quarta-feira, 2 de junho de 2010

Discernimento


Eclesiastes 8:5 Quem guardar o mandamento não experimentará nenhum mal; e o coração do sábio discernirá o tempo e o modo.

Significado da palavra discernimento: dis.cer.ni.men.to, substantivo masculino singular ato, faculdade ou efeito de discernir; distinção, separação; escolha, juízo; penetração, sagacidade.

O DOM de discernimento,é maravilhoso.É uma espécie de defesa que o Senhor concede a seus servos,para distinguir o que há por trás de uma atitude,seja ela boa ou ruim.
Alguém com discernimento sempre vai buscar primeiro a causa,para depois falar das consequencias.Sempre vai avaliar melhor a situação,antes de sentenciar o veredito.
A Bíblia diz,na profecia de Isaías 11,que Jesus teria este discernimento:
3 E deleitar-se-á no temor do SENHOR; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos.
4 Mas julgará com justiça aos pobres, e repreenderá com eqüidade aos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará ao ímpio,
...por fóra,um carpinteiro apenas,um homem simples,mas seu olhar penetrava a alma do homem,e sabia exatamente qual a intenção havia no coração,mesmo quando a boca falava outra coisa
Lucas11:53 E, dizendo-lhes ele isto, começaram os escribas e os fariseus a apertá-lo fortemente, e a fazê-lo falar acerca de muitas coisas,
54 Armando-lhe ciladas, e procurando apanhar da sua boca alguma coisa para o acusarem.
Parecia frágil,mas era forte,parecia,inculto,mas trazia dentro de si toda a sabedoria sobre todas as coisas deste mundo.
Quando testaram suas palavras,não se deixou prender por elas,quando podia ter gritado ou agredido,ficou mudo...tudo isto porque havia Nele o discernimento de espírito.
Assim é todo aquilo que é nascido de Deus,o mundo criará armadilhas,satanás despedirá setas contra o crente,com tanta perfeição que até os enganaria,se estes não pudessem ouvir a voz do Espírito Santo falando em seu interior
Isaías 30:21 E os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda.
Haverão pessoas que usarão de lisonjas,cheia de sorrisos e boas palavras,mas a intenção de seu coração é maligna.
Salmos 55:21 As palavras da sua boca eram mais macias do que a manteiga, mas havia guerra no seu coração: as suas palavras eram mais brandas do que o azeite; contudo, eram espadas desembainhadas.
Como fazer para adquirir discernimento então?Bem,em primeiro lugar você precisa escolher a qual voz dará mais atenção,se a do seu próprio eu ou de outros homens,ou se a voz de Deus.Se estiver disposto a obedece-lo por mais absurdo que pareça a ordem,com certeza o Senhor te permitirá ver coisas que seus olhos naturais jamais enxergariam.
O cristão que não pára para ouvir a voz de Deus porém,será enganado por suas próprias vaidades,não discernirá quando chega o perigo.Estará tão concentrado no seu próprio ego,que será impossível notar que a maior parte das armadilhas vem disfarçadas de bênçãos.A maioria tem crido em homens,a maioria tem se apegado ás aparências,a maioria,tem confiado mais no poder do dinheiro,e a maioria terá grandes motivos para se arrepender de não ter dado ouvidos ao que o Senhor diz.
5 ¶ Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!
6 Porque será como a tamargueira no deserto, e não verá quando vem o bem; antes morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável.

3 comentários:

Unknown disse...

Devemos a cada dia buscar discernimento na Palavra de Deus... excelent post amada.

Fernanda Santiago Valente disse...

li primeiro a poesia... e falei que você tem este dom.
precisamos a cada dia nos diminuir para podermos discernir o qu vem de Deus... no corre corre da vida é tão complicado enxegarmos as armadilhas do diabo. temos que estar atentas sempre!

bj. bj

mag disse...

E' verdade, o discernimento e' super importante na vida do cristão. Somente Deus pode nos dar esse discernimento, nossa sabedoria e inteligência nao se compara a isso. Um bj grande.

Edificando em todo lugar..

type