terça-feira, 13 de julho de 2010

Bandeira Branca


Então Abner gritou a Joabe, e disse: Consumirá a espada para sempre? Não sabes tu que por fim haverá amargura? E até quando não hás de dizer ao povo que deixe de perseguir a seus irmãos?
E disse Joabe: Vive Deus, que, se não tivesses falado, só pela manhã o povo teria cessado, cada um, de perseguir a seu irmão.
Então Joabe tocou a buzina, e todo o povo parou, e não perseguiram mais a Israel; e tampouco pelejaram mais.-2Samuel2:26-28

A situação aqui estava complicada.Havia uma batalha corpo a corpo,mas desta vez o povo de Deus não lutava contra inimigos externos,lutava contra o próprio povo de Deus!De um lado,estava a tribo de Judá,em auxílio de Davi,servo do Senhor;do outro,estava aliados do filho do rei Saul(já morto)Is Bosete,sobre o comando de Abner.ELES TINHAM INTERESSES DIFERENTES.
Estando Saul morto,Judá constituiu a Davi como rei de sua tribo;apenas 1 entre as 12 de Israel.
Pausa para um detalhe aqui:no dia em que o Senhor ungiu a Davi,através de Samuel na casa de seu pai Jessé,ele lhe disse que Davi reinaria sobre todo o Israel.Agora,muitos anos mais tarde,Davi reinava apenas sobre uma das tribos.Será que Deus lhe mentira?Não...os servos do Senhor precisam estar atento a forma de trabalhar do nosso Deus.Muitas vezes,a bênção prometida a nós parece começar de forma pequena;talvez até mesmo porque Deus queira nos por a prova a respeito de como lidaremos com pouco poder,antes de nos dar muito poder
Quem é fiel no mínimo, também é fiel no muito; quem é injusto no mínimo, também é injusto no muito.-Lucas 16:10

Disse-lhe o seu senhor: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.-Mateus 25:23
Judá seguiu a Davi,até porque Davi era nascido em Judá,mas as demais tribos seguiram a Is Bosete,teimavam em manter a dinastia de Saul no trono,mesmo tendo Deus o rejeitado e a sua descendencia.
Então deu-se início aquelas batalhas.Ninguém queria dar o braço a torcer,irmão lutando contra irmão,o reino de Deus destruindo o próprio reino de Deus.
No versículo que abre o post,finalmente,Abner,aliado do filho de Saul,resolveu erguer a bandeira branca,deixando claro que não queria mais lutar contra sua própria gente.Imediatamente,Joabe,líder do exército de Davi,consentiu,e na mesma hora foi tocada a buzina de cessar fogo.
O que o Senhor me revela ao coração através deste texto?
Muitas vezes a discórdia entra dentro de um reino,seja este reino pequeno ou grande.O reino pode ser nossa casa,e a discórdia entra entre pais e filhos,dois irmãos,marido e mulher..o reino pode ser a Igreja,e a discórdia entra entre pastor e obreiro,diácono e evangelista..o reino pode ser uma empresa e também ali a discórdia entra.
Enquanto ninguém decidir erguer uma bandeira branca de paz,estaremos matando gente nossa.Enquanto alguém não reconhecer que a guerra esta trazendo prejuízos,estes continuarão se multiplicando.
Naquele dia,o exército de Davi sobre o comando de Joabe,perdeu 19 soldados,entre estes alguém muito querido a Joabe:seu irmão Asael.
O exército de Is Bosete,sobre o comando de Abdner,perdeu 360 homens!
Encerro este post,dizendo que para você talvez tenha chegado o momento de levantar uma bandeira branca de paz,talvez as diferenças de interesses não compensem mais os sofrimentos internos que têm passado,pelejando com gente sua..pensemos nisso!
O Senhor faz cessar as guerras até ao fim da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo.-Salmo 46:9

Sendo os caminhos do homem agradáveis ao SENHOR, até a seus inimigos faz que tenham paz com ele.-Provérbios 16:7
*Abraço e paz!

Nenhum comentário:

Edificando em todo lugar..

type