segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Inteligência emocional

mulher sabe como lidar com sua inteligencia-emocional
Nem sempre agir de acordo com a Palavra de Deus me parece uma matemática muito simples.As circunstancias são ondas de emoção que nos surpreendem muitas vezes.
A Palavra de Deus não nos  dá direito de não sentir amor por pessoas que não gostam e investem contra nós.Não nos  dá direito a guardar mágoas ou ressentimentos a respeito delas...um só é nosso direito :não confiar nelas.E outro nosso dever:orar pelo bem delas,e atendê-las prontamente caso precisem de nossa  ajuda ou perdão.

'' Amai os vossos inimigos,orai pelos que vos caluniam,bendizei os que vos maldizem,fazei bem aos que vos odeiam.''Mateus5:44 


 Sempre fui uma pessoa de pouca inteligência emocional;é assim que eu chamo pessoas que não conseguem permanecer muito tempo em um lugar onde sente opressão,julgo,fofocas,intrigas ou mesmo inveja por parte de outros.Isto me fez desistir de alguns empregos no passado,embora casada,com filho pequeno ,eu soubesse o quanto precisava do salário,nada era mais desesperador do que um lugar onde eu sabia que tinha inimigos a me espreitar,pensar em encará-los a cada manhã me apavorava.
 Meu marido nunca teve problemas com isto,ele era emocionalmente inteligente,não deixava oposições ,viesse de quem viesse,ser maior do que seu objetivo de levar para casa o sustento da família,e por isso,seus empregos sempre duraram mais que os meus,até que abri meu próprio negócio.
 A Bíblia nos diz que no que depender de nós devemos ter paz com todos,mas nem sempre depende.O salmista escreveu que era um homem de paz,mas por muito tempo habitou no meio de homens que detestavam a paz,bastava ele abrir a boca,e estes homens já armavam contra ele a guerra.
''A minha alma bastante tempo habitou com os que detestam a paz;pacífico sou,mas  estando eu falando,eles já estão em guerra.''Salmo 120:6
 Jesus na cruz viveu uma situação bastante difícil por si só:dores,humilhações,e o tempo da morte a se aproximar.Como se não bastasse,haviam 2 homens vivendo o mesmo drama,um a sua direita,outro a sua esquerda.De um lado um escarnecedor,acusando-o como tantos outros,ainda que compartilhasse parcialmente das dores que Jesus sentia;do outro,um que cria em Jesus,que o via como o Filho de Deus que era,e que pediu que Jesus se lembrasse dele em Seu Reino.

E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele dizendo:
Se Tu És o Cristo,salva-te a ti mesmo e a nós.
Respondendo porém o outro ,repreendia-o dizendo:Tú nem ainda temes a Deus estando na mesma condenação?Nós na verdade em justiça estamos aqui recebendo o que nossos feitos mereciam,mas este nenhum mal fez.
E disse a Jesus:Lembra-te de mim quando entrares no teu Reino.
E disse-lhe Jesus:Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.''-Lucas 23:39-43


 Se mesmo Jesus,encontrou aliados e opressores na sua morte de Cruz e em toda sua caminhada ministerial,porque não nós? No entanto,Ele a ninguém amaldiçoou,permaneceu neutro em relação a qualquer ressentimento,apenasmente sabia que alguns homens eram menos confiáveis que outros,e destes ele se afastava,ou se defendia com palavras,ou fazendo uso de parábolas,para que o melhor de seus ensinamentos  fosse dado apenas aqueles a quem desejava dar..
 Minha mãe costuma dizer:
''Se eu não puder lhe fazer o bem,o mal também não lhe farei.''
e assim tenho caminhado também eu em relação a algumas pessoas:minha defesa em relação aos homens,será sempre mesmo,apenas a defesa,não o ataque.
 Amados,busquemos de Deus a inteligencia emocional que precisamos para reagir corretamente diante de afrontas.Nas empresas,na família,na Igreja..alguns serão como o homem a direita da Cruz de Cristo,outros como o homem a Esquerda..não nos abalemos,não saiamos correndo por causa das injúrias dos homens,tampouco deixemos sentimentos facciosos impregnar em nossos corações ..olhemos para o Deus que sempre nos defende e que verá nossa justiça se a preservarmos..

