terça-feira, 7 de abril de 2015

Sábio porém desprezado


Houve uma pequena cidade em que havia poucos homens,e veio contra ela um grande rei que a cercou com poderosas armas.E vivia nela um homem sábio e pobre,que através da sua sabedoria livrou aquela cidade,mas ninguém se lembrava mais daquele homem.
Então eu disse:Melhor é a sabedoria do que a força,ainda que a sabedoria do pobre tenha sido desprezada e suas palavras ignoradas.Eclesiastes 9:14-16

Olá,bom dia!
Este foi um pequeno trecho da Palavra que recebi de Deus para meditar esta manhã.Palavra maravilhosa,cheia de consolações divinas para aquelas indagações íntimas que muitos de nós fazem quando se sentem injustiçados perante a vida.
Ontem postei uma reflexão que mencionava momentos da vida em que me sinto fraca,incapaz,intimidada diante de situações ou pessoas que tiram de letra algumas coisas,que são totalmente desenvoltas em áreas onde me travo totalmente.Na minha reflexão mencionei que neste caso,todo desconforto que sinto me levam ao altar de oração,onde diante do Grande Eu Sou posso ser inspirada,fortalecida e capacitada.
A PALAVRA de Deus que abre esta postagem,escrita por ninguém menos do que Salomão,o homem a quem Deus revestiu de sabedoria, vem de encontro ao coração que pergunta:Por que aquela pessoa consegue e eu não?Por que apesar de todo meu esforço,apesar de eu procurar fazer tudo com tanto capricho,com tanta lealdade ás regras e á Palavra de Deus na minha vida é mais difícil?Por que não reconhecem meu trabalho,meu ministério,minha amizade,meu amor?
Salomão,depois de anos de observação simplesmente conclui que nem tudo na vida é por merecimento,ás vezes é apenas uma questão de sorte e acaso.Ás vezes o justo é colocado em maus lençóis sem merecer e também o ímpio é honrado sem fazer por onde.Contudo Salomão nos consola dizendo que: ainda que o ímpio faça mau cem vezes e tenha seus dias prolongados,serão bem sucedidos os que temem a Deus.(capítulo 8 de Eclesiastes vers.12)
Pense na situação do homem que salvou a cidade:era sábio,porém pobre.
Infelizmente nossa sociedade aprendeu que sabedoria deve estar ligada ao dinheiro e ao poder aquisitivo.Uma pessoa bem sucedida automaticamente é tida como inteligente,afinal,conseguiu administrar seus bens de forma a multiplicá-los.Já uma pessoa pobre,ainda que sábia,não é levada muito a sério porque tudo o que as pessoas conseguem ver é a casa simples onde mora,o carro simples que tem ou até a falta dele,as roupas que veste e etc.É como se sua sabedoria-embora verdadeira-não passasse de ''papo furado''.
Aquele homem conseguiu vencer um rei(rico),mesmo estando em completa desvantagem:sua cidade era pequena e tinha poucos homens,ou seja,não dava pra lutar por meios da guerra natural,de igual pra igual.Não é narrado aqui o que ele fez,como resolveu a situação,mas ele de fato a resolveu,e pode ser que por 2 ,3 dias,quem sabe uma semana,um mês ou até um ano,ele tenha tido um momento de honra,de agradecimento,tenha sido mencionado como o ''salvador da pátria''..mas logo que o caso foi esquecido,ele voltou ao completo descaso e ao anonimato.
 Este é um problema para muitos de nós ainda que sábios:queremos ser reconhecidos,queremos ser admirados,queremos ser honrados,queremos ficar famosos por nossos feitos,por nossos dons e nossos talentos;afinal,outros visivelmente menos sábios,menos espirituais,menos amorosos,menos dedicados do que nós são exaltados o tempo todo,são mais populares,são mais bem pagos,são mais queridos.Mas quero dizer,que ainda que isto não aconteça,nossa sabedoria continua valendo muito,nosso caráter continua sendo aprovado pelo próprio Deus.A sabedoria nem sempre é para fama,nem sempre para os lugares de destaque e nem sempre habita nos palácios junto com os reis..ás vezes ela mora em casa simples,silenciosa,calma e branda,com gente simples exatamente para não se misturar com pequenas tolices e futilidades.
A Sabedoria é um bem caro,um presente que só Deus pode dar, é o único bem que jamais poderá ser roubado do seu possuidor.
*Abraço e paz

oração de hoje:
Senhor,vem abrandando toda sede de reconhecimento ou fama de nosso coração.Vem nos consolando por todas as vezes que a sabedoria em nós,ainda que genuína,tenha sido sufocada pela voz dos tolos,por terem estes mais riquezas.Honra-nos na medida que isto for bom aos teus olhos.Capacita-nos a salvar e livrar vidas ,com ou sem reconhecimento e gratidão destas mesmas vidas.Te pedimos hoje,em nome de Jesus.




Esta postagem é patrocinada por:
www.chocolateemorango.loja2.com.br
 Para comprar meu livro  clique aqui

Um comentário:

Unknown disse...

A paz do Senhor Jesus!
Muito edificante a palavra de hoje, o Senhor respondeu ao meu coração algo que já vinha pedindo há algum tempo em oração. Sabe Alessandra, fiquei muito emocionada ao ler esse texto e mais uma vez o Senhor nos mostrar quão perfeito são seus pensamentos e atitudes. Tenho me interrogado muito porque o Senhor não realizou ainda meus dois maiores sonhos. Porém tenho certeza de que quando meu tempo chegar todo propósito estará concluído e todo caráter moldado.
Obrigada mais uma vez por escrever e levantar o ânimo de quem está necessitado.
Beijo

Edificando em todo lugar..

type