sexta-feira, 28 de março de 2014

O que fazer enquanto espero?


Sempre que lemos a Palavra: 
''Bem sei eu os pensamentos que tenho a respeito de vós,diz o Senhor,são pensamentos de paz e não de mal,para vos dar o fim(o desfecho ,o término da história)que desejais''-Jeremias 29:11
temos o nosso coração alentado por ela,pois esta Palavra nos revela o bom desejo do coração de Deus a respeito do nosso futuro.
Hoje lá em casa porém,eu lia todo o contexto onde esta frase está inclusa,e tive impressões tão claras e tão cabíveis para meu momento hoje,que cri valer a pena compartilha-las aqui no blog.
O povo de Israel acabara de ser levado para a Babilônia em cativeiro,estava confuso,com medo de tudo e desejando que tudo aquilo fosse o mais temporário possível.Queriam voltar para Jerusalém que havia sido destruída e queimada a fogo.
Alguns homens que se diziam profetas,entre eles um principal chamado Hananias,profetizavam em nome do Senhor que dentro de 2 anos aquele cativeiro acabaria e o Senhor restauraria a sorte do povo fazendo com que voltassem para sua casa.Jeremias era o único que contradizia esta palavra;o único que realmente dizia a verdade em nome do Senhor(o cativeiro duraria longos 70 anos!)e por isso era ridicularizado,confrontado e perseguido pelos outros.
A Palavra profetizada por Jeremias,não era tão agradável  quanto a de Hananias a princípio,mas era legítima,Deus já havia tomado decisão e assim seria.
E falou Hananias na presença de todo o povo, dizendo: Assim diz o SENHOR: Assim, passados dois anos completos, quebrarei o jugo de Nabucodonosor, rei de Babilônia, de sobre o pescoço de todas as nações. 
Mas veio a palavra do Senhor a Jeremias, depois que Hananias, o profeta, quebrou o jugo de sobre o pescoço de Jeremias, o profeta, dizendo:
Vai, e fala a Hananias, dizendo: Assim diz o Senhor: Jugos de madeira quebraste, mas em vez deles farás jugos de ferro.
Porque assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Jugo de ferro pus sobre o pescoço de todas estas nações, para servirem a Nabucodonosor, rei de Babilônia, e servi-lo-ão, e até os animais do campo lhe dei.
E disse o profeta Jeremias ao profeta Hananias: Ouve agora, Hananias: Não te enviou o Senhor, mas tu fizeste que este povo confiasse em mentiras.
Portanto, assim diz o Senhor: Eis que te lançarei de sobre a face da terra; este ano morrerás, porque falaste em rebeldia contra o Senhor.
E morreu Hananias, o profeta, no mesmo ano, no sétimo mês.Jeremias 28:11-17

Onde então-talvez você me pergunte-entra o primeiro versículo que abre a postagem?
Embora amemos tanto esta promessa,ela nem sempre-como no caso do povo cativo-se cumprirá do dia para noite.Seriam necessário esperar os 70 anos para seu cumprimento,e esperar 70 anos(ou quem sabe no caso das nossas próprias promessas (10,20,30 anos..) em pura pressa e ansiedade não é fácil.Na verdade é desesperador,enlouquecedor e prejudicial ao corpo e a alma,a mente e ao coração.
Vejo no capítulo 29 do livro de Jeremias porém, um Deus permitindo este tempo tão longo por causa de propósitos espirituais:Restaurar temor,santidade,obediência e fidelidade de um povo que antes de ir para o cativeiro foi avisado inúmeras vezes,mas descambava morro a baixo em sua integridade e aprovação perante Deus.
Mas ,vejo também um Deus que em meio ao seu irredutível propósito espiritual,dá um conselho paternal em relação ao cotidiano daquele povo;atitudes comuns á sua sobrevivencia humana para que tivessem uma melhor qualidade de vida mesmo naquela situação,enquanto Ele trabalhava  o caráter e a restauração espiritual deles:
Edificai casas e habitai-as; e plantai jardins, e comei o seu fruto.
Tomai mulheres e gerai filhos e filhas, e tomai mulheres para vossos filhos, e dai vossas filhas a maridos, para que tenham filhos e filhas; e multiplicai-vos ali, e não vos diminuais.
E procurai a paz da cidade, para onde vos fiz transportar em cativeiro, e orai por ela ao Senhor; porque na sua paz vós tereis paz.Jeremias 29:5-7

