quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Qual é o nome Dele?(Deus)


Exodo 3:13-14
Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?
E disse Deus a Moisés: Eu Sou O Que Sou. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: Eu Sou me enviou a vós.

Que nome Ele tem pra você?Como gosta de chamá-lo?Alguns nunca se preocuparam com isso,chamam-no simplismente Deus.
Quantas vezes usamos seu Santo Nome em vão,teimando contra um dos 10 mandamentos!Quantas vezes o incluimos em frase perto do vulgar,sem nenhuma reverência!
Lembro-me de ter tido,na adolescencia uma agenda com capa de tecido floral,onde registrei todos os nomes que eu descobri ter o meu Deus.
Eu gostava de chamá-lo de Altíssimo,pois a primeira forma de vê-lo foi como um Pai forte e perfeito!Alto para mim,que era e sou tão pequena,tanto na estatura como na capacidade!O Altíssimo olhara para mim,o Altíssimo me enxergara na multidão.
Chamá-lo de Altíssimo,era como buscar intimidade,fazer-lhe um carinho com palavras.Damos co-dinomes especiais a quem amamos,gosto que me chamam de Lê ou Alê,dá-me a impressão de que gostam de mim,que querem ser meus amigos.Não gosto quando alguém acostumado a me chamar de Lê ou Alê,me chama de Alessandra,soa-me frio,distante,ou que o outro deseja afastar-se.Não digo nada,mas por dentro é isso o que penso.
Ele não é um Deus qualquer,seus diversos nomes revelados no destrinchar da Bíblia,deixa claro o quanto Ele é grande e Capaz,quanto poder tem e como é maleável em Sua forma de operar.Deus grandioso,misterioso,flexível,porém de imutável caráter.Deus tão flexível,que consegue se comunicar com cada servo de forma pessoal.Fala com seus jovens,com suas crianças,com seus intelectuais,com seus matutos,com seus loucos..Deus que não faz acepção,que consegue ser simples para os simples,e Grandioso para os que se acham grandes.
Mais do que uma lista de nomes,que lhe farei conhecer neste post,(embora não seja a mesma da minha agenda floral,porque esta se perdeu,mas com muitas semelhanças)desejo lhe fazer refletir em como foram dados estes nomes a Ele.Abraão por exemplo,chamou-lhe Jeová -Jirê ao descobrir que Ele poderia tirar do nada um cordeiro ,Hagar chamou-lhe Laaí Roí,quando no deserto,chorando,desesperada porque não queria ver o filho Ismael morrer de fome e sêde,foi visitada,e percebeu que Deus era vivo,e via suas lágrimas...Ele foi exaltado recebendo diversos nomes a medida que se mostrava em forma de milagres na vida de seus servos,portanto,a intimidade mostrará quem é este Deus para você.Deus Maravilhoso,que não precisa de semi-deuses,Deus completo,infinitamente capaz de suprir cada uma das necessidades do homem.
Erramos quando tentamos dividí-lo em Deus dos que usam saia e compridos cabelos ou não;Deus dos que trabalham no sábado ou não,Deus do petencostes,ou não,Deus dos que comem carne,ou não;Deus que prospéra seus filhos,ou não...Ele é tudo em todos,e se manifesta de difusivas formas...Ele é Eu Sou,e a ninguém pede desculpas por ser quem É,Ele é o que é ,e tem misericórdia de quem quer ter misericórdia,como disse a Moisés.
Êxodo 33:19 Porém ele disse: Eu farei passar toda a minha bondade por diante de ti, e proclamarei o nome do SENHOR diante de ti; e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem eu me compadecer.
Aará Meu Pastor
Adon Hakavod Rei da Glória
Adonay (חשם) Senhor
Attiq Yômin Antigo de Dias
El (אל) Deus “aquele que vai adiante ou começa as coisas”
El-Berit Deus que faz pacto ou aliança
El Caná O Deus zeloso
El Deot O Deus das Sabedorias
El Elah Todo Poderoso
El Elhôhê Israel Deus de Israel
El-Elyon (עליון אל) Deus que faz pacto ou aliança
El-Ne‘eman Deus de graça e misericórdia
El-Nosse Deus de compaixão
El-Olan (םאל על) Deus eterno, da eternidade
El-Qana Deus zeloso
El Raí O Deus que tudo vê
El-Ro‘i Deus que vê (da vista)
El-Sale‘i Deus é minha rocha, o meu refúgio
El-Shadday (שרי על) Deus Todo Poderoso
Eliom Altíssimo
Elohim – (plural) (אלחים) Deus; Criador "implícito o poder criativo e a onipotência"
Eloah – (singular) (ה׀לא) Deus; Criador "implícito o poder criativo e a onipotência"
Gibbor Poderoso
há’Shem – (השם) Senhor
Jehoshua (Jehoshu'a) Javé é a Salvação
Kadosh Santo
Kadosh Israel Santo de Israel
Malah Brit O Anjo da Aliança
Maor Criador da Luz
Margen Protetor
Nikadiskim Que nos santifica
Palet Libertador
Robeca Que te sara
Salvaon Senhor Todo Poderoso
Shadday (שרי) Todo Poderoso
Shaphatar Juiz
Yahweh Javé; Deus
Yaveh (Yahweh) El Elion Norah O Senhor Deus Altíssimo é Tremendo
Yaveh (Yahweh) Tiçavaot Senhor das Hostes Celestiais
Yeshua Jesus... veja também [Jesus um Nome sobre todo o Nome]
YHWH – (יהוה)
Tetragrama; Um nome difícil, quase impronunciável, de Deus; sempre é traduzido por Senhor.
Yehoshua (Iesus, Iesous) Javé (Iavé) é a Salvação
YHWH (Jeová) Eloheka O Senhor teu Deus
YHWH (Jeová) Elohim – (יהוה אלהים) Senhor (criador) de todas as coisas
YHWH (Jeová) Hosseu O Senhor que nos criou
YHWH (Jeová) Jaser O Senhor é Reto
YHWH (Jeová) Jireh – (יהוה ידח) O Senhor proverá – Deus proverá
YHWH (Jeová) Nissi – (יהוה נסי) O Senhor é a Minha Bandeira
YHWH (Jeová) Raah – (יהוה דעה) O Senhor é o Meu Pastor
YHWH (Jeová) Rafa – (יהוה דפה) O Senhor que te sara
YHWH (Jeová) Sabaoth – (Sebhãôh) – (יהוה צכאח) Senhor dos Exércitos
YHWH (Jeová) Shalom – (יהוה שלום) O Senhor é Paz
YHWH (Jeová) Shammah – (יהוה שמה) O Senhor está presente; O Senhor está ali
YHWH (Jeová) Tsidikenu – (יהוה צדקנו) Senhor Justiça nossa; O Senhor é a nossa Justiça
Yohanan (Yehohanan) João - no sentido de Deus se compadeceu, Deus teve misericórdia

3 comentários:

Thaty nogueira disse...

GOSTO DE CHAMÁ-LO DE PAPAI! ME SINTO BEM ACONCHEGADA EM SEU COLO COMO UMA CRIANÇA TOTALMENTE DEPENDENTE DELE!
BJOS

Laura Pinheiro disse...

saudade muita saudade, bjão!

*. Ministério Bαculi .* disse...

Oi irmã realmente merece meu elogio seus blogs ficam lindos e totalmente no capricho!
Adorei meus parabéns que Deus ilumine seus caminhos e que você sempre esteja ligada com Ele mil beijocas! Tchau tchau!

Edificando em todo lugar..

type