sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Líder simples,porém digno.

Porque, ainda que eu me glorie mais alguma coisa do nosso poder, o qual o Senhor nos deu para edificação, e não para vossa destruição, não me envergonharei.
Para que não pareça como se quisera intimidar-vos por cartas.
Porque as suas cartas, dizem, são graves e fortes, mas a presença do corpo é fraca, e a palavra desprezível.2Coríntios 10:8-10   
Quando leio o texto contido em 2Coríntios 10,percebo que mesmo nas Igrejas primitivas(aquelas que foram construídas pouco  após morte e ressurreição e ascensão  de Jesus,pela pregação dos  discípulos e do apóstolo Paulo) em seu frescor primário , com a descida do Santo Espírito no Petencostes,e sem  muita mistura doutrinária;a Igreja do Senhor já tinha suas chateações,desentendimentos  e burocracias ministeriais internas.
   Paulo não podia estar em todos os lugares ao mesmo tempo,muitas vezes aliás estava preso-literalmente-por causa da perseguição aos cristãos,então escrevia cartas ás Igrejas  das cidades onde estava ausente,mas já havia portas abertas,onde os irmãos congregavam. (por isso os nomes dos livros do Novo Testamento Romanos,Coríntios,Tessalonissences,Colossenses,etc,seria o mesmo que ter um livro tipo:''Carta de Paulo aos Pernabucanos-cidadãos que moram em Pernambuco.)
   Aqui faço uma observação muito incentivadora para nós escritores de Cristo:desde que o mundo é mundo,Deus fala através da escrita aos homens,sem ela não teríamos a Bíblia,um conjunto de livros escrito por homens inspirados por Deus em tempos e gerações distintas.
Moisés escreveu as tábuas da lei e alguns dizem que foi testemunha ocular e escreveu a história de Jó,Davi escreveu Salmos, assim como Asafe e outros  homens da época;
Salomão escreveu Provérbios, Eclesiastes e Cantares,enfim...pela escrita o Senhor fala,e fala hoje por meio de vasos legítimos(conto em ser um deles)através de meios modernos como a Internet,e também através de livros publicados-o qual já escrevi meu primeiro,contando parte do meu testemunho de vida na área sentimental,para glória de Deus.
  Viva o dom da escrita ,que vem de Deus e é muito útil quando usado para edificação!
  Mas hoje,quero falar mesmo é do conteúdo de 2 Coríntios 10,fica claro que alguns irmãos não aceitavam a autoridade de Paulo,procuravam diminuir seu chamado e ministério por meio de acusações fúteis do tipo:As cartas dele são fortes,mas sua presença fraca.
    Eles não percebiam,que Paulo na verdade,era um homem simples como é ordem do Senhor que todo filho e servo seu seja simples.Humilde no falar,manso,prudente,buscando por meios de amor e compaixão conduzir seus liderados a obediência á Palavra.
    Paulo vivia o que pregava.Apesar de todo conhecimento que carregava dentro de si,e do poder de Deus que emergia através de seu ministério,para salvação,conversão ,cura e libertação,reconhecia ser um homem como qualquer um outro.
Mas não sereis vós assim; antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve.Lucas 22:26
      Neste capítulo porém ele fala que não se orgulharia demais na autoridade que Deus lhe tinha dado,mas se orgulharia na medida.
     Essa foi a Palavra dada por Deus a nós ante-ontem na campanha familiar.
      Para mim,soa este ''orgulho na medida'' como ''dignidade''.Todo ministério precisa dela.
      Não podemos nos ensorbecer perante as pessoas,mas também não podemos permitir que passem por cima de nossa autoridade quando Deus nos dá.é preciso ter este ''orgulho na medida '' que Paulo cita...como diria minha madrasta nos velhos tempos''Sou crente,mas não sou tapete do diabo.''
      Não se pode em nome da humildade,tirar a autoridade de quem Deus levantou.A Igreja de Coríntos,estava sorrateiramente querendo diminuir e fazer parecer  pequeno o ministério de Paulo,se apegando ao fato dele não ser o homem de aparência poderosa que imaginavam que deveria ser.Ora,se ele fosse um homem assim,era sinal de que Deus não tinha trabalhado o bastante seu caráter para liderar Sua Igreja!
      Ele por sua vez,disse que era simples simplesmente porque vivia o que pregava,portanto,o que ele teorizava nas cartas,demonstrava na prática.
      Na minha Bíblia,o subtítulo deste texto esta:Paulo defende o seu ministério.
      Você ,líder ,que sabe ser humilde -porque o Senhor te ordenou ser-tem ''se orgulhado na medida'' para defender seu ministério,nem autoritário demais,nem de menos ,ou tem deixado que outros o ridicularizem?
     E você liderado,tem respeitado seu líder na sua simplicidade e limitações humanas,ou tem esperado por alguém um pouco mais autoritário e soberbo,uma espécie de estrela?
     Não confunda as coisas..Deus chama seus servos para serem simples,mas a autoridade que esta sobre eles,os defende da perversidade dos homens ..

E rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam;
E que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós1Tessalonicenses 5:12-13

***para meditar melhor no texto,leia todo capítulo aqui.
oração de hoje:
Pai,hoje oro pelos homens e mulheres de Deus,chamados para a liderança,para que sejam humildes na medida,nem demais,nem de menos,liderando seu povo em amor,para edificação e crescimento da tua obra.
oro para que os liderados o estimem e respeitem-aos verdadeiros homens e mulheres de Deus-e que não haja entre estes espírito de zombarias ,traições e rebeliões.
E a todo que tem um ministério,seja humilde,mas saiba defende-lo dos maus intencionados como Paulo defendeu o seu,com toda a dignidade,e coberto pelo teu Espírito.
Te peço e agradeço em nome de Jesus,amém!
     *Abraço e paz!

6 comentários:

Fran Souza disse...

Sejamos como Paulo \o/

Palavra abençoada como sempre.

Abraços

Unknown disse...

Depois que criei meu blog também comecei a pensar na possibilidade de publicar.

Parabéns que continue sendo este vaso nas mãos do Senhor.

Estou te seguindo. Bjim no coracao.
Pra Thaís Itaborahy
www.palavradevidaaocoracao.blogspot.com

Leivid disse...

liderança seria é muito importante

Deborah disse...

que Deus a abençoe hj e sempre... adorei o blog... super abençoado com mensagens maravilhosas....

bom sabado

bjos

Deborah

http://mundodadeborah.blogspot.com/

Unknown disse...

Que Deus ajude líderes a ter um coração como de Paulo, equilíbrio em sua postura passando esse exemplo aos seus liderados!

Grande Beijooo

Unknown disse...

legal, gostei do Blog. acesse o meu também
www.sigaajesus.blogspot.com

Edificando em todo lugar..

type