segunda-feira, 18 de junho de 2012

Servos preparados para negociar

''E chamando dez servos seus,deu-lhes dez minas,e lhes disse:Negociai até que eu venha.''(Lucas 19: 13)

Uma das coisas que eu admirava em meu pai,era sua capacidade de ir de :
Um homem simples,de hábitos simples,sandálias de couro nos pés,shortzs casual,e camisa pólo ,no balcão de um boteco, com seus amigos de boteco;
á :
Um homem de negócios,vóz firme,calça social,gravata,camisa devidamente alinhada e mãos nos bolsos em postura elegante no escritório, ou na frente da oficina,com seus amigos e clientes empresários.
Eu o via nas duas situações com frequência durante a minha pré adolescencia e juventude,e percebia que ele amava exercer estes dois papéis!Eu também amava vê-lo fazendo isto!
 Eu o observava ao atender e dar telefonemas do seu escritório na oficina de venda ,instalação e manutenção de ar -condicionados; o observava ao fazer orçamentos e repassar aos clientes.. eu o via pigarrear  a fim de limpar as cordas vocais e passar as mãos pelo bigode  antes de atender o telefone,e  dizer:
-Bom Clima ar condicionados,bom dia!-em ton empresarial.
Meu pai amava a competência, por isso,admirava e exigia de mim que,tirasse boas notas,soubesse falar bem,e me expressar direito;ás vezes me treinava para secretária da empresa,eu sabia fazer,mas com o descompromisso da juventude,e os ''descontos'' de filha,não levava a sério.
Quando me converti,durante anos,sonhei em ver meu pai também convertido e pastor,sabia que ele seria um excelente ministro da Palavra,com aquele jeito especial que tinha,caso abandonasse a bebida,os cigarros e a boêmia,e se entregasse definitivamente ao Senhor Jesus.
Estou falando sobre isto,porque hoje o Senhor me fez meditar,através de  uma leitura da Bíblia,algumas decisões que tive de tomar e contactos importantes que tive de fazer,o quanto Ele necessita ,entre outras coisas,de cristãos que sejam bons negociadores,e que saibam se portar diante de pessoas consideradas importantes pela sociedade.
Meu pai era negro,cresceu tendo que vencer preconceitos,se formou em 2 faculdades,aprendeu a falar,a se comportar,não por arrogância,mas para provar para os preconceituosos,que era superior a qualquer olhar de desdém,e que era um homem muito inteligente,apesar de sua cor.Nós cristãos,negros ou não,também somos recebidos com preconceito pela sociedade;eles acreditam piamente na fábula de que somos''fracos de cabeça'',levados pela ganancia de ''falsos pastores'',vivendo uma vida sem-graça do ''não pode''..e por isto mesmo,nos excluem  muitas vezes dos ambientes sociais elevados.
Lendo Lucas 19:11-27,mais precisamente o verso que abre a postagem,percebo que ,sabendo disto,o Senhor-como meu pai terreno fazia-também treinará alguns de nós  para lidar com ''os poderosos'',para falar em tom,postura e vocabulário empresarial,e nesta hora,uma vez que escolheu ''as coisas loucas para confundir as sábias,e as que não são para confundir as que são,e as coisas fracas para confundir as fortes'',todo preconceito cairá por terra e seremos honrados.
Com esta reflexão ,quero deixar aqui um recado:você,homem e mulher de Deus,por mais simples e humilde que sabiamente escolheu ser, prepare -se também para saber falar diante de um público exigente,para se vestir,para se comportar diante dos homens considerados importantes.Moisés foi criado pela filha do Faraó,recebeu educação de príncipe no Egito,afim de um dia se portar dignamente diante do próprio Faraó,reivindicando a saída do povo do Egito..ainda  que achando-se deficiente,e de ''língua pesada'' para isto,o Senhor o convocou,e para que se sentisse mais seguro,lhe deu um ''acessor'',seu irmão Araão.
''Então disse Moisés:Ah Senhor,eu não sou homem eloquente,nem antes,nem agora,porque sou pesado de boca e pesado de língua.
E disse-lhe o Senhor:Quem fez a boca do homem?Ou quem fez o mudo ,ou o surdo,ou o que vê ou o cego?Não sou eu o Senhor?Vai pois agora,e eu serei com tua boca,e te ensinarei o que hás de falar.
Ele porém disse:Ah Senhor!Envia outro!
Então se acendeu a ira do Senhor contra Moisés e disse:Não é Arão ,o levita,teu irmão?Eu sei que ele falará muito bem,eu falarei contigo e tu falarás a ele,e ele será a tua boca .''(-Êxodo 4:10-14)
Jesus,já com 12 anos ,surpreendia magistrados e doutores da lei com toda inteligencia e destreza nas respostas que dava.
''E aconteceu que,passado 3 dias o acharam no templo,assentado no meio dos doutores,ouvindo-os e interrogando-os.E  todos os que  o ouviam,admiravam sua inteligência e respostas''(Lucas 2 :46-47).
Nesta ocasião,respondendo á aflição de José(seu pai terreno) e Maria (sua mãe)Jesus deixa registrado claramente o que estava fazendo ali:
''Por quê estão me procurando?Não sabeis que vim CUIDAR DOS NEGÓCIOS DE MEU PAI(celestial)?(Lucas 2:49)

Se vais servir a Deus,e ''negociar'' a favor de Seu Reino,faça de maneira que o glorifique,tanto espiritualmente,como com profissionalismo  inteligencia e ética que os homens exigem.E então,cada vez mais Ele poderá lhe revestir de autoridade,e fazer assentar-se entre os grandes.
''E ele lhe disse:Bem está servo bom,porque no mínimo foste fiel,sobre dez cidades terás autoridade.'('Lucas 19:17)
*Abraço e paz!
oração de hoje:
Senhor,sei que nos escolheu e capacitar para lidar mesmo com pessoas intelectualmente desenvolvidas.A cada dia nos ensina a negociar a favor do teu Reino de forma sábia,moral,ética e inteligente.Te pedimos e agradecemos em nome de Jesus,amém! 

3 comentários:

Anônimo disse...

Passando pra conhecer seu blog.Achei muito legal!
Se quiser conhecer o meu acesse
http://meninadosolhosdedeussempre.blogspot.com.br/

Cleona Novaes disse...

Alessandra, que belíssima mensagem. No faz refletir sobre SERVIR ao SENHOR com excelência. Que o Senhor encontre em nós disposição e que possamos estar capacitados para sermos promotores do Reino de Deus. Parabéns pelo texto.

Te convido a visitar e comentar o site http://www.cenuc.com.br

Abraços querida, fica na paz do Senhor Jesus, e que ele continue te inspirando cada vez mais... Bjos, Cleo

Anônimo disse...

obrigado jovem pela palavra,muito edificante que o espirito do senhor jesus seja sempre com você , passando aqui pra divulgar a rádio alegria web

www.radioalegriaweb.com.br

pedro alegria

Edificando em todo lugar..

type