''Ouvi-me vos que conheceis a justiça,povo em cujo coração esta a minha lei:não temais o opróbrio dos homens,nem vos angustiei pelas suas injúrias  porque a traça os roerá como um vestido,e o bicho os comerá como a lã,mas a minha justiça durará para sempre e a minha salvação de geração em geração.''-Isaías 51:7-8


sejamos como aqueles,cujo coração confia no Senhor,cuja esperança é o Senhor,porque este será como a árvore plantada junto a corrente das águas,que estende suas raízes para o ribeiro,e não receia quando vem o calor,mas a sua folha fica verde;e no ano da sequidão não se afadiga,nem deixa de dar fruto.Jeremias 17-8
*Abraço e paz!
oração de hoje: Senhor,QUE VERDADEIRAMENTE,no que depender de nós,tenhamos paz com todos,que sejamos homens e mulheres de paz,cheios da tua mansidão e benevolencia,mas quando habitarmos com homens que detestam a paz,ajuda-nos a não nos sentir amendrontados diante de suas injúrias,a não pagar o mal com o mal,mas confiar plenamente em tua justiça,porque quando te agradas de um homem,o Senhor o reconcilia até com seus inimigos.Te pedimos e agradecemos,em nome de Jesus,amém.



6 comentários:

Tata Santos disse...

Que gostoso encontrar um blog assim, cheio de textos abençoados.

Beijos, fica com Deus
ensinameasentirteucoracao.blogspot.com

Anônimo disse...

Olá. Gostaria de divulgar o aplicativo que fiz chamado Livro dos Salmos, para iPhone.

Livro dos Salmos disponível em http://www.itunes.com/app/livrodossalmos

Interativo! Prático! Com guia e facebook !

Obrigada e abçs.

^Ludy^ disse...

A paz do Senhor amada.
Tempos que não entrava no seu blog, alias até o meu está meio "abandonado" correria do dia a dia, trabalho, casa, facul.. enfim vc sabe como é... Masss justo hj q consegui acessar Deus fala comigo através do seu blog, estou meio desmotivada em alguns aspectos e como vc creio q tenho tb pouca inteligencia emocional, ao inves de fazer como seu marido, prefiro me esquivar dos ambientes e pessoas que me causam algum mal, no meu pensamento até o momento estava somente o desistir, desistir, desistir, mas após ler o post creio que Deus ainda poderá fazer algo a meu fazer... se Ele pode fazer coisas grandes e impossiveis, pq não algo tão pequeno como oq estou vivendo agora.
Que Deus continue a abençoando e usando poderosamente como tem feito... Paz do SEnhor

Willguapo disse...

Boa noite anjo de Deus!!!
Antes de mais nada quero elogiar e incentivar a sua ótima iniciativa a respeito desse blog.
Muitas coisas tem tirado a paz de muita gente nesses últimos dias, coisas como uma desculpa infeliz que nos manda esquecer os problemas que as igrejas passam, olhando para Deus e nao para o homem. Desculpas como essas nos fazem perder o foco da pureza da habitação de Deus nos dando motivos para nao corrigir esses mesmo problemas. Ate mesmo o fato de atribuir culpa exacerbada ao diabo quando na verdade na maioria das vezes somos os reais culpados pelos males que nos assolam. Se o inimigo fosse culpado nao precisaria os pedir perdão, já que a culpa nao é nossa.
A inteligência emocional nao devo nos deixar alienados, mas deve nos levar a nos tornar grandes revolucionários, desses que mudam um povo e uma historia. Há muito a ser transformado!
Esse blog é, deve ser sempre um canal de Deus para mudar a historia de muitos.
Parabéns, e me perdoe pelo comentário extenso.

Www.futurosempre.blogspot.com

Fran Souza disse...

Ale, quando entrei na empresa em que trabalho sofri muito com a inveja, mas o Senhor me ajudou a manter o foco que era fazer o meu trabalho, conquistei o meu espaço e a inveja teve que se calar, torce o nariz as vezes, mas não tem mais voz, mas olhando hoje para as coisas que passei só tenho mais certeza que se não fosse Deus eu não teria conseguido. Texto muito edificante linda.
Uma noite abençoada pra vc e sua família. Beijinhos
http://naosecompara.blogspot.com

SUELI MONTEIRO DE SOUZA disse...

QUE BENÇÃO SEU BLOG ,PARABÉNS...BJSS

Edificando em todo lugar..

type