sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Eu Escolho Superar


Hoje pela manhã,fiquei pensando sobre a vida e seus traumas,sobre as coisas que vem pra nos pregar uma peça,dar uma rasteira e que nos deixa espiritual e emocionalmente por um fio.
Eu escrevi um livro(Sobre Tudo Que Se Deve Guardar) sobre parte da minha vida e os dramas vividos,na verdade poderia ter escrito outros depois daquele contando lutas e vitórias novas,e não apenas eu,mas dez entre dez pessoas,com suas experiências pessoais poderiam escrever seus próprios livros.
Mas o que Deus ministrava em meu coração pela manhã,é mais sobre a maneira como reagimos aos problemas,do que a medição do tamanho do trauma propriamente dito.
Há pessoas que vivenciam a morte inexplicável de entes queridos;e não conseguem superar ;há outros que não superam a dor de uma traição,de um abandono.Há ainda aqueles que não superam a falência financeira,não conseguem aceitar o fato de ter tido tanto e agora ter de se contentar com pouco;há os que não superaram uma paixão antiga ,dos tempos da juventude,não superaram abusos de violência,abusos sexuais.
Então Deus me fez lembrar de Davi e sua história toda com Bet Seba.Uma história que envolveu adultério,vivido por um homem grandemente estimado por Deus;um pecado tão grande  que Ele permitiu tornar-se exposto através da gravidez de Bet Seba.Como Davi por si mesmo foi se afundando em culpa,sem confessar seu erro,Deus enviou o profeta Natã para dar a sentença:você poderia ter tido todas as mulheres,mas preferiu uma mulher casada,casada com um de seus fiéis soldados e por causa disto ainda provocou a morte dele.A espada não se apartará nunca mais de sua casa ,nem do meio de sua família,embora eu já o tenha perdoado,e a criança que Bet Seba espera,não sobreviverá.(minhas próprias palavras de acordo com a tradução bíblica)
As coisas não ficaram fáceis para Davi a partir de então,ele estava condenado ás consequencias de seus atos,estava em baixa com Deus,e ainda teria que ver morrer o bebê a quem provavelmente tanto ele quanto a nova esposa já se haviam apegado.Acredito que havia várias camadas de sofrimento,misturando culpa,medo,pavor,vergonha etc.
Davi chorou,lamentou,jejuou,intercedeu..aqueles que o acompanhavam de perto ficaram agoniados,preocupados com a reação do rei quando a criança viesse a falecer,já que ainda viva,ele estava naquele estado lastimável.Mas ficaram surpresos de fato com sua reação:
Então Davi se levantou da terra, e se lavou, e se ungiu, e mudou de roupas, e entrou na casa do Senhor, e adorou. Então foi à sua casa, e pediu pão; e lhe puseram pão, e comeu.
E disseram-lhe seus servos: Que é isto que fizeste? Pela criança viva jejuaste e choraste; porém depois que morreu a criança te levantaste e comeste pão.
E disse ele: Vivendo ainda a criança, jejuei e chorei, porque dizia: Quem sabe se DEUS se compadecerá de mim, e viverá a criança?
Porém, agora que está morta, por que jejuaria eu? Poderei eu fazê-la voltar? Eu irei a ela, porém ela não voltará para mim.2 Samuel 12:20-23
Uns podem ter achado Davi racional demais,mas a verdade é que ele fez uma escolha:superar e seguir em frente ou passar o resto da vida lastimando-se,encolhendo-se,definhando em remorsos,culpas e saudades.Ele ainda tinha outros filhos para criar,tinha um reino para comandar e um relacionamento com Deus para reconstruir.
Alguns de nós tem grande dificuldade de superar até mesmo palavras..e isto é terrível!É lixo desnecessário acumulado,é ''desmaiar'' por pouco coisa,é  tornar-se frágil perante uma vida cheia de exigências.
Sem querer menosprezar o tamanho da dor e do trauma de ninguém,meu conselho pra hoje,como faca de dois gumes ,servindo para cortar tanto quem escreve quanto quem lê,é que deixemos de lamber tanto as nossas feridas,lamentar os lutos,as perdas,ou mesmo nossos pecados,que até por Deus já foram perdoados.Se ficarmos prostrados ,ao dizermos porquê,muitos até entenderão e respeitarão nossa dor,passarão os restos de suas vidas com peninha de nós(ou não);
mas...
se nos levantarmos e prosseguirmos,inspiraremos outros muitos a fazer o mesmo,viveremos coisas que perderíamos viver se presos ao luto eterno.
Talvez hoje seja um dia excelente para levantar-mos-nos,lavar-mos- nos,comermos algo (espiritual)ou até uma comida saborosa que nos conforte, ungir nossas cabeças,vestir de novo nossas vestes reais como filhos do Rei e seguir em frente.O que está feito esta feito,o que foi perdido e não se pode mais achar,deve ser superado,o que passou passou, mas o futuro está intacto.
Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,
Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

Filipenses 3:13-14


*Abraço e paz!
oração de hoje:
Deus ,ajuda-nos a superar nossas percas,nossos traumas.Tiranos de nosso luto,ergue de novo nossas cabeças,sara nossas feridas,por mais profundas que sejam.Queremos prosseguir,queremos nos fortalecer em Ti mais uma vez.Oramos em nome de Jesus,amém.


Esta postagem é patrocinada por:
www.chocolateemorango.loja2.com.br


5 comentários:

Bell disse...

Amém, tem feridas e traumas que só o Senhor pode curar.

tenha um abençoado fds =)

Anônimo disse...

A paz do Senhor Jesus!
Amém e graças a Deus por esse belíssimo post.
Sem dúvidas um dos mais lindos e edificantes que já li aqui. Deus te abençoe queridona! Abraços
Mônica Soares

PS: Entro no seu blog diariamente, sedenta da palavra. Mesmo que não deixe comentário, pode ter certeza que leio.

Rodrigo Caldas disse...

Nossa,muito Profundo o texto. DEUS fez a ferida e a ligará,nos revigorará,e viveremos diante dele.

Muito de nós nos perguntamos e debatemos,se os "dias" de Gênesis são literais,24 Horas,ou são eras (milhões de anos). Aqui,esclarece a dúvida de todos não só pela própria Bíblia,mas pela ciência:

http://blogdorodrigocaldas.blogspot.com.br/2014/01/artigo-quero-abordar-um-tema-muito.html

Anônimo disse...

Olá Alessandra, numa noite de muita dor e tristeza digitei uma palavra o Google e entrei no seu blog por acaso, venho passando desde 2009 por muitos problemas no meu casamento,e conhecer seu blog tem me ajudado muito, suas palavras sao edificantes, vc escreve de forma linda, como se nos conhecêssemos e vc fosse aquela velha amiga sempre pronta a aconselhar, tenho muita fé, Deus vem agindo cada vez mais na minha família, e tudo já começou a melhorar e muito, só devemos esperar o tempo dele e ter fé, enfim vc é muito talentosa e seus textos excepcionais, talvez vc nao tenha idéia do quanto ajuda as pessoas...um abraço, fique com Deus.

Sara Menezes disse...

Graça e paz! não há nada melhor que confiar no Senhor, ainda que abatidos, mas nunca destruídos, pois Ele renova nossas forças!
Abraço!

Edificando em todo lugar..

type