sábado, 11 de janeiro de 2014

Caçadores de Talentos


Pensando sobre dons e talentos naturais dados por Deus,me ocorreu analisar como usá-los ,com quais motivações e quando.
É tão bom notarmos que fomos munidos de aptidões para cargos diferentes na Igreja,que temos o dom da Palavra,da oração,do louvor..que somos capazes de verdadeiramente tocar o coração das pessoas em situações públicas com aquilo que Deus nos deu em particular!
Quando eu era criança,lembro-me do meu pai enciumado numa ocasião onde o diretor de eventos de um asilo,ao conversar comigo por 10 minutos numa visita que fez ao escritório de nossa oficina de ar condicionados na presença de meu pai ,me convidou a escrever um texto e fazer um discurso no almoço beneficente dos velhinhos ,a data comemorativa era o Dia dos Pais.
Sempre gostei de escrever,as palavras fluíram naturalmente,muitos choraram e aplaudiram empolgados a apresentação..mas depois ,por algum motivo meu pai ficou meio bravo com o homem que me convidara..eu não sei dizer exatamente o motivo,para mim era ciúmes,mas a impressão que me deu ,é que meu pai achou que o homem havia ''explorado'' meu talento,parece que o homem havia me prometido alguma coisa e não chegou a cumprir,eu nem me lembrava de nenhuma promessa,havia achado o máximo apresentar-me e emocionar as pessoas.
Na escola,tais coisas aconteceram muitas vezes também,meus textos impressionavam,minhas apresentações em datas comemorativas sempre ficavam entre as melhores,meus desenhos de moda,meu canto,minhas notas,minha letra,a minha maturidade precoce em dar conselhos..eu gostava daquilo!Dos elogios,da surpresa das pessoas a meu respeito.
Quando me converti porém,tudo foi transferido para um propósito maior:minhas leituras,meus textos,minha voz,meus talentos naturais..tudo foi acrescido da presença do Espírito Santo.Já não seria por mim mesma,para meu ego ou vanglória,um lado de mim(da baixo alto estima por causa da aparência física teria que ser curado,crescendo e melhorando) e outro lado(do super ego,da inteligencia acima da média,teria que ser curado diminuindo,para se encaixar  nos padrões aceitos por Cristo,a fim de que ele pudesse me usar verdadeiramente).Foi um processo longo e demorado(na verdade acho que ainda não acabou),onde quem tomou as rédias da coisa toda foi o próprio Deus.O que sei é que adquiri tanto temor em meio a isto tudo que estou sempre vigiando sobre minhas motivações,sobre a real intenção ao exercer um dom;muitas ferramentas foram usadas neste processo,algumas pra me elogiar e enaltecer nas horas certas,outras pra me abafar,sufocar e ignorar minha ''genialidade'' também nas horas certas.
Mas hoje eu pensava em 3 exemplos bíblicos que me levam a crer que o problema não é só conosco,mas também com o tipo de pessoas com as quais nos envolvemos.Há muitos Caçadores de Talentos por aí,querendo explorar os dons que temos para algum benefício em particular.Um dos exemplos,nem se tratava de um dom de Deus,na verdade era uma possessão demoníaca:a mulher possessa que tinha um espírito de adivinhações.Dois homens a tomaram literalmente por escrava e obtinham lucro com o ''dom '' dela.Quando os discípulos e apóstolo Paulo passaram por aquela cidade e em nome de Jesus libertaram aquela mulher,quem ficou possesso(de raiva) foram seus donos.
E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores.
Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo.
E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu.
E, vendo seus senhores que a esperança do seu lucro estava perdida, prenderam Paulo e Silas, e os levaram à praça, à presença dos magistrados.Atos 16:16-19

