância,meu pai,Luís Carlos Barcelos,hoje já falecido,era a pessoa mais importante do mundo pra mim.Ele havia abandonado minha mãe em São Paulo,com duas filhas pequenas-eu e minha irmã Ana Paula-depois dela fazê-lo decidir entre a família e sua amante na época.Á par do ressentimento de minha mãe,para mim,ele era perfeito,sempre que nos visitava em São Paulo era como um sonho..até que um dia ,aos 9 anos,fui morar com ele,no Estado do Paraná,Maringá(meu livro conta isto..).
  Nos primeiros 2 ou 3 anos,ele continuou sendo meu herói,mas depois,meu olhar crítico de adolescente pobre no meio de amigos classe média alta  começou a ressaltar mais seus defeitos do que suas qualidades..e eu decidi o quanto queria ser melhor de que meu pai.
  É verdade que havia coisas positivas nesta escolha,decidi nunca fumar e nunca beber,pois via ser tais coisas que pouco a pouco roubou dele a credibilidade,a estabilidade financeira e até o amor da família.Mas por outro lado,havia um bocado de pretensão na minha escolha..eu me achava muito mais esperta que ele,muito melhor que ele,e  este é um erro que a vida adulta nos joga na cara quando nos casamos e nos deparamos com os problemas de uma vida cheia de compromissos domésticos e financeiros...hoje chego a conclusão de que ''não sou melhor de que meus pais''.
   Pela graça de Deus-literalmente-fui resgatada a tempo,e me agarrei a este resgate sem jamais soltá-lo.Me tornar cristã tão jovem (12 anos)me livrou de muitos erros que meus pais não teriam cometido se tivessem aceitado Jesus como aceitei,mas fóra isto,por mais que eu fuja,vejo meu pai no espelho todos os dias,no formato do meu rosto,no redondo do meu queixo,no crespo dos meus cabelos,no formato de meus pés,no meu jeito de beijar os pés do meu filho e dizer que o chulé dele é gostoso exactamente como ele fazia comigo,no jeito de rir um riso agudo e alto exactamente como ele,quando achava  algo muito,muito engraçado!Eu tenho também muito de minha mãe,o comércio na veia,algumas palavras que repito por ouvir desde criança,o franzir das sombrancelhas e o bico quando estou com raiva...e outro dia mesmo Alex olhou para mim e sorriu ao ouvir da boca da minha mãe o que ouvia de mim quase todos os dias.Definitivamente não sou melhor de que meus pais.
   Quando Elias disse esta frase,o contexto era outro:ele estava exausto de lutar em prol da Palavra de Deus.Exausto por tentar ser justo no meio de uma geração corrupta vendida a Baal;
Quando disse esta frase,ele talvez pensasse que havia se iludido com o ''idealismo'' de ser um homem segundo o coração de Deus,coisa que a geração de seus antepassados não havia conseguido ser com louvor...era como dizer:''Senhor,eu achava que era forte,eu achava que era capaz,eu achava que conseguiria ser mais justo do que eles,mas vejo quão difícil é suportar as tribulações e perseverar até o fim!Me desculpe...mas eles não conseguiram,também não conseguirei..''
    Neste caso,Elias estava errado!Cada um é cada um..mesmo com um histórico vergonhoso,a escolha final seria sempre dele entre ser um homem de Deus ou não,nem sempre estamos fadados a maldições apenas porque nossos pais não conseguiram se ver livre delas;se andarmos com Deus em obediencia,temos autoridade para fazer com estas maldições hereditárias sejam quebradas.Se lermos o livro de 1 e 2 Reis,veremos os altos e baixos na dinastia de Israel e Judá...um homem ás vezes começava a reinar e  ''fazia o que era mal aos olhos do Senhor''...depois que ele morria,seu filho começava a governar em seu lugar e então era relatado''E fez o que o Senhor aprova''..se analisarmos com atenção,veremos que o reino daqueles que fazia o que o Senhor aprovava era sempre maior do que o daqueles a quem Ele reprovava(será que não percebiam isto?Que tolos!)...
   Também é dito que não se deveria mais proferir em Israel,o ditado ''os pais comeram uvas verdes e os dentes dos filhos ficaram manchados'' porque Deus julgaria pai e filho separadamente,cada um seria abençoado ou amaldiçoado de acordo com suas ações.

Que pensais, vós, os que usais esta parábola sobre a terra de Israel, dizendo: Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos se embotaram?
Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que nunca mais direis esta parábola em Israel.
Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá.Ezequiel 18:2-4

   Com este post quero deixar hoje dois recados:
1:não menospreze seu pai e sua mãe,não se envergonhe deles por não serem como você gostaria,não os julgue por aquilo que eles não conseguem fazer certo,ou por aquilo que eles não conquistaram na vida..para que mais tarde,não tenha que se envergonhar de si mesmo,ao olhar-se no espelho e perceber que não é melhor do  que eles.

Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;Efésios 6:2

Ouve teu pai, que te gerou, e não desprezes tua mãe, quando vier a envelhecer.Provérbios 23:22


2:você tem todo direito de começar uma nova história ,uma nova religião,uma nova maneira de pensar,uma nova ambição..mas faça isto embasado totalmente na Palavra de Deus e Ele te honrará.Seja obediente a Deus para que consiga autoridade o bastante para virar-se para o inferno e dizer que toda maldição hereditária na saúde,casamento,área financeira,ou qualquer outro departamento,foi quebrada a partir do dia em que você entregou sua vida a Jesus e que sua semente daqui por diante será abençoada...
   Para ser melhor do que seus pais,não é preciso despreza-los ,nem se envergonhar deles... para ser  melhor de que seus pais, você só precisa obedecer melhor a Deus,haja o que houver,custe o que custar,aconteça o que acontecer.

 Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos.
Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem.
A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa.
Eis que assim será abençoado o homem que teme ao SENHOR.
O SENHOR te abençoará desde Sião, e tu verás o bem de Jerusalém em todos os dias da tua vida.
E verás os filhos de teus filhos, e a paz sobre Israel.Salmo 128

Abraço e paz!
oração de hoje;
Senhor,perdoa todas as vezes que me envergonhei e culpei meus pais em secreto pelas coisas que não gosto em minha vida,e os ofendi ou desprezei com palavras,pois eles estão muito acima de mim em autoridade,me ajude a amá-los e respeitá-los como são..me ajude também a quebrar as maldições que cercam minha família obedecendo Tua Palavra,andando em teus caminhos e fazendo o que o Senhor aprova,para que a partir de mim,venha uma geração de abençoados do Senhor.Fortalece-me Senhor para andar contigo até o fim,em nome de Jesus,amém!

Sobre o livro:
*Devido ao sucesso de vendas  nesta nova edição,não há nenhuma cópia da obra a disposição para venda até dia 11/03 nem comigo,nem na Editora Schoba.
*Valor do livro com frete comprado diretamente comigo total:35,00
*Reservando já sua cópia para receber a obra  partir desta data entre em contacto  pelo emailalessandradacunhabarcelos1@gmail.com e além do livro você receberá também um brinde especial
* O meu muito obrigado a todos os  que têm adquirido o livro,que seja sempre fonte de bênção em sua vida!

7 comentários:

Gisele Vargas disse...

Oi Alessandra,
maravilhosa postagem!Que linda tua história de vida, tua superação quanto à traumas da infância e a restauração na relação com teus pais.
Em Jesus podemos quebrar todas as maldições hereditárias e nossa história é transformada por Ele.
Beijoos querida,bom findi!

Anônimo disse...

Oi,gostei desse post.
Indentifiquei-me e fez-me refleti....
Legal!PARABENS!

Artesanatos da Rose disse...

O Texto é muito interessante. Gostei do seu espaço.
Sou novata em blogs mas passe no meu espaço quando puder.
Abraços
Rose

Cristina Lima disse...

OLÁ, Alessandra!

Feliz Dia da Mulher!

Sim, temos o costume de comparar e julgar nossos pais...

Hoje sonhei com o meu pai, ele estava "colocando a mesa dó café", senti uma coisa estranha no sonho, como se ele quisesse me mostrar que soube ser bom em alguns momentos... E eu sei que ele tentou e foi.

Gostei deste post, me fez refletir e pedir perdão a Deus por não saber perdoar quando deveria...

Bjs
Chris

Anônimo disse...

Graça e paz abençoada de Deus!
ótima a reflexão sobre a relação com os pais. Se todos os jovens cristãos tivessem uma palavra dessa em sua primeira mocidade talvez não cometessem erros grandes, como eu mesmo já cometi, antes de encontrar a Cristo.

Fica na presença do Grande!
Abraçoo

Anônimo disse...

Oi, tudo bem? Eu acabei de ver no blog da Tati que ganhei seu livro!!! Eu fiquei muito feliz!!!!!!! Eu ia comprar, mesmo se não ganhasse, pois li um pedaço e achei lindo, mas ganhar assim em um sorteio, foi emocionante, eu nunca ganhava nada em sorteios, tu acredita que fui ver até desanimada, rsrs... Porque pensei: nunca ganho nada mesmo! Quando eu vi meu nome eu comecei a gritar e meu marido veio correndo, levou um susto!! Quem sabe minha história não muda daqui pra frente, vou ficar com o ganhador aberto, rsrsrs... Muito legal! Eu quero ler e emprestar a muitas pessoas que precisam!! Muito obrigada, que Deus continue abençoando muito. bjs...

thiago disse...

A Paz Querida Do Senhor
Sou Thiago Lemos
Fiz video clip dedicado as 12 criança do rio de janeiro http://www.youtube.com/watch?v=cI6mw79GP2c

veja esse video
e fica na paz do senhor...










http://twitter.com/#!/thiagolemoz

Edificando em todo lugar..

type