sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Cap.6-Idolatria Escondida-parte 1

***Você lerá agora o início do CAP.6 do livro que escrevi''Sobre Tudo O Que Se Deve Guardar,Guarda O Teu Coração''(todo o livro será postado continuamente nesse blog.)trata-se de um testemunho real,relacionado a vida sentimental de uma jovem cristã.
CAP.6

''IDOLATRIA ESCONDIDA''

''Ele me levou á porta do átrio;olhei e eis que havia
um buraco na parede.Então me disse;Filho do
homem,cava naquela parede.
Cavei na parede,e eis que havia uma porta.
Disse-me;Entra e as terríveis abominações que
eles fazem aqui.
Entrei e vi toda sorte de répteis e animais
abomináveis e de todos os ídolos detestáveis da casa De Israel pintados na parede em todo
redor.''-Ezequiel 8;7-10-

Bem ,observemos que nossa personagem não era volúvel em seus sentimentos,apesar de tão jovem.Passou a gostar de Everaldo do dia em que o viu pela primeira vez,o que durou um ano ,um mês e um dia,como já havia calculado ,e ainda perseverou nesse sentimento 5 meses depois que ele começou a namorar Flávia,já que nesse ultimo período tinha ainda a esperança de que o namoro fosse passageiro.
Durante todo esse tempo,o desejo de impressioná-lo e o fato de agora ser ''filha do Rei'',fizeram daquela menina chamada pelos antigos amigos da escola de ''negrinha do saravá'',uma mocinha bem mais delicada e dócil.Sua aparência e vestuário melhoraram bastante,e seu semblante também tornou-se menos duro.
Depois do início do namoro dos dois,descobriu que,por tempo ideterminado estava sozinha na caminhada com o Senhor...mas,amava o seu Senhor.Amava verdadeiramente;não era uma religião que amava,embora amasse tudo o que envolvia a Igreja.Ela dependia e confiava em Deus quando fora do templo também,era um caminhar diário,sua escolha em servir a Cristo,era irremediável;apesar disso,seu coração ainda era idólatra.
Não se assuste com essa revelação.Não se tratava,no caso dela,de idolatria á imagens de escultura,tão claramente condenada nas Escrituras Sagradas tanto no Antigo como no Novo Testamento,e portanto um dos primeiros rudimentos que um recém convertido tende a tomar consciência.

''Não farás para ti imagens de escultura,nem semelhança alguma do que há em cima no céu,nem em baixo,na terra.Não adorarás,nem lhe darás culto;porque Eu, o Senhor,sou Deus ciumento,que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem.''-Deuteronômio 5;8-9-

Bem,sobre este tipo de idolatria ela já estava totalmente convencida pela Palavra a não praticar,desde que Ele a evangelizou através do Livro do apóstolo João 14e 15,naquelas suas primeiras leituras bíblicas quando revelou;''Eu sou o caminho a verdade e a vida,ninguém vem ao Pai senão POR MIM.''-João 14;6-
No entanto,mergulhar nos rios de Deus,lhe mostrariam que as redes da idolatria podem ir além disso.
Também antes da sua conversão ela tinha uma pasta contendo fotos e revistas em quadrinhos de um grupo musical chamado ''New Kids On The Block''.Tinha quadros e posteres desse grupo,especialmente do vocalista Jordan,por todo seu quarto,nas paredes e atrás da porta.Mas,esta também não era a idolatria mais desafiante para Deus no coração da jovem,pois junto com sua conversão,a aparência do seu quarto também mudou;arrancou os quadros e posteres,deu fim a pasta e atrás da porta colou versículos bíblicos.
A pior idolatria que carregava consigo era algo que ela própria não enxergava como pecado.Ás vezes pecamos sem saber e por isso padecemos.No livro de Salmos alguém já declarou;''Quem pode conhecer as próprias culpas?Absolve-me Tu das que me são ocultas.''
A idolatria dela estava totalmente ligada ás paixões que acalentava..Quando se apaixonava vivia em função do ser amado.Acordava,se movia,comia e dormia pensando nele.Quando ouvia canções românticas,cultuava sua paixão ao ponto de ir ás lágrimas.Para o ser amado escrevia cartas de amor que jamais entregaria,mas que serviam de desabafo e alimentavam sua alto piedade,um inimigo mortal que parece inofensivo.O nome da pessoa amada era aos seus ouvidos o mais lindo do mundo;cada gesto,movimento e até suas imperfeições lhe eram perfeitos.Seu ''deus humano'' estava sempre num pedestal,intocável,enquanto ela,a menina da baixo-auto-estima,permanecia a seus pés encolhida.Por super valorizar o outro,e tão pouco a si mesma,não era de se admirar que nunca fosse correspondida.Enquanto ela sofria -e até sentia orgulho desse sofrer-a pessoa em questão prosseguia comummente sua vida,se quer lembrando da sua existência,exceto apenas quando queria exibi-la ou apontá-la como ''a menina que morre por minha causa''...Ela só deixava de idolatrar alguém,quando encontrava um novo ídolo,que lhe desse uma pequena esperança e parecesse superior ao anterior,então a velha paixão era substituída pela nova,embora ,como uma coleção,ela se lembrasse perfeitamente de todos os amores aos quais platonicamente se dedicara....
E quantas pessoas,especialmente as mulheres,sofrem desse tipo de idolatria mundo á fora.Talvez você mesmo,que este livro,tenha levado um grande susto ao reconhecer nesse trecho o diagnóstico exato da sua doença de amor.Por causa desse tipo de idolatria,homens se matam ou matam a parceira,mulheres fazem feitiçarias e macumbarias para atrair forçadamente a pessoa que é a razão de sua vida,muitos destróem casamentos de outros ou como nossa personagem,equivocada,tem o quadro da sua baixo auto estima piorado,e muitos impecilhos no seu crescimento espiritual .São os chamados ''passionais'' pela sociedade.Quantas vezes ela ficou sem entender nada quando após oração,a Palavra Revelada lhe trazia uma exortação sobre idolatria.Muitas vezes pesadas exortações,mostrando que Deus estava muito bravo com ela.Certa vez fechou a Bíblia resmungando algo do tipo;''-Deus,preciso de uma resposta.Porque ao invés disso me exortas sobre idolatria se sirvo somente a Ti e não a imagens de escultura?''
Um dia lhe cairia a ficha;Aquele que esquadrinha e sonda coração e mente sabia,que escondidos em seu coração,escritos nas paredes dele,estavam ídolos aos olhos do Senhor abomináveis.
A propósito...o que há nas paredes do seu coração?

