quarta-feira, 24 de abril de 2013

Os segredos de amor no livro de Cantares


Muita gente ao ler Cantares de Salomão ,enxerga apenas algumas poesias românticas(e estranhas) feitas de Salomão para a Sulamita e vicie versa ,o assunto,parece tratar de um anelo da esposa pelo esposo usando o linguajar dos pastos ,plantios e montanhas dos tempos em que foram escritos..
seria um livro bíblico endereçado a incentivar os casais ao romantismo e dedicação mútua de um pelo outro?
Nunca mais,depois de ler o livro Pés Como Os da Corsa Nos Lugares Altos(um livro com nome mais comprido que o meu,diga-se de passagem),cuja leitura fiz a cerca de 18 anos atrás, consegui enxergar estes textos assim,simplesmente para mim,tudo o que é narrado ali trata do amor de Cristo por sua noiva,a Igreja ,e da resposta dela  em amor á Ele
Como explicamos o amor ardente por Cristo?Onde o reconhecemos?Onde achar melhor maneira de  expressá-lo,senão através das poéticas profecias de Salomão encontradas em Cantares?Realmente,todo cristão nascido de novo,se sente literalmente apaixonado por Jesus,carente de Jesus,desejoso Dele,seja homem ou mulher,jovem velho ou criança.
Nesta manhã,lembrei-me  de um trecho no capítulo 5,em que a poesia retrata um momento,onde outras moças,perguntam a uma que é chamada de ''a mais formosa entre as mulheres'',o que o amado dela tem de tão especial, no que ele é melhor do que qualquer outro amado;ao que ela começa a declarar suas qualidades,entre elas,que o seu falar é muitíssimo suave,que ele é totalmente desejável!
Que é o teu amado mais do que outro amado, ó tu, a mais formosa entre as mulheres? Que é o teu amado mais do que outro amado, que tanto nos conjuras? 
Cânticos 5:9

O seu falar é muitíssimo suave, sim, ele é totalmente desejável. Tal é o meu amado, e tal o meu amigo, ó filhas de Jerusalém. 
Cânticos 5:16

Assim é a pessoa do Senhor Jesus,ninguém se iguala a Ele em coragem e força,e ao mesmo tempo em suavidade no tratamento para com aqueles que ama e que se relacionam com Ele através de uma vida de oração e meditação em Sua Palavra.Quantas vezes a sociedade não entende  ou se enciuma e inveja esta paixão e devoção a Ele,sem entender que quem o encontra logo percebe que amor carnal ou humano algum,pode se comparar com o amor que Dele recebemos!
O Senhor também me fez recordar da passagem onde a noiva,ou esposa das poesias de Cantares,pergunta ao Amado onde ele apascenta seus rebanhos,pois a preocupação dela é evitar o erro de  procurar por Ele em outros rebanhos que não Lhe pertençam.
Dize-me, ó tu, a quem ama a minha alma: Onde apascentas o teu rebanho, onde o fazes descansar ao meio-dia; pois por que razão erraria eu te buscando onde não estás?
Se tu não o sabes, ó mais formosa entre as mulheres, segue as  pisadas das ovelhas, e apascenta as tuas cabras junto às moradas dos pastores. 
Cânticos 1:7-8

Quantos de nós,muitas vezes,diante de tantas religiões e de tantos evangelhos que nos são pregados,tememos procurar por Jesus onde Ele não esteja,tememos ser apascentados por aqueles que não nos levam até Jesus..
A instrução que Ele dá porém ,é que siga as pisadas das ovelhas e fique perto da morada dos pastores.
No Novo Testamento,o Senhor nos diz que suas ovelhas,reconhecem sua voz,Ele as conhece e por elas é conhecido,e elas ouvem sua voz e o seguem..
Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas.
Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas.
Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. 
João 10:11-14


As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem;
E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. 
João 10:27-28


A intimidade,a BUSCA PESSOAL nos leva a falar com o verdadeiro Cristo em oração,a obter revelação proveniente do próprio Espírito Santo,uma revelação gradual e crescente,a medida que procuramos,e buscamos de todo coração.Religião alguma,condutores de outros rebanhos algum,poderão nos enganar,porque saberemos então reconhecer se o que temos visto e ouvido vem do amado das nossas almas ou não.

