segunda-feira, 11 de abril de 2011

As duas cestas de figo



Um cesto tinha figos muito bons, como os figos temporãos; mas o outro cesto tinha figos muito ruins, que não se podiam comer, de ruins que eram.Jeremias 24:2


Esta foi a Palavra que o Senhor mostrou  para Alex e eu após  oração no Domingo pela manhã,penso que é grande a sua relevância  ,pois um dia antes ,em outro lugar da Palavra o Senhor me fez ler algo a cerca de um rei chamado Zedequias,(a parábola diz respeito a ele)como se quisesse me mostrar partes de um quebra-cabeça ..Deus mostrava como seu fim foi trágico,sendo levado cativo pelo rei da Babilônia,depois de ver seus 2 filhos serem degolados diante dos seus olhos,e em seguida ter os mesmos olhos perfurados.Zedequias viveu em  humilhante cativeiro até o dia de sua morte.(2 Reis 25:6-7)
  Poderíamos ter muita pena dele,se não fosse o contexto,revelador,a cerca de quem era Zedequias.
  A Bíblia diz que desde que começou a  reinar ''fez o que era mau aos olhos do Senhor'' e que embora o Senhor tenha enviado o profeta Jeremias milhares de vezes para o advertir de seus pecados,seu coração era obstinado,e ele perseverou no mau caminho de seu coração.(2 Crônicas36:11-13)
  Aprendo com Deus que não há nada mais irritante e desanimador,do que repetir algo  para alguém muitas e muitas vezes sem jamais ver uma mudança,não são poucas as vezes que Deus diz em sua palavra:
Desde o dia em que vossos pais saíram da terra do Egito, até hoje, enviei-vos todos os meus servos, os profetas, todos os dias madrugando e enviando-os.(Jeremias 7:25)
O versículo sobre as duas cestas de figos  que abre o post diz respeito a uma visão de Jeremias num tempo crucial em Jerusalém;Deus estava permitindo,por causa das desobediências em Israel,que TODOS  fossem levados cativos,tivessem as casas queimadas,e o próprio templo fosse saqueado,tendo roubado todas as peças e colunas de ouro ,prata e bronze que foram feitas e consagradas a Deus durante o reinado de Salomão.
  O que me chama a atenção,é que mesmo no meio de tanta tragédia,o Senhor sabia separar o bom do ruim.Ele representou para Jeremias o povo de Jerusalém e Israel como 2 cestas de figos:uma tinha figos bons,a outra tinha figos tão maus que nada se podia aproveitar.
    Tanto os homens bons como os homens maus foram levados em cativeiro,todos sofreram a mesma tribulação,no entanto os figos ruins-do qual o rei Zedequias fazia parte-seriam destruídos e aniquilados,pois eram ruins por natureza,nada se podia aproveitar de gente como ele;já os figos bons,depois da tribulação,seriam restituídos a seu lugar,poderiam reconstruir suas vidas e Deus lhe daria um coração novo e um espírito temente,que andasse de acordo com Sua Palavra.

Assim diz o SENHOR, o Deus de Israel: Como a estes bons figos, assim também conhecerei aos de Judá, levados em cativeiro; os quais enviei deste lugar para a terra dos caldeus, para o seu bem.
Porei os meus olhos sobre eles, para o seu bem, e os farei voltar a esta terra, e edificá-los-ei, e não os destruirei; e plantá-los-ei, e não os arrancarei.
E dar-lhes-ei coração para que me conheçam, porque eu sou o SENHOR; e ser-me-ão por povo, e eu lhes serei por Deus; porque se converterão a mim de todo o seu coração Jeremias 24:5-7

   Nestes dias temos nós também vivido tempos de tragédias...difícil explica-las;gente inocente sendo dizimada em catástrofes climáticas ou sociais.Fácil é( aberta ou intimamente) acusar Deus de passividade,como se Ele fosse alheio a tudo o que esta acontecendo,ou um tirano,que não se importa com as pessoas inocentes.No entanto,quanto mais se aproxima a volta de Cristo,mais Deus intensifica sua obra no homem,os figos ruins,terão o fim que plantaram durante sua vida,os figos bons,sairão das tragédias que lhe ocorrem com um coração ainda mais fiel e transformado.
   Um outro rei-que governava sobre Judá - foi levado cativo juntamente com Zedequias,seu nome era Joaquim ,-de princípio-antes de ser castigado,ele também ''fez o que era mau aos olhos do Senhor'',no entanto seu caso não era irreversível,por isto por fim a Palavra diz que ele  foi honrado pelo rei da Babilônia,foi posto como alguém importante ,e teve seu sustento diário garantido  por todos os dias de sua vida.(2Reis 25:27-30)
   Eu penso-na minha simplicidade -que ao homem não cabe julgar o que Deus esta fazendo ou  permitindo,bem sabemos que durante anos,temos muitos de nós simplesmente ignorado seus mandamentos,ainda quando Ele envia profetas''madrugando e enviando..'' todos nós neste instante estamos aos seus olhos,em uma das duas cestas de figos,muitos aproveitarão o momento para consertar-se com Deus,outros permanecerão obstinados de coração...os dias são maus,mas para uma das cestas será ainda pior.Em que cesta você quer estar?
*Abraço e paz!
oração de hoje:

Sobre o livro:



 e adquira em sua casa em qualquer lugar do Brasil
 pelo valor de 35,00(livro27,90 +frete)
*na compra do livro diretamente comigo você vai ganhar um lindo brinde!
*novos exemplares já disponíveis

2 comentários:

Gisele Vargas disse...

Oi Ale,
forte essa palavra...realmente desejo estar na cesta de figos bons.Que o Senhor nos ensine dia a dia a andar debaixo da sua direção e não fazer o que "é mau perante os seus olhos".
Beijos amiga,tenha uma semana abençoada!

jéssi disse...

oieolha ai o meu blog , ele é novofoi criado a pouco tempo http://parandopararefletirje.blogspot.com/

Edificando em todo lugar..

type