quinta-feira, 19 de abril de 2012

Sabedoria


''Eu era filho do meu pai,tenro e único em estima diante de minha mãe.
  E ele ensinava-me e dizia :Retenha as minhas palavras ao teu coração;guarda os meus mandamentos e vive.
Adquire a sabedoria,adquire a inteligência,e não te esqueças das palavras da minha boca.''
Provérbios 4:3-5
Quando leio este trecho da Palavra,imagino Salomão- principal autor do livro de Provérbios-como uma criança que fora bem criada,bem educada,com excelentes conselhos a respeito da sabedoria.A autoria da maior parte do livro de Provérbios é de Salomão,filho e sucessor  do rei  Davi e  de Betseba;somente os capítulos 30 e 31 fazem  referencia á outros 2 autores respectivamente: O  Capítulo 30 foi escrito por Agur,e o 31 foram conselhos  dados ao rei Lemuel,por sua mãe,tão marcantes para ele,que achou-se digno passar a diante ,e ser perpetuados dentro das Escrituras Sagradas.Nele,a mãe de Lemuel fala a respeito da incoveniencia do vício em bebidas alcólicas,do dever dele de-como governante- defender a causa dos necessitados,e uma descrição completa  do tipo de mulher que ele deveria buscar para si,frisando bem o quaão difícil era  de se  encontrar(já naquela geração..):
A MULHER VIRTUOSA!!!Inspiração viva e eficaz a todas nós mulheres,um dos mais citados e conhecidos trechos bíblicos de todos os tempos.
Bem,voltando aos Provérbios de Salomão, especialmente no capítulo 4,ele declara que era filho de seu pai(não qualquer pai,um rei, e não qualquer rei,Davi)filho único e muito querido de sua mãe(Betseba),e que seu pai lhe ensinava e advertia para que cada vez mais buscasse a sabedoria,pois ela era o que de principal ele deveria buscar,antes das riquezas,antes da fama,antes do poder.Davi também ensinou a Salomão , a frase contida no versículo 23,  título e tema central de meu livro,uma das recomendações mais importantes que poderia lhe dar,com certeza baseado no temor que tinha de Deus e nas experiencias que a vida lhe dera,pessoais ou em exemplos próximos
''Sobre tudo que se deve guardar,guarda o teu coração,porque dele procedem os caminhos da vida.''
Analisando portanto o capítulo 4 de Provérbios,vejo que não foi a toa que quando o Senhor apareceu em sonho a Salomão,após a morte de Davi,(tendo lhe dito:-Que queres que te dê lhe ?)
Salomão pediu sabedoria para governar a nação de Israel,porque reconhecia ser ainda jovem e inexperiente... com certeza neste instante,ele se lembrava dos conselhos de seu pai Davi.
No entanto,o que me fez  inspirar e relembrar mesmo hoje pela manhã do versículo que abre o post,foi uma auto análise que fiz  em oração sobre meus primeiros passos com o Senhor,de como Ele me apresentou a leitura de Provérbios como convite á sabedoria segundo Deus ,e como um bom Pai,colocou em mim tamanha sêde  em conhecer toda a sabedoria que a Bíblia tinha para me ensinar e as vantagens de obtê-la.
Sempre me senti,lendo este versículo ,filha da própria Sabedoria,e do grande Pai,o Senhor,que me tomava pelas mãos e dia -a-dia- me instruia com seus conselhos..
Maravilhosa coisa,e ser instruido por Deus,é receber a sabedoria como mãe,é procurar guardar,a vida inteira,nosso coração Nele.Meu desejo,é continuar sendo aquela menina,aquela criança,com o coração de criança,aprendendo do Senhor;  para viver sabiamente .
e assim ,orando,refletindo e desejando ,nasceu mais uma canção:

Guarda o Coração
(compositora:Alessandra Barcelos)

Eu era uma criança
e a sabedoria era minha mãe
Andava de mãos dadas,
De mãos dadas  com meu Pai
E ele me dizia com amor
Sorria e me dizia com amor
Ouve filho a minha instrução
Com sabedoria eu te ensinei
Nela andando não te embaraçarás
Ainda correndo
Não tropeçarás.
ho oh oh
Sobre tudo que se deve guardar,
proteja sempre o teu coração
dele procede o teu caminhar
Assim sua vida como a aurora será
oh oh oh
Guarda o coração...

*Abraço e paz!

oração de hoje:
Senhor obrigada por me ensinar a andar nos caminhos da sabedoria..nele quero andar por toda a vida.Segurando em tuas mãos,recebendo de ti instrução como Salomão recebia de Betseba e Davi,e que depois recebeu do teu próprio Espírito.Que meu coração permaneça guardado em ti,sou tua criança,eternamente serei.Amém.

4 comentários:

Anônimo disse...

Onnwt , teu blog e mtt fofo *---* , tou seguindo , e tmb tou começando o meu agr >< , será que vc poderia segui o meu tmb ? Seria mtt legal contar com a ttua ajuda >< http://restituisenhor.blogspot.com.br/ . Obg por tudo ><'

Anônimo disse...

Lindo texto. Sempre me inspirando nos seus textos.

Paula Difrancesco

Anônimo disse...

Deus abençoa .... (Ademir Azevedo)

Raíssa Rosa disse...

Amém!!!
Amei seu blog e já estou seguindo!
Também sou evangélica e gostaria de convidá-la a conhecer meu cantinho :)

beijinhos e fica com Deus ;*

http://noostillo.blogspot.com.br

Edificando em todo lugar..

type