quinta-feira, 20 de junho de 2013

O Cuidado em instruir


Hoje pela manhã,ao abrir minha Bíblia após oração,me deparei com um texto que me chamou atenção desde o título,pois dizia:Jeosafá,e o seu cuidado em instruir o povo.''-2Cronicas 17.
Num tempo de eternos altos e baixos em Israel e Judá(pois estavam divididas),onde cada rei que subia ao trono fazia a coisa de um jeito,deixando o povo a mercê de seus acertos e erros,Jeosafá,rei de Judá,graças a Deus,acertou.
A Palavra nos conta que ele fez o que era reto aos olhos do Senhor,não buscou a Baalins(ídolos),mas sim buscou ao Senhor seu Deus e procurou andar em seus caminhos,não nos caminhos corruptos que naqueles dias estava andando Israel.Desta maneira o Senhor confirmou o reino dele,trouxeram-lhe muitos presentes,e ele teve riquezas e glórias em abundancia.
E o SENHOR era com Jeosafá; porque andou nos primeiros caminhos de Davi seu pai, e não buscou a Baalins.
Antes buscou ao Deus de seu pai, andou nos seus mandamentos, e não segundo as obras de Israel.
E o SENHOR confirmou o reino na sua mão, e todo o Judá deu presentes a Jeosafá, o qual teve riquezas e glória em abundância. 
2 Crônicas 17:3-5

São tantos detalhes neste texto para nos inspirar a ter uma vida reta,que desejo citá-los resumidamente antes do assunto central pelo qual estou escrevendo:
1-apesar da influencia sócio-econômica,política e cultural,ele manteve firme suas origens,renegou a tudo,para buscar ao Senhor e obedecê-lo.(causa esta pela qual foi abençoado)
2-Sendo fiel o Senhor confirmou-ou seja-amparou,mostrou como sendo verdadeiro,o seu reino(consequencia por ser obediente)
3-As pessoas lhe traziam presentes,ele se tornou um homem muito estimado e respeitado,a ponto de outros homens desejar agradá-lo.Assim teve riquezas e glórias.(consequência por ser uma benção)
No entanto hoje,quero mesmo é falar do trabalho que ele executou,fazendo questão de que o povo conhecesse as Escrituras Sagradas,enviando homens que iam por todos os lugares apregoando estas escrituras ao povo em todas as cidades.
E no terceiro ano do seu reinado enviou ele os seus príncipes, a Bene-Hail, a Obadias, a Zacarias, a Natanael e a Micaías, para ensinarem nas cidades de Judá.
E com eles os levitas, Semaías, Netanias, Zebadias, Asael, Semiramote, Jônatas, Adonias, Tobias e Tobe-Adonias e, com estes levitas, os sacerdotes, Elisama e Jeorão.
E ensinaram em Judá, levando consigo o livro da lei do SENHOR; e foram a todas as cidades de Judá, ensinando entre o povo. 
2 Crônicas 17:7-9

Sabemos que o povo,muitas vezes erra porque lhe falta conhecimento.Se não queremos errar,devemos conhecer a Bíblia,se além de não querermos errar,desejamos fazer outros acertarem,devemos ensinar a Bíblia a eles.
Vejo  neste trecho da história,Jeosafá muito parecido com o superintendente regional da minha Igreja(Quadrangular);pois desde que ele assumiu a região de Catanduva,tem-se feito um movimento grande de muitos simpósios,palestras,convenções e  demais eventos  para trazer ensinos de qualidade a todas as Quadrangulares com seus grupos de homens,mulheres,jovens,professores,pastores ,louvor,etc.
No início,tudo foi muito desconfortável,pois estávamos acostumados a gastar nosso tempo e dinheiro livre com ociosidades,achávamos que já estávamos fazendo muito em ir aos cultos todas as semanas.Estes eventos,muitos deles em cidades diferentes,exigiam desprendimento de tempo e dinheiro,eu mesma reclamei uma porção de vezes antes de entender que cada um destes lugares ,palestras,seminários e simpósios,estavam ensinando toda a região a caminhar unida,numa única visão,crescendo junto,descobrindo junto a vontade de Deus para nós.Até agora porém,embora não tenha ido em todos, não me arrependi de nada do que participei,pelo contrário,conheci pessoas novas e me tornei por elas conhecidas,fui edificada e abençoada em cada seminário,encontro regional e palestra,e quanto aos recursos,Deus os proveu.
Este é um exemplo e um testemunho pessoal,mas quero dizer que todo líder deve ter esta preocupação de tornar as pessoas que o cercam profundamente instruídas na Palavra,pois é através do conhecimento que nos libertamos de pensamentos errados,pecados que nem sabíamos que tínhamos,ou se sabíamos,talvez desconhecêssemos as consequências ou não tínhamos força o bastante para mudar.
mas o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte e fará proezas. Daniel 11:3
Por outro lado, em algumas Igrejas,principalmente em cidades pequenas o povo fica usando de muleta a idéia de sua simplicidade e pouco conhecimento bíblico,como uma desculpa para não tomar atitude diante da vida,não mudar nada e continuar pequenininho.Muitas vezes,não tem dó de usar seus recursos  para um monte de coisas banais,mas tem dó de gastar com coisas consideradas bíblicamente como pão.
Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura.Isaías 55:2
Que possamos entender,que ,ou estamos comprometidos por completo com as coisas do Reino,ou ainda não assumimos a vida com Cristo por completo.Deus ainda tem homens como Jeosafá,preocupados em anunciar a Palavra com profundidade,preocupados em transformar a mente e o coração das pessoas,desejosos de ver este milagre acontecendo todos os dias bem diante de seus olhos.
E dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência.Jeremias 3:15
Deus aprecia homens e mulheres assim,que cuidam para sair da ignorância espiritual,da vã religiosidade,e de junto consigo levar a outros.
Termino deixando duas perguntas:
Uma para o líder:
E você?Como tem liderado?O que deseja passar para aqueles que estão sob tua autoridade?Tem feito com que eles cresçam e amadureçam espiritualmente ou tem fornecido apenas o básico para que se mantenham na Igreja?
outra para o liderado:
Você consegue enxergar o propósito de Deus na visão de seu líder ou tem se debatido ,resistindo em obedecer e criticando o tempo todo cada iniciativa que ele toma para as melhorias que a Igreja precisa?
Espero que ao fim de tudo,todos nós tenhamos crescido na graça,no conhecimento,na unidade e no amor.

Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,
Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.
Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, 
Efésios 4:13-15


oração de hoje:
Senhor,sejam os líderes,conscientes tanto quanto Jeosafá,conscientes de que tem a responsabilidade de ensinar a respeito das coisas espirituais,tudo o que possa consolidar sua Igreja numa fé verdadeira.Que também os liderados entendam que a verdade é que os pode libertar,que quanto mais souberem acerca da tua vontade,mais libertos serão.Levanta-nos não como religiosos,fanáticos,mas sim como aqueles que tem o Espírito e tem o conhecimento,para glorificar teu nome em toda nossa maneira de viver.Oramos em nome de Jesus,amém.

Esta postagem é patrocinada por:
www.chocolateemorango.loja2.com.br

Nenhum comentário:

Edificando em todo lugar..

type