''Amarás pois o Senhor teu Deus de todo o teu
coração e de toda a tua alma,e de todo o teu entendimento.
E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu
coração;e a intimarás aos teus filhos,e delas
falarás assentado em tua casa e andando pelo
caminho,e deitando-te e levantando-te.Também as
atarás por sinal na tua mão,e te serão por
testeiras entre os olhos.E as escreverás nos
umbrais da tua casa e em tuas portas.''-
Deuteronômio 6;5-9-

7 comentários:

Aninha disse...

Mto legal esse trecho e devo confessar que já sofri por idolatrar um homem, era meu professor e ele deu bola prá mim aí já viu né, sofri mto amiga e depois de anos q acordei e vi q na verdade eu estava doente e não amando. É, aprendi a lição do modo mais doloroso, rs. Bjooo

Alessandra disse...

pois é Aninha...eu era idólatra por causa da minha natureza romantica e sonhadora...que bom que se reconheceu aqui.Eu nem sabia que vc estava acompanhando a leitura do Livro..surpresa boa!

Lilian Cunha disse...

Mto forte, Alê...

"Por causa desse tipo de idolatria,homens se matam ou matam a parceira,mulheres fazem feitiçarias e macumbarias para atrair forçadamente a pessoa que é a razão de sua vida,muitos destróem casamentos de outros ou como nossa personagem,equivocada,tem o quadro da sua baixo auto estima piorado,e muitos impecilhos no seu crescimento espiritual."

Mas como fazê-los enxergar? Eu me policio todos os dias e devemos fazer isso. Aquele q está de pé, cuide-se q não caia. Por que viver de ilusões se Deus pode nos dar a verdadeira felicidade?

Laura Pinheiro disse...

infelizmente eu tinha um deus que eu me prostava todoas os dias a ele, eu o achava perfeito, pra mim ele não era o meu deus, mas lá no fundo eu o amva mais que a dDeus e Deus não permite isso, sofri muito com uma enorme decpção mas descobri que o unico altar em mim tem que ser o DE Deus.

Sônia Massini disse...

Muito bom e e muito edificante,pra mim que trabalho com jovens e adolescentes poso tirar lições de valor para passar para eles.
Deus continue te abençoando e tenha uma tarde na doce paz.
Bj no ♥

Renata Souza disse...

É verdade!

Eu também era idolatra neste caso!
Antes de conhecer verdadeiramente a Cristo era católica, mas a minha maior idolatria na epoca não era as imagens, mas era o calor do meu coração por alguém.

Mas Deus nos mostra sempre todas as coisas em que devemos nos afastar. E tem Sua imensa e infinita misericórdia em seus filhos amados...

Como a amiga acima descreveu: Muito FORTE!...
Mas PRECIOSO!

Continuando a Ler...

Anônimo disse...

Sabe que foi um abrir de olhos lendo esta parte do livro. Obrigada por ser um instrumento de Deus para a minha vida.

Edificando em todo lugar..

type