quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Administrando o que temos e criando o que queremos


''E escreveu Salomão três mil provérbios e foram as canções compostas por ele mil e cinco.'' 1 Reis 4:32

Já por duas vezes,durante a nossa campanha anual familiar de oração,(que se encerra esta semana, pois este ano foram 40 dias)o Senhor nos falou através do capítulo 3 do livro de 1 Reis.Um capítulo todo dedicado a mencionar a grande estrutura do reinado que Salomão herdou de seu pai Davi.Descobrimos que o domínio israelita conquistado por Davi sobre as nações foi tamanho,que muitos reinos em redor ficaram tributários de Israel,e haviam 12 provedores,reis,responsáveis por sustentar o palácio,um em cada mês do ano.Neste capítulo vemos que os gastos com comidas e demais coisas eram enormes,mas Salomão não tinha que se preocupar,vivia confortavelmente.
Lendo sobre isto,não pude deixar de pensar de como tudo foi mais fácil para Salomão do que havia sido para seu pai Davi;Salomão ''pegou o bonde andando'',já nasceu cercado de conforto e riquezas,já nasceu filho de um grande rei.Davi não,ele havia provado pobreza antes da riqueza,havia sido pastor de ovelhas, havia vivido fugitivo,e teve que enfrentar muitas guerras,para,de acordo com a benção de Deus sobre si,chegar onde chegou.
Vejo porém,que Salomão,ao contrário de muitos filhos que já nascem ricos,soube administrar a herança que lhe foi deixada,fez acordos importantes com as nações vizinhas,oferecia o que tinha em troca do que precisava ,materiais caríssimos,e assim prosperava cada vez mais.
Um assunto que tem inspirado meu coração a ponto de desejar ensinar e debater na  minha turma da  escola bíblica dominical ,é sobre a boa administração.Lembro-me que em tempos de maior pobreza(não que agora seja rica,mas tempos de uma quase miséria em minha vida)comecei a questionar Deus,pois sempre fui dizimista fiel.A resposta veio pela boca de um pastor muito sábio:não basta ser dizimista,tem que saber administrar aquilo que Deus coloca em nossas mãos.
Estas palavras ficaram ecoando em minha mente, a partir de então, passei mais do que nunca e com muita seriedade pedir sabedoria a Deus para administrar meus recursos,ainda bastante limitados.Eu chegava a invejar minha sogra(que nunca teve muito luxo) por conseguir chegar ao fim do mês sempre com um troquinho guardado,enquanto o orçamento da minha casa não durava mais do que 3 dias após ser recebido,já  as contas e as necessidades com alimentação e manutenção da casa percorreriam sem dó o restante do mês.
Muitas vezes,com um caderno nas mãos e a Bíblia na outra,fui copiando versículos onde haviam sábios conselhos para a área financeira,escritos sabe por quem?Por Salomão,homem a quem Deus deu sabedoria,riquezas e fama,homem que sabia administrar o que tinha e escreveu  a maioria dos conselhos que encontramos em Eclesiastes e Provérbios.
Ali,aprendemos sobre o mal causado pela preguiça,pelo excesso de sono,a não comprar sem a certeza de que conseguiremos pagar,a não segurar o dinheiro do credor se já está em nossas mãos,a não aceitar ser fiador de ninguém,a preservar o bom nome,a primeiro investir no nosso campo de trabalho para só depois investir em bens pessoais,a sermos generosos,a não ceder facilmente á pechinchas quando estamos vendendo algo,a não gastar todo-ou a maior parte do nosso orçamento com comidas,porque o comilão nunca prosperará;a sermos fiéis entregando a Deus as primicias da nossa renda e não o resto,a estar sempre consciente do ''estado das nossas ovelhas'' ,ou seja,cuidando do nosso trabalho de perto,nunca deixando só nas mãos de funcionários,mesmo já sendo ricos,pois segundo Salomão-as riquezas e a herança do pai não duram pra sempre,é necessário ter um pano B,um plano C e sucessivamente...
Sim,tudo isto está na Bíblia,o dom de administrar!Por isso,não basta ter inveja ou raiva quando vemos alguém mais próspero do que nós,é necessário rever nosso caminho,descobrir onde temos falhado,pedir a Deus discernimento até na hora de fazer as compras do mês no super mercado..aprender a dizer alguns nãos para aqueles que amamos,quando aquilo que eles querem adquirir,vai desviar um recurso considerável para algo totalmente desnecessário..
Quer para o rico,quer para o pobre,se orarmos,creio que todos estamos aptos á receber o dom da boa administração.Se no meio do caminho derraparmos,continuemos orando e recorrendo aos conselhos bíblicos,pode ser que não cheguemos a alcançar tantas glórias e um estilo de vida tão glamoroso como o de Salomão,mas com certeza teremos uma vida economica mais estruturada e a partir daí,um casamento com menos brigas(porque um dos dois,ou quem sabe os dois,gastam demais)passaremos para nossos filhos um sistema monetário mais desenvolvido..e nossos filhos poderão não ter que passar metade do que passamos,por inexperiencia com o dinheiro quando tiverem que assumir suas próprias casas e famílias.
Fora isso-quero mencionar antes de encerrar o texto(porque acredite,o tema desta mensagem seria CRIATIVIDADE e não ECONOMIA ,por isso o trecho bíblico que abre a postagem rsrs)-Salomão foi um homem cheio de inspirações concedidas por Deus;escreveu muito,cerca de 3 mil provérbios(não estão todos na Bíblia)e compôs 1 mil e 5 canções!Além disso,ele podia falar de qualquer assunto,fosse simples ou complicado.Uau!
Que isto desperte em nós o desejo de viver com qualidade absoluta de vida:administrar corretamente nossos bens e nossos dons,se o dom é de escrever,escrevamos,se é de compor e cantar,o façamos,se é de pregar para grandes auditórios,se é em servir com excelência.. existe uma infinidade de s dons que podem ser despertados no decorrer da nossa vida,que arrumemos tempo para investirmos neles e deixar uma marca na história!
Hoje cedo vi a entrevista de uma eskatista na TV  chamada Karen  Jonz e fiquei admirada!A menina tem um talento enorme para o eskate e ainda investe numa marca própria de tênis ,cursou  e concluiu  2 faculdades..sempre administrando com inteligencia e sabedoria dentro daquilo que tem por vocação,apesar da pouca idade,confira a matéria neste link aqui .
O talento e a boa administração,é para todos nós,se formos cristãos,muito melhor,pois podemos contar com um Conselheiro chamado Espírito Santo,fica a dica.

