quarta-feira, 11 de setembro de 2013

É razoável?


E disse o Senhor a Jonas:È razoável este teu ressentimento?Jonas 4:4

A palavra razoável no dicionário significa:1-Que está em conformidade com a razão; racional. 2-Aceitável pela lógica;3-  Que demonstra bom senso;4- que se comporta de maneira racional; sensato.Sem excesso; moderado ou comedido.5-Que está entre o excelente e o péssimo; suficiente.

Deus perguntou duas vezes a Jonas se seu comportamento ,se seu ressentimento e descontentamento estavam sendo razoáveis.
Não sei quanto a você,mas eu me faço esta pergunta antes de reagir de acordo com o abalo que algumas atitudes de outras pessoas ou circunstâncias da vida causam em mim.As vezes mil respostas passam por minha cabeça,desejo de estourar logo,explodir,romper;mas o Espírito Santo me leva a ser razoável  na maioria das vezes,a não passar da medida a fim de depois não ter que voltar e consertar estragos maiores que poderiam ser evitados.
Jonas estava zangado porque Deus mandou que ele profetizasse sobre Nínive, dizendo que Ele(Deus) a destruiria,mas o  povo ,a começar pelo rei se humilhou e corrigiu ,fazendo Deus voltar atrás em sua decisão e a profecia não se cumpriu.Jonas estava preocupado com sua reputação de profeta.
Talvez ele fosse um pouco genioso:primeiro quis fugir da tarefa,depois se zangou porque não se cumpriu,
mas era como uma criança;se alegrava com pequenas coisas e pequenas demostrações de cuidado de Deus sobre si:ficou feliz em ver que Deus lhe deu uma aboboreira para lhe fazer sombra enquanto dormia um sono que era mais um  ''quero esquecer de tudo e ficar aqui sozinho''.No dia seguinte porém,a aboboreira havia murchado,o sol lhe queimava,e outra vez ele ficou nervoso,e outra vez Deus lhe perguntou se estava sendo razoável.Na verdade,a aboboreira era  mais uma lição do que um conforto.Jonas se apegou a ela e Deus  lhe ensinou então:''tiveste compaixão de uma aboboreira que você não plantou,que num dia você viu nascer e no outro já se murchou,e não terei eu compaixão de uma cidade inteira,onde a maioria das pessoas não passam de ignorantes?(no sentindo de ignorar/desconhecer o  que é certo ou errado).(vers.11)
Sabe amados,embora reprima muitos sentimentos que posso quase jurar estar certa e isto faça um nó bem no meio da garganta e se transforme em lágrimas que eu costumo chorar sozinha ,embora para Deus e tantas vezes só a Ele eu demonstre muita pressa de que as coisas saiam do jeito que desejo e  embora reconheça ser geniosa como Jonas;também quero ser razoável,também quero entender o que esta por trás daquilo que Deus permite e que minha razão não alcança agora.Ainda bem que ele  tem paciência conosco,com nossas zangas e reclamações,enquanto ele conserta tudo,vamos nos acalmando,e naquilo que estávamos certos desde o início,que ele nos honre e trate com quem estiver errado amém?
Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.
Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus.Tiago 1:19-20


ORAÇÃO DE HOJE:
Senhor,quantas vezes sinto raiva,descontentamento.Tenho vontade de ligar,falar,escrever,discutir com pessoas que estão  me prejudicando de alguma maneira!Quantas vezes não consigo compreender  o porque de algumas coisas..mas ensina-me a agir com bom senso,a ter um comportamento digno,a me aquietar e acalmar meu coração até que possa enxergar tudo com clareza.Onde a falha é de outros,trabalhe em seu caráter,que o Senhor os julgue e os trate de acordo com suas intenções.Oro em nome de Jesus,amém.

Esta postagem é patrocinada por:
www.chocolateemorango.loja2.com.br

7 comentários:

André disse...

O seu artigo é muito interessante Alessandra, realmente, quantas vezes sentimos vontade de teruma atitude por impulso que pode nos prejudicar, e Deus por meio do seu Espírito, nos dá o domínio próprio. É muito importante sempre estarmos sensíveis ao Senhor e evitar futuros problemas. Aproveito para convidá-la para conhecer meu blog

http://blogandocomandre.blogspot.com.br/

A paz do Senhor.

Macelania Fernanda da Silva disse...

Lindoooo

Andrea Colucci disse...

Olá vim de fazer uma visita, espero vc no meu cantinho bjs.
http://drea-amigos.blogspot.com.br/

Evanir disse...

Com todos os obstáculos que a vida nos prepara,
consigo superar as barreiras e passar a ter esperança ,
que tudo poderá ser melhor.
È muito bom ter alguém especial como você,
uma amizade , que posso contar sempre ,
que for preciso.
Que ,Deus não permita , que venha perder a
alegria de viver.
Que , eu possa ser benção
na vida de todos ,
que nossa amizade seja
pra sempre baseada na fé e no amor.
Um abençoado final de semana.
Beijos no coração e afagos na sua alma.
Evanir..

António Jesus Batalha disse...

É bom voltar ao seu blog, ver e ler o que está publicando,só posso agradecer pelos textos,
com que nos presentei-a,e posso dizer que tem aqui um agradável blog, desejo que continue de saude e com muita paz.
Deixo as minhas saudações, com desejo de muitas felicidades.
Sou António Batalha.
Do Peregrino E Servo.

Cássia disse...

Oie.. Bom está aqui em seu blog... Convido você á vir a minha casa e ser um seguidor.
Obg... Bjs e Flores. Fica com Deus

Noemi disse...

Estoy visitando nuevamente su hermoso blog, deseando que Dios les bendiga grandemente.
Mi blog www.creeenjesusyserassalvo.blogspot.com

Edificando em todo lugar..

type