É assim, no decorrer de todos os anos desde que o conheci, que tenho procurado me relacionar com meu Deus:um relacionamento de amor,de perseverança em buscar ainda que algumas vezes eu pareça não encontra-lo,
De noite, em minha cama, busquei aquele a quem ama a minha alma; busquei-o, e não o achei.Cânticos 3:1
um relacionamento onde posso dizer que meu Amado,o amado da minha alma,é superior a qualquer outro amado,onde ás vezes Ele me elogia,me ergue,me renova a auto-estima 
O meu amado fala e me diz: Levanta-te, meu amor, formosa minha, e vem.Cânticos 2:10
e me faz crer que entre muitos outros e outras,fez questão de me escolher para ser Dele,
Sessenta são as rainhas, e oitenta as concubinas, e as virgens sem número.
Porém uma é a minha pomba, a minha imaculada, a única de sua mãe, e a mais querida daquela que a deu à luz; viram-na as filhas e chamaram-na bem-aventurada, as rainhas e as concubinas louvaram-na. 
Cânticos 6:8-9

ás vezes Ele pede-me para cantar,para orar,para abrir a porta para Ele,para parar de me esconder e aprender a distinguir o tempo em que meu inverno acaba e eu posso frutificar..
Porque eis que passou o inverno; a chuva cessou, e se foi;
Aparecem as flores na terra, o tempo de cantar chega, e a voz da pomba ouve-se em nossa terra.
A figueira já deu os seus figos verdes, e as vides em flor exalam o seu aroma; levanta-te, meu amor, formosa minha, e vem.
Pomba minha, que andas pelas fendas das penhas, no oculto das ladeiras, mostra-me a tua face, faze-me ouvir a tua voz, porque a tua voz é doce, e a tua face graciosa. 
Cânticos 2:11-14

tudo isto,todas estas cenas,podemos visualizar enquanto viajamos nas poesias de Cantares.São segredos e mistérios entre Deus e todo aquele que o ama,quem entende das coisas espirituais,verá.
*Abraço e paz!



Um comentário:

Evangélico Social disse...


Alessandra, Boa Tarde. A Paz do Senhor.

Peço-lhe desculpas de usar o campo comentário para lhe escrever, entretanto não encontrei em seu Blog o Menu de Contato para lhe escrever.

Eu assim, como alguns irmãos, desenvolvemos o Evangélico Social, trata-se de uma rede social exclusiva para nós evangélicos, vide www.evangelicosocial.com.br.

O Evangélico Social segue as mesmas linhas do Facebook.

O Evangélico Social fora inserido na web a pouco mais de trinta dias, e temos feito uso do Facebook, Twitter, salas de bate papo do Uol, e claro o boca a boca. Em pouco mais de trinta dias já contamos com cerca de 2000 mil usuários ativos.

Como nós não dispomos de recursos financeiros para investir em publicidade, temos feito ações como as mencionadas acima.

Gostaríamos de saber se existe a possibilidade de algum tipo de parceria, troca de banners, etc.

Vale ressaltar que tivemos a ideia de desenvolver o Evangélico Social, tendo em vista a Intolerância Religiosa que nos assola, seja por pessoas de outras religiões, como também, por Evangélicos assim como nós que são de igrejas diferentes, sem contar isso, outro fator que nos motivou, fora que com um projeto deste, podemos aproximar os irmãos e irmãs, para que com isso exista maior integração e interação, seja com compartilhamento de conteúdos, a troca de testemunhos, mas além disso, poder fazer do Evangélico Social uma instrumento de Evangelização.

Grande abraço que e o Senhor possa se fazer presente em sua vida, e na vida de sua família hoje e sempre.

Cordialmente;

Jehovan F. Dias
Equipe Evangélico Social
www.evangelicosocial.com.br

Edificando em todo lugar..

type