sexta-feira, 21 de março de 2014

Imediatismo X Paciência


Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é 

precipitado.

Provérbios 19:2


Dicionário:

Significado de imediatismo em Português:Modo de agir apressadamente, buscando compensação imediata, sem ligar para possíveis consequências. Modo de agir direto e objetivo, sem rodeios. Qualidade do que é imediato

Se há uma coisa que a vida ensina para os observadores,e que tem me ensinado especialmente nesta fase da minha vida,da segunda gestação,um pouco mais madura do que na primeira(eu tinha 21,agora 33)é sobre a importância de saber esperar o tempo certo de todas as coisas,e ainda mais:a importância de fazer nossa parte para que tudo saia como planejado no momento certo.
Meu marido se recorda de alguns detalhes da minha primeira gravidez dos quais eu realmente não me lembro,como por exemplo:eu dobrando as roupas do bebê em cima da barriga.Minha memória registrou pouquíssimas coisas,como por exemplo:meu mal hábito em comer salgados de boteco,fritos,todos os dias com coca cola e de como aderi a frase''grávida come por dois'',o que me rendeu 25 quilos .Também me lembro da enorme ansiedade em ter o bebê nos braços;de como fiquei frustrada no primeiro ultra-som quando o feto tinha o tamanho de um grão de feijão e eu já estufava a barriga para que todos vissem que estava grávida.Nos últimos meses também sofri bastante,chegava a chorar ansiando pelo nascimento e o rompimento da bolsa.
Desta vez comecei controlando tudo melhor,desde a alimentação até a ansiedade,pois,neste universo moderno que vivemos hoje e que a 10 anos atrás me era desconhecido,acompanho o desenvolvimento da minha gestação via computador semana a semana.Quando noto algo estranho como:boca amarga,enjoos,palpitações,sono excessivo,mudanças de humor,corro pesquisar via Google e acabo por descobrir que tudo é decorrente da gravidez e que cada uma destas sensações tem um prazo pra acabar assim que as semanas vão avançando..
Deste jeito,embora já de quase 6 meses,eu sonhe em ter o meu filho(sim,é menino e se chamará João Pedro!)nos braços,percebo o quanto é importante respeitar o processo de desenvolvimento,pois caso ele nascesse agora por exemplo,ainda não teria a visão desenvolvida,pesaria em torno de 450 gramas no máximo e teria uma aparência diferente daquelas que vemos ao fim dos 9 meses na maternidade,uma pele transparente,talvez ausência de unhas,cílios etc..portanto,nada de maluquices e pressas:esperar 9 meses é me garantir de que cada coisa se desenvolverá dentro do seu processo(agora por exemplo o bebê está desenvolvendo tato,audição e paladar,seu aparelho digestivo está sendo treinado através do líquido amniótico que ele engole e ele se movimenta muito em minha barriga!)para que ele esteja lindo e pronto quando eu o ver pela primeira vez na maternidade.
Outra área que tem me feito menos imediatista,é a área financeira.Comecei a gestação cheia de pequenas frescuras.Queria tanta coisa!Queria  tantos pequenos luxos!Mas..não tinha dinheiro guardado e também não tinha uma vida estabilizada suficientemente para sair comprando a prazo por aí,certamente isto resultaria em problemas mais a frente!
Quando escrevi a mensagem aqui no blog que fala sobre ''mendingar'' acabara de tomar uma decisão:não ficar contando com a ajuda da minha mãe(de melhores posses do que eu) para nada,nem ficar contando com a sorte,como um sorteio no Banco ou ganhar na loteria..
Nasceu dentro de mim uma revolta,uma insatisfação e um desejo de me prevenir para conseguir ter no futuro tudo o que não tenho agora,para de passar vontade,se é que me entendem!
Alguém me falou sobre ter o meu próprio dízimo pessoal.Uma pessoa não evangélica,fornecedor de bonés da minha loja,e então me caiu uma ficha:
Durante quase 20 anos tenho retirado 10% do meu salário para a Igreja,sempre consegui fazer isto e viver com o que sobrava,mas nunca guardei 10% numa poupança para mim,para garantia de um futuro melhor!Quantas lutas Alex e eu passamos em 12 anos de casados,porque nunca pensamos que se conseguíamos viver com 90% do que ganhávamos,conseguiríamos viver com 80% e usufruir do que poupamos mais tarde!
