sábado, 21 de junho de 2014

Entre o velho e o novo,alguém especial.


Ontem tive um tempo a sós com o Senhor,tempo precioso,e pequeno ainda,comparado ao tanto que eu poderia estar  me dedicando á oração,e preciso.
Mas neste tempo,após orar,pude meditar em duas passagens bíblicas;a primeira falava do nascimento de Obede,pai de Jessé,pai de Davi,da descendencia de Rute,através de sua nora Noemi.
Depois de perder o marido e os dois filhos ainda moços,embora já casados,Noemi chegou a pedir que lhe chamassem de Mara,pois sua vida tornara-se amarga( este é o significado do nome Mara).Porém Deus não lhe havia desamparado como ela pensava,nem seria aquele o desfecho de sua história.O Senhor deu a ela uma nora maravilhosa:Rute,que tinha tudo para ir embora quando o marido morreu,mas preferiu ficar com a sogra até o fim e cuidar dela.Rute,na insistência de Noemi para que fosse viver sua vida sem se preocupar mais com ela,foi autora de uma das mais  leais e belas frases da Bíblia-na minha opinião:
''Não insista para que eu te deixe,e de ti me afaste;para onde quer que tu fores,eu irei;onde passares a noite,ali eu passarei;o teu povo é o meu povo e o teu Deus é o meu Deus.
Onde quer que fores sepultada,ali também eu serei ;
retribua-me Deus em dobro,se outra coisa,a não ser a morte,me separar de ti.''''Rute 1:16-17
Bem,Rute,para sustento próprio e da sogra,foi buscar alimento nos campos de um homem chamado Boaz.Havia uma lei determinada pelo próprio Deus nos dias de Moisés quando ainda escrevia as Tábuas da Lei em Israel,que os donos de campos não deveriam mandar seus empregados recolher o alimento que caísse no chão,mas deixasse para os estrangeiros,órfãos e viúvas recolherem..
''Quando em teu campo colheres a tua colheita,e esquecerdes uma parte no campo,não tornarás a buscá-la;para o estrangeiro,para o órfão e para a viúva será,para que o Senhor teu Deus te abençoe em toda obra de tuas mãos.
Quando sacudires a tua oliveira,não tornarás a sacudir os ramos para que caia mais,para o estrangeiro,para o órfão e para a viúva será.
Quando vindimares a tua vinha,não tornarás atrás de ti a remexê-la;para o estrangeiro,para o órfão e para a viúva será,lembrando-se tu de que um dia fostes servo no Egito,por isto lhe dou tais ordens.'1'-Deuteronomio24:19-22 
Boaz fez mais que isto:ordenou a seus empregados que desse o melhor para Rute,pois conhecia sua fama de mulher virtuosa e o que fizera pela sogra.
''E levantando-se ela para colher,Boaz deu ordem á seus moços dizendo:Até entre as gavelas deixe que ela colha,e não a atrapalhem;e deixe cair propositalmente alguns punhados para que ela possa catá-los e ninguém a proíba.''Rute 2:15-16
Deus estava na direção de tudo,Boaz não era apenas um bom homem,era o segundo parente mais próximo do marido morto de Rute e havia também outra lei determinada por Deus nos dias de Moisés,que dizia que caso um homem morresse antes de ter filhos por exemplo,seu irmão ou seu parente mais próximo deveria casar-se com a viúva,e o primeiro filho que nascesse desta união seria considerado descendente não do atual marido,mas do falecido ;o parente mais próximo também teria a obrigação e o direito de cuidar dos bens e das terras do morto,seria o RESGATADOR((aquele que recupera,que salva).
''Quando irmãos morarem próximos e algum deles morrer e não tiver filhos,então a mulher do defunto não se casará com outro homem de fora,seu cunhado se tornará seu marido e cumprirá para com ela as obrigações;E o primeiro filho a quem ela der a luz estará no nome de seu irmão morto,para que seu nome não se apague em Israel.''Deuteronômio 25:5-6 
E assim Boaz e Rute se casaram,dando a Noemi como descendente á Obede,que foi pai de Jessé,que foi pai de Davi ,o rei mais importante de Israel,até a vinda do próprio Cristo pela sua linhagem.(*confira a genealogia completa em Mateus capítulo 1)
Você pode ler em detalhes toda a história na própria Bíblia,digo que vale a pena,e que não é difícil,já que o livro de Rute tem apenas 4 capítulos.
A segunda passagem bíblica que li,falava sobre Ana,esposa de Elcana.Era uma mulher muito amada por seu marido,que tinha também outra esposa,chamada Penina(naqueles tempos isto era permitido em Israel).A Bíblia diz que Penina vivia a provocar Ana porque conseguia gerar filhos e Ana não.Isto,nos tempos antigos ,era a maior das vergonhas para qualquer mulher.
Ana porém,levou ofertas ao Senhor ao templo,chorou angustiosamente e lhe fez o voto de que se Deus lhe desse um filho,consagraria este filho assim que fosse desmamado a serviço do templo,Deus ouviu a sua oração,deu a ela Samuel,ela cumpriu sua promessa,entregou o filho ao profeta Eli assim quando foi desmamado passando a vê-lo apenas uma vez por ano,quando subia á Jerusalém a oferecer sacrifícios..em troca disto,Deus lhe deu mais 5 filhos,e inspirada nesta vitória,ela foi autora de um dos mais belos cânticos da Bíblia,na minha opinião,vou deixar aqui apenas um trecho:
''O Senhor é o que tira a vida e a dá,faz descer á sepultura e faz tornar a subir dela.
O Senhor empobrece e enriquece;abaixa e também exalta.
Levanta do pó o pobre e do esterco exalta o necessitado para o fazer sentar-se com os príncipes do seu povo,para o fazer herdar um trono de glória..''1Samuel 2:6-8
Bem,tudo o que foi citado acima é muito,muito inspirador,mas para mim,neste meu momento gravídico(34 semanas de gestação completadas hoje),o que mais me chamou a atenção,semelhante nas duas histórias,foi a chegada de uma criança,mudando toda a situação e a vida das pessoas a sua volta.
Noemi,com os filhos e maridos mortos,jamais pensara que poderia ter a alegria de tornar-se avó,carregar um bebê nos braços,e muito menos que este bebê seria peça importante na descendencia de Jesus,mas teve oportunidade de viver tudo isto,graças a lealdade de Rute.
Ana,mulher estéril,confiando em Deus foi abençoada,abriu mão da convivência com o filho desde pequenino(talvez dois ou três anos de idade),mas Deus deu a ela a graça de gerar tantos outros,calando a boca de sua competidora definitivamente e honrando-a perante todos.
Assim me sinto com a gestação que estou vivendo.Faltam 27 dias para João Pedro nascer.Descobri estar grávida no momento que perdia algo importante para mim:no momento em que perdíamos a direção pastoral do ministério na cidade de Elisiário.Era a motivação que nos movia,a resposta de Deus após anos de espera e foi uma facada em meu peito perceber que nada saiu de acordo com nossas espectativas embora houvéssemos nos empenhado tanto e agido diligentemente,com amor e temor.
Se não fosse esta gravidez,seria difícil manter-me motivada para qualquer coisa na vida,mas Deus tem me dado motivos novos para sorrir,e mostrado que não há ministério maior que a família da gente.João Pedro tem sido a linha de divisa entre o antes e o depois,entre o velho e o novo,entre as percas e as vitórias da minha vida,percas e vitórias que não escolhi,mas que o próprio Deus ,por algum motivo,escolheu para mim.
Sinceramente,não tenho pensado muito na vida ministerial ultimamente,tudo o que vivi deixou sequelas e marcas que serão tiradas por Deus no tempo determinado .Todas as minhas forças agora estão voltadas para as pessoas que amo e que me amam:meu marido,filhos,mãe,irmãs,cunhados e sobrinhos.
Espero e peço a Deus constantemente,que Gabriel Asafe e João Pedro Barcelos,sejam dois grandes homens de Deus,ousados e usados em santidade por Ele em seus dias;se for só este meu ministério,já terei deixado minha marca na história..Gabriel..filho de Alessandra,serva do Deus vivo.João Pedro,homem de Deus,cheio do Espírito Santo,filho de Alessandra,serva do Senhor.
Imperfeita,comum,..mas sempre Dele, com ministério ativo e visível,ou numa vida comum, é isto que sou.
*Abraço e paz!