Se dá tempo de construir uma casa ,e morar nela,(quanto tempo se demora para construir uma casa?)
Se dá tempo de plantar algo e comer do fruto daquilo que se plantou(quanto tempo um fruto demora pra nascer,crescer,amadurecer,ser colhido e saboreado?)
Se dá tempo de casar-se,e ter filhos(só a gestação perdura por 9 meses!)
se dá tempo dos filhos crescerem e também se casarem e terem seus próprios filhos..(uns 20 anos..)
Se acima de tudo a ordem é se multiplicar e não se tornar um povinho pequeno,medíocre e fraco;
é porque o tempo de Deus não será em nada apressado só porque assim desejamos,e portanto,cabe a nós neste tempo entre a espera e a concretização do desfecho que aguardamos,nos organizar,acalmar nossos anseios,cuidar de nossa vida.
Estamos apegados ao versículo que diz :Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas as demais coisas vos serão acrescentadas.''
 e por causa dele,muitos passam equivocadamente a buscar apenas o Reino de Deus,confundindo inclusive o Reino de Deus apenas com as tarefas da Igreja.
Muita gente esquece de estudar,esquece de cuidar da vida amorosa,esquece de cuidar da vida profissional,de planejar um futuro,esquece até da própria família.
É comum vermos mães e esposas ausentes em casa,e nas tarefas domésticas porque dedicam o máximo de tempo possível á Igreja,esperando as demais coisas serem acrescentadas e de fato serão;pois o Senhor há de recompensá-las nisto,vermos também cristãos perdidos profissionalmente,endividados,embora fiéis na fé,tudo porque estes investem 100% das suas espectativas e anseios nas promessas espirituais que se cumprirão a longüíssimo prazo,como se a vida só pudesse começar após elas,e deixam de cuidar das coisas do dia-a-dia ,que também são essenciais.
Construir uma casa para se morar,plantar uma vinha para comer o seu fruto(entenda-se investir na área profissional),namorar para casar,ter filhos,educá-los,encaminhá-los a um bom casamento..isto também esta nos planos paternais de Deus para nós enquanto Ele cuida em tempo longo,e de forma minuciosa da nossa transformação espiritual,das promessas que nos fez e da restauração que precisamos,como faria com Israel durante aqueles 70 anos.
Em seguida,é dito também:
E procurai a paz da cidade, para onde vos fiz transportar em cativeiro, e orai por ela ao Senhor; porque na sua paz vós tereis paz.Jeremias 29:5-7
Ao ler isto,duas observações me são despertadas:
A primeira ,é que em meio a um cotidiano comum,de uma vida comum,seja no trabalho,na faculdade,na construção de um lar,no namoro,no casamento,na educação e criação de filhos..estando longe ou perto de nossa terra natal,de nossa Igreja local ou de qualquer outra coisa e pessoa que represente nossos princípios cristãos;é importantíssimo manter e renovar  nosso vínculo com Deus através da oração. Em qualquer circunstancia,ou ambiente  social do mundo,um cristão pode e deve manter suas raízes espirituais através da oração,adoração e leitura +obediência á Palavra de Deus.
A segunda,é a obrigação quase patriota, de interceder pelo ambiente onde fomos inseridos quer por escolha ou não.Se houver paz neste ambiente(nossa casa,faculdade,na criação de nossos filhos,em nosso casamento ,em nosso ambiente de trabalho etc),mesmo que as pessoas que convivem conosco não sejam também cristãs,nós mesmos teremos paz,e Deus pode abençoar todo este território exclusivamente por nossa causa e por nossa presença ali.
Amados,espero ter sido clara neste texto;
1-Deus está zelando por nosso crescimento transformação  e restauração espiritual e tem o dia e a hora determinado para nos dar o desfecho que esperamos em nossa vida;até lá porém,não quer que vivamos de ansiedades e alienações;deseja que invistamos em uma qualidade de vida,planejamentos e atitudes que nos aproximarão de nossos sonhos e nos darão mais tranquilidade até que seus bons pensamentos sobre nós se cumpram plenamente.
2-Em meio a tudo isto,embora desenvolvendo coisas comuns a uma vida social comum,estejamos sempre ligados Nele,nos lembrando de quem somos e a quem devemos obediência e adoração.Em outras palavras,oração e vida com Deus dá pra conciliar com todas as demais tarefas de uma vida comum.
3-Além de orar por nós mesmos,devemos orar também por cada um dos ambientes de nossa convivência,pois Deus pode abençoar muitos lugares e pessoas só pelo fato de nós,seus fiéis,estarmos entre elas..
Que o Espírito Santo confirme estas palavras em cada coração de acordo com a vontade Dele.
*Abraço e paz!




Esta postagem é patrocinada por:
www.chocolateemorango.loja2.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Deus te abencoe Alessandra, Deus tem falado poderosamente comigo através de seus estudos!!!

Edificando em todo lugar..

type