Em seguida comprei o livro Casais Inteligentes Enriquecem Juntos,que fala muito sobre a importância de poupar,e coloquei em ação este projeto,antes tarde do que nunca!
Daí você pode estar pensando:
O que isto tem a ver com imediatismo?
Tem a ver que,se queremos um filho perfeito,temos que esperar pacientemente 9 meses,tomar as vitaminas,fazer o pré natal,se alimentar saudavelmente.E orar,claro!Pois nada é mais confiável nesta vida do que sermos dependentes de Deus em todas as coisas.
Se queremos ter dinheiro amanhã,se estamos cansados de tanto desejar e não ter ou de medingar o que outros poderiam vir a nos dar,devemos ter a paciência,a disciplina e a disposição de poupar hoje,não apenas orar a Deus reclamando.
Meu marido ficou muito orgulhoso de mim quando mostrei numa agenda de controle ao fim do mês passado a contabilidade do quanto ganhamos,do quanto gastamos e o prazer de ter em caixa,o dinheiro para as compras de abastecimento da loja e uma pequena reserva na poupança.Apesar disto,ás vezes temos dificuldades com os ''desejos'' que aparecem do nada.Como sou responsável pelo dinheiro,também sou responsável em dizer os chatos e aparentemente perversos ''nãos'' para ele e meu filho Gabriel,além de os dizer diariamente a mim mesma também,mas disso eles pouco sabem.
Então o Senhor deu a ele,em resposta de oração a Palavra contida em Provérbios 31,3 trechos em especial ministraram ao meu coração trazendo alento:
''a mulher virtuosa zela pelo governo de sua casa''vers.27
''ela ri do dia futuro''vers.25
''Não teme quando chega o inverno porque sua casa esta coberta de tapeçarias''provérbios 31:21
ou seja..ela antecipa as dificuldades que sabe que pode passar se prevenindo,ela ri do dia futuro porque é prudente no presente,e zela pelo governo de sua casa administrando a limpeza,a dispensa,os gastos.
Por causa disto,seu marido também é respeitado e mesmo seus filhos a elogiam!
Amados,Deus é tão bom,que diante das nossas ansiedades e frustrações nos ensina sutilmente,através da voz do Espírito que nos fala,ou de alguém conhecido,o que devemos fazer para ter o que queremos,senão a curto,a longo prazo!Não devemos fantasiar tanto ou perder o controle diante de tantos projetos,objetivos e sonhos que nos parecem inalcançáveis.
Pessoas imediatistas ,na minha opinião correm mais riscos,cometem mais erros.É interessante respeitar o tempo certo da formação de uma vida,da idade certa para o namoro,da formação profissional,e o tempo de deixar de comprar o que queremos agora,porque não temos dinheiro e  começar a poupar para um dia mais tarde ter um montante que nos permita avaliar a compra e a importância daquilo.
Pés no chão,joelhos no chão,paciência..é algo que convém aos cristãos,amém?
*Abraço e paz!
obs:compartilho abaixo o ultra-som  que fizemos dia 17/03 revelando o sexo do bebê e de como ele está sendo perfeitamente formado,aproveito para dizer ,que embora todos -exceto meu filho Gabriel torciam por uma menina,o Senhor já havia ministrado ao meu coração duas vezes sobre ser um menino e se chamar João:

Esta postagem é patrocinada por:
www.chocolateemorango.loja2.com.br

2 comentários:

Unknown disse...

A paz do Senhor Jesus!
Não comentei no post anterior pois não consegui visualizar de maneira nenhuma o texto, mesmo vendo que algumas pessoas conseguiram comentar. Estava com saudades e passei o carnaval todo acessando o blog em busca de postagem rs
Bom, primeiramente muito edificada pela mensagem e muito feliz com mais um menino na sua família.
Serão abençoados e ousados na obra do Senhor!
Um abração e felicidades

Unknown disse...

A paz do Senhor Jesus!
Não comentei no post anterior pois não consegui visualizar de maneira nenhuma o texto, mesmo vendo que algumas pessoas conseguiram comentar. Estava com saudades e passei o carnaval todo acessando o blog em busca de postagem rs
Bom, primeiramente muito edificada pela mensagem e muito feliz com mais um menino na sua família.
Serão abençoados e ousados na obra do Senhor!
Um abração e felicidades

Edificando em todo lugar..

type