*Abaixo,um vídeo sobre criatividade de Hugo Horn,também recomendo,para uma maior compreensão do texto e  para aqueles que desejam e precisam administrar melhor seus bens a leitura do capítulo inteiro de 1 Reis 4 e todo o livro de  Provérbios,encontrados na Bíblia Sagrada.
*Abraço e paz!


*Abraço e paz!

Eu Alessandra Barcelos,te convido a ler meu livro Sobre Tudo Que Se Deve Guardar,Guarda O Teu Coração. São 197 páginas de uma história real cheia de fé e emoção do início ao fim.Quem leu não se arrependeu.Todos os dias histórias como a contada em meu livro se repetem,talvez a leitura da minha história possa vir a interferir positivamente na sua ou de alguém próximo a você! Leia a sinopse clicando na imagem para ampliar.
Para ler o livro inteiroGRATUITAMENTEon line clique aqui
Para adquirir A VERSÃO IMPRESSA basta clicar no link do Pag Seguro abaixo da imagem,que receberá no endereço desejado,em qualquer lugar do Brasil.

 R$35,00 já  com frete incluso,entrega via Correios em todo Brasil
 
*Se gostou deste blog te convido a visitar meu outro blog *Alessandra Barcelos

9 comentários:

Suelen disse...

Querida, que bençao! Amei esse texto, que dom espetacular tem de escrever. Gostaria de compartilhar seu post no meu blog, com sua autorizaçao e com os devidos creditos, o que acha? Bjs, Deus te abençoe.

Perfil Sistemas disse...

Olá,
amigo,
Algum problema de publica o link de meu software de dízimo em seu blog?
http://www.perfilsistemas.com.br/sisiigreja.html

Cinthya Rachel disse...

Como sempre amo visitar seu blog, porque após ler seus textos Deus tem falado fortemente ao meu coração! E neste não foi diferente...
Que Deus continue te abençoando!

http://www.brilhandoemeioastrevas.blogspot.com.br/

Ramon disse...

Olá querida,

Estou oferecendo um serviço para divulgação de sites e blogs, caso deseje expor sua página para obter mais tráfego acesse o endereço abaixo:

http://www.visitassite.com

Fique com Deus! :)

Anônimo disse...

A paz do Senhor Jesus amada,seu blog é maravilhoso
se quiser dar uma olhadinha no meu
http://elenaofalha-caren.blogspot.com
bjsss

Noemi disse...

Es una bendición visitarles, un saludo afectuoso desde mi blog www.creeenjesusyserassalvo.blogspot.com

Ludy disse...

Ola a paz do Senhor...
passando mais uma vez para parabeniza-la pelo blog...
admiro mto seu talento com as palavras
q Deus continue abencoando ricamente sua viida

Sibelle Brito disse...

Princesas Adoradoras,fiz esse blog especialmente pra vocês (:
http://sibellebrito.blogspot.com.br/ .

Unknown disse...

Olá amada a paz do Senhor esteja no teu coração,estou começando um novo blog.Pois é perdi o meu por um descuido.Peço que me ajude a recuperar os seguidores,agradeço desde já.http://vindeamim-care.blogspot.com
Já estou seguindo aqui

Edificando em todo lugar..

type