Embora como eu disse,o caso não era um dom de Deus,mas de possessão,não estamos livres de viver isto no evangelho.Muitos querem nossa luz,nosso brilho,nosso teor especial em Cristo,mas querem usá-lo também para o lucro.Há Igrejas buscando pregadores eloquentes,bons convencedores de platéia.Porém ao fim de tudo ele será medido não pela verdadeira mensagem bíblica que carrega ou pelo bem que fez á vida das pessoas,mas pelos resultados financeiros,infelizmente.
Penso que por isso,Deus nunca me permitiu ficar nas mãos destas pessoas.Meus dons e talentos não são para manipulação ,mas para o ganho de almas,não consigo jogar para os poderosos,mas sim para benefício dos pequenos.
Outro exemplo que vemos de dons explorados,é quando o povo de Deus foi levado cativo.Seus inimigos,fazendo deles escravos em terra estrangeira,ainda queriam que eles os alegrassem cantando as belas canções de Jerusalém!Tratavam suas adorações como entretenimento,como se fossem quaisquer canções e não algo que houvesse de ser dirigido com toda reverencia á Deus,pelo povo de Deus..no Salmo,eles deixam claro que não fariam isto,se negavam,até porque foram aqueles mesmos homens que lhes pediam canções quem havia queimado o muro de sua cidade,rido de suas desgraças e matado seus filhos dando com suas cabeças nas pedras!
Junto aos rios da Babilônia, ali nos assentamos e choramos, quando nos lembramos de Sião.
Sobre os salgueiros que há no meio dela, penduramos as nossas harpas.
Pois lá aqueles que nos levaram cativos nos pediam uma canção; e os que nos destruíram, que os alegrássemos, dizendo: Cantai-nos uma das canções de Sião.
Como cantaremos a canção do Senhor em terra estranha?
Se eu me esquecer de ti, ó Jerusalém, esqueça-se a minha direita da sua destreza.
Se me não lembrar de ti, apegue-se-me a língua ao meu paladar; se não preferir Jerusalém à minha maior alegria.
Lembra-te, Senhor, dos filhos de Edom no dia de Jerusalém, que diziam: Descobri-a, descobri-a até aos seus alicerces.
Ah! filha de babilônia, que vais ser assolada; feliz aquele que te retribuir o pago que tu nos pagaste a nós.
Feliz aquele que pegar em teus filhos e der com eles nas pedras.Salmos 137:1-9


Nossos louvores-precisamos aprender neste texto-não são para entretenimento de quem não busca mudança de vida,são um instrumento que deixa a alma maleável,que alcança muitas vezes o coração que só a Palavra ou a oração não alcança..nossos louvores tem que ser entoados verdadeiramente em adoração para que o Espírito se mova e toque naqueles que deseja tocar.
O terceiro exemplo que cito é Geazi,e seu erro em correr atrás de Naamã para receber os presentes que Eliseu,,o profeta que o curou já havia recusado.Eliseu foi tremendamente usado por Deus e vemos que nunca fez tal coisa em troca de presentes.Não se preocupava muito em parecer agradável ou causar boa impressão,apenas ambicionava ser usado por Deus,e foi!Já Geazi,levou uma tremenda bronca de seu senhor na volta da façanha e foi amaldiçoado com a lepra que havia sido retirada de Naamã-trágico!!
Então ele entrou, e pôs-se diante de seu senhor. E disse-lhe Eliseu: Donde vens, Geazi? E disse: Teu servo não foi nem a uma nem a outra parte.
Porém ele lhe disse: Porventura não foi contigo o meu coração, quando aquele homem voltou do seu carro a encontrar-te? Era a ocasião para receberes prata, e para tomares roupas, olivais e vinhas, ovelhas e bois, servos e servas?
Portanto a lepra de Naamã se pegará a ti e à tua descendência para sempre. Então saiu de diante dele leproso, branco como a neve.2 Reis 5:25-27

O que sei,é que o que nos foi dado,não foi para ser sufocado nem escondido,mas também não nos foi dado para lucro próprio ou vaidade.O que nos foi dado,não merece ser explorado por pessoas que não caminham na santa visão,que trocaram o serviço santo,pelo estatus eclesiásticos.Isto certamente aborrece a Deus,e aborrece também a quem isto percebe.Muitas vezes temos nós mesmos sustentado a má fama de interesseiros,porque usamos dons e talentos com vaidade,porque deixamos que nos tratem como entretenedores de palco,vendedores de diversão e descontração;
,não distinguimos mais entre altar e palco,entre carne e espírito.Também recebemos presentes por coisas que fizemos não por nós mesmos,mas pelo poder de Deus,o qual nos foi advertido
Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai. Mateus 10:8
É preciso saber como usar o que Deus Deus,quando usar e para benefício ,honra e glória de quem.
*Abraço e paz!
oração de hoje:
Pai,livra-nos de todo ego e vaidade,de todo caçador de talentos,de todo engano.Queremos os primeiros dons,mas queremos usá-los como usaram seus primeiros servos,com humildade,santidade e temor.Oramos em nome de Jesus ,amém.

Um comentário:

Anônimo disse...

A paz do Senhor Jesus!
Palavra sábia e edificante! Complemento para pregação do meu pastor ontem, sexta- dia 10. Ele falou sobre ego(como foi ressaltado, o pior inimigo do homem).
Sempre uma benção em nossas vidas seu blog.
Deus o abençoe sempre e sempre!!!
Abraços
Mônica Soares

Edificando em todo lugar..

type