sexta-feira, 7 de junho de 2013

A dura lei e a bondosa graça


''Estais pois firmes na liberdade com que Cristo vos libertou,e não tornai a vos meter debaixo do jugo da escravidão.''Gálatas 5:1
Me chama a atenção ouvir no livro de Gálatas,a indignação do apóstolo Paulo,a perceber que muitos daqueles que aceitaram Jesus como Único e Suficiente  Senhor e Salvador,e se reconciliaram com o Pai através da graça(que é um favor imerecido,como o próprio nome já diz:de graça)agora se entregavam a diversas dúvidas querendo saber se deveriam continuar obedecendo as ordenanças da lei estabelecidas no Antigo Testamento,ou se deveriam aceitar a simplicidade do  viver em Cristo no N.T através da fé.
Um exemplo citado nas Escrituras é o de que alguns achavam que deveriam se circuncidar,como fora antes estabelecido para Israel, Paulo porém garantia com veemência ,que mesmo tendo sido livres da lei-pela qual ninguém poderia salvar-se-já que é impossível que um ser humano comum cumpra toda a Lei
''E é evidente que pela lei ninguém será justificado perante Deus porque o justo viverá da fé.''Gálatas 3:11
-eles queriam novamente,por livre espontânea vontade deixar-se prender através do doloroso ato  de circuncisão física,desvalorizando e anulando o sacrifício de Jesus na Cruz.Paulo alegava que muito mais importante do que cortar uma pele do orgão genital masculino,o coração deveria ser purificado de toda malícia e maldade:
''Eis que eu Paulo,vos digo que se vos deixardes circuncidar,Cristo de nada vos aproveitará.E de novo protesto a todo homem que deseja se circuncidar,que se deseja guardar esta parte da lei,estará obrigado a guardar toda a lei.Separados vocês mesmo se farão de Cristo,vocês que desejam se justificar pela lei,procurando cair de graça.Porque para Jesus Cristo nem a circuncisão nem a incircuncisão significam nada,mas sim a fé que opera através do amor.''Gálatas 5:1-6
Ainda hoje tantas vezes é necessário vigiarmos sobre nossa legalidade(ato de julgar todas as coisas pela dura lei do Antigo Testamento),porque,aceitamos a Jesus como Único e Suficiente Senhor e Salvador,pela fé em Seu Nome,nos tornamos então filhos de Deus,co-herdeiros com Cristo gratuitamente,mas continuamos intimamente acreditando mais na lei do merecimento e do castigo,do que na   herança que temos através da justificação pela graça e  fé. Herança esta que pode nos curar,nos prosperar,e nos moldar segundo Jesus,mas cujo jugo é suave e cujo fardo é leve;ou seja,se pecarmos,teremos um Advogado,um Sumo Sacerdote que se compadece de nossas fraquezas,porque foi homem como nós.
Não quero com isto dizer que devemos viver como bem entendermos,sem prestar atenção no que Deus quer de nós,Paulo também deixou isto claro
Porque vos irmãos fostes chamados para a liberdade;não useis porém desta liberdade para dar ocasião ao pecado,mas servi-vos uns aos outros por amor.''Gálatas 5:13
;mas certamente,se fosse depender de nós estaríamos fritos!
O que nos sustenta todas as manhãs é a graça,o que nos torna limpos é o sangue de Jesus,o que nos permite aproximar de Deus em oração e pedir perdão após um pecado cometido por acidente,é o véu rasgado de alto a baixo.
Muitas vezes tudo o que o diabo-cujo nome significa acusador-precisa,é colocar em nós o jugo pesado da lei sem perdão,é nos fazer ver Deus,nosso Pai como um Deus severo,que quer castigar-nos após cada falha;é nos fazer vê-lo como um Deus que só se agrada e nos ouve se houver algum sacrifício nosso.Um Deus que se agrada mais se estivermos tristes e sofrendo do que se estivermos alegres,vitoriosos.
Amados,Deus é um Deus paterno,amoroso,gentil,bom e santo.Conhece nossas debilidades e sabe desde o princípio sobre nossas imperfeições.Devemos buscar a santidade,mas se por algum motivo falharmos uma vez ou outra,pedindo perdão seremos aceitos,porque em Cristo fomos adotados como filhos,e nenhum pai joga seu filho fóra.
Outra coisa que costumamos confundir,é o ''fazer a obra de Deus''.Tenho tido estes conflitos ultimamente.Achei em algum momento  que a obra dependia de mim,da minha espiritualidade ''superior'',do que eu fizesse,quando na verdade o Senhor apenas mandou-me abrir a boca e deixa-lo encher,me dispor e deixá-lo trabalhar através de mim.