Esta postagem é patrocinada por:
www.chocolateemorango.loja2.com.br
 Para comprar meu livro  clique aqui

6 comentários:

Lidiane Carvalho disse...

Seu ministério já existe, pois você já trabalha para o reino de Deus. Um título ou reconhecimento podem não acontecer como você espera, ou no momento desejado, mas acontecerão. Você é uma benção e aquilo que Deus vai fazer através da sua vida é uma prioridade principalmente para o próprio Deus. Por isso aguarde e confie em Deus, ele está no controle de tudo, glória a Deus!

Arione Torres disse...

Oi querida, gostei muito do seu blog! Já estou seguindo!
Se quiser seguir e conhecer os meus fique à vontade;
http://www.arionetorres.blogspot.com.br/
http://cantinho-dos-baixinhos.blogspot.com.br/
Beijos e tenha um domingo abençoado, beijos!!

Noemi disse...

hola visitándoles nuevamente de El Salvador, bendiciones.
mi blog www.creeenjesusyserassalvo.blogspot.com

Anônimo disse...

Por Favor Igrejas, alertem os Cristãos sobre algo muito grave que está acontecendo!
As novelas estão ensinando de forma sutil que defender a família tradicional é preconceito!
Estão ensinando que defender o que está na Bíblia é intolerância! Em pouco tempo os Cristão serão vistos como um bando de
preconceituosos e intolerantes. As novelas colocam como certo muitas coisas que a palavra de Deus ensina que é errado.
Quando você assiste, está patrocinando isso, pois eles dependem da sua audiencia! Alertem os Cristãos!

Unknown disse...

ola bom dia
adorei o blog e suas palavras ultimo post a historia de Ana tbm me inspirou muito em minha gestação.
Mas oque me chamou mais a atenção foi o seu livro quero compra-lo
como faço?
vou divulgar no meu blog hj o seu livro para que meus seguidores possa conhecer essa bela historia
assim como eu quero conhecer
meu email:
depoisquecasei@gmail.com
bjo linda

António Je. Batalha disse...

Passei apenas para deixar esta palavra .Deus é o Senhor e a Sua Palavra é infalível, ela transforma dá conhecimento e sabedoria, indica-nos o caminho,e mostra o errado, também nos mostra o futuro os erros as coisas boas do passado, é o alimento para a nossa alma , e sasseia a alma sedente.Peregrino E Servo

Edificando em todo lugar..

type