Não cabe a mim me preocupar se as pessoas gostaram ou não do que eu disse,se vão colocar em prática,se irão prosseguir com Cristo;cabe a mim falar a Verdade,pregar a Verdade,orar por elas e deixar com Deus Pai,Deus Filho e Deus Espírito todo o resto..Cada vez que pregamos a Palavra,estamos obedecendo,mas se ela vai florescer ou não na vida das pessoas já não depende de nós.
Quando estivermos frágeis,lembremo-nos que não estamos debaixo da lei,que não seremos mortos ou apedrejados;rejeitados e abandonados por Deus,mas uma vez confessando e nos arrependendo,buscando sicera transformação com a ajuda do Espírito,seremos reconciliados.
Vivamos o fardo suave e o leve jugo que Jesus nos deixou.
Esta manhã eu fazia uma caminhada e sentia as pernas cansadas,doloridas;lembrei-me de um outro dia quando meu marido caminhava comigo e ensinou:''_É só jogar as pernas pra frente,naturalmente,sem excessivo esforço.''
Lembrei-me também da embreagem do carro,de como é necessário suavidade em lidar com ela,não força..o mesmo acontece no viver nova vida em Cristo;menas força de nossa parte,mais entrega,mais confiança,mais naturalidade,pois andando em santidade crescemos,falhando,temos o bônus da graça cobrindo nossa dívida até que nos reergamos,pois quem vive para o Senhor não suportará por muito tempo o próprio pecado...
Cristo está no comando,sabe quem somos,e prometeu nos transformar e aperfeiçoar,fará cada uma destas coisas sem nos machucar.A mesma misericórdia tenhamos com os outros,senão,continuaremos usando a Lei no lugar do amor ,da graça e da compaixão,tornando inútil o preço tão alto que Jesus pagou por nossos pecados,e impedindo muitos de encontrar verdadeira salvação,ao colocar sobre eles um jugo tão pesado que nem nós mesmos conseguimos suportar carregar.
*Abraço e paz!
oração de hoje:
Senhor,ás vezes esquecemos de que é o Senhor quem nos amou primeiro e nos escolheu,esquecemos que é o Senhor quem nos sustenta,e não nós mesmos.Somos severos,legalistas,conosco e com os outros,julgando e condenando o tempo inteiro,pedindo por penitencias e açoites como se estas coisas somente nos pudessem purificar .Lava-nos hoje com teu sangue Jesus,quebra as cadeias,as correntes,o jugo.Nos ensina a andar contigo,sem decidir o caminho,apenas confiando.Eu me disponho a seu usada por Ti,me disponho a trabalhar em tua obra,e sei que a salvação de cada pessoa que cruzar o meu caminho não depende de mim mesma,mas da fé de cada um e do teu agir em cada um.Assumo a minha postura de filha(o) que depende do Pai,recebo toda a herança que me deixou na Cruz,não porque eu mereça,mas porque fui justificada,e sei que completará a boas obra que começou em meu viver,por tudo isto te louvo,te exalto e te adoro,amém.
Esta postagem é patrocinada por:
www.chocolateemorango.loja2.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

A paz do Senhor Jesus!
Tempos de bençãos espirituais aqui no seu cantinho...
Conheci um pastor que diz já ter lido a bíblia 17 vezes e no entanto seu filho nasceu e ele pediu que fosse circuncidado "por segurança". Lendo aqui fiquei a me questionar o que realmente ele meditou nessas 17 vezes.
E sobre a obra, eu me entristeci muito na fé, pois abri mão de alguns cargos na igreja do qual não me sentia chamada, em busca da obra no campo (independente da igreja), de orar nos lares, dá uma palavra de conforto ao cativos, enfim. O fato é que o pastor dessa igreja na época disse que eu tinha estacionado. Olha, isso pra mim foi realmente uma pedra, só porque realmente na igreja eu já não tinha nenhum "cargo" sabe?
Tenho vontade e sede de ser usada de outra maneira, pra outras pessoas lá onde ninguém quer ir.
E louvado seja o Senhor a quem tenho buscado que sempre renova minhas forças, fortalece meus pensamentos, assim como o de todos que o buscam.
Que Deus abençoe você, seu lar e todos a quem você ama! Seja Ele sempre fiel na sua vida!
Mônica Soares/ Maceió

Edificando em todo lugar..

type