segunda-feira, 23 de maio de 2011

Lidando com as críticas

 
Seria uma mentira dizer que não damos valor ao que dizem a nosso respeito,que não nos incomoda e etc...dependendo de quem vem a crítica,nos afeta por muito tempo.
  Na minha opinião,as críticas  mais marcantes,são aquelas feitas pelos pais ,pois estes são a mais importante referencia de autoridade e amor que temos.Se as pessoas que gratuitamente mais deveriam nos amar,são justamente aquelas que só nos  criticam,corremos sério risco de adquirir uma baixo alto estima e sentimento de fracasso incorrigíveis-fóra de Cristo.
Por outro lado,impossível nunca sermos criticados ou corrigidos pelos pais,porque estes são os responsáveis por formar nosso caráter,e a Bíblia diz que o pai que ama corrige seu filho!
O filho sábio atende à instrução do pai; mas o escarnecedor não ouve a repreensão.Provérbios 13:1
Ai daquele a quem os pais somente aprovam,sem contestar!Sofrerá estes,seus pais e todos os que com eles convivem!
O que gera um tolo para a sua tristeza o faz; e o pai do insensato não tem alegria.Provérbios 17:21
   Críticas de professores,patrões e autoridades espirituais,também causam  grande incômodo,se não soubermos lidar com elas,desistimos de nossas tarefas,abandonando o  barco,mas isto não diminuirá a sensação de fracasso,pelo contrário:cada vez que abandonamos um emprego,passamos a fugir da escola,ou saímos da Igreja por não suportar uma crítica,assinamos o veredito de incapacidade,e a vergonha diante de nós mesmos e daqueles com os quais convivemos  é terrível !
   Gabriel este ano me deu trabalho com a escola até 2 meses atrás,reclamava da professora,chegou a dizer que ela falou para a turma que tudo o que faziam ''era um lixo'',que o fez passar vergonha perto da Júlia(a menina de quem ele gosta-acreditem se quiser-desde o pré, já fazem 4 anos!)e que riu do desenho dele..ele chorava muito,e pedia para eu ensiná-lo em casa.
   Liguei para a professora,tivemos duas conversas  respeitosas sobre o assunto,percebi que ela é uma ótima educadora,gosta de tudo muito bem feitinho,o que é do meu agrado...acho que pelas coisas que contei a ela,a respeito da  antipatia do Gabriel,e que pensava em mudar ele de turno,ela mudou um pouco a maneira de lidar com ele.Hoje ele não chora mais para ir ,pegou gosto em fazer as tarefas,sua letra e suas notas estão ótimas!E sempre chega em casa me contando dos elogios da professora.
  Onde quero chegar com isto tudo? Bem,comecei a escrever este post no intuito de clarear  os pensamentos de todo aquele que não tolera crítica alguma,sei que este pra muitos-inclusive para mim-não é um exercício fácil..mexe como ego,causa desânimo e tudo mais..mas ninguém nunca esteve ,nem nunca estará livre de críticas..se elas vem de pessoas que nos querem bem,não custa avaliar a veracidade  do juízo feito..e se vem de alguém que simplesmente ''não vai com a nossa cara''com certeza ainda será produtiva,pois são os ''espinhos na nossa carne'' que nos mantém sóbrios e sinceros no que fazemos..os amigos sempre deixarão passar alguns dos nossos defeitos,os inimigos,os procuram em nós milímetro por milímetro,portanto..são ótimos aliados para aqueles que desejam ser aperfeiçoados!
   Hoje cedo me lembrei de um trecho bíblico  que diz:

Na verdade que não há homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque.
Tampouco apliques o teu coração a todas as palavras que se disserem a teu respeito, para que não venhas a ouvir o teu servo amaldiçoar-te.
Porque o teu coração também já confessou que muitas vezes tu amaldiçoaste a outros.Eclesiastes 7:19-22 
Em outras palavras,Salomão aqui,guiado por Deus apenas está dizendo:''não dê tanto valor a tudo o que falam de você,porque acabará descobrindo que teu próprio empregado te critica;mas, no fundo no fundo,você também não é tão inocente,porque muitas vezes criticou outras pessoas..''
 Alguém aí discorda deste trecho?
Que toda  vez que formos criticados,usufruamos  desta crítica com bom senso,não fiquemos  magoados,usemos  em nosso benefício...e se ela não tiver nenhum fundamento,perdoemos  a fraqueza do outro,assim como também gostamos de ser perdoados quando pisamos  na bola.
*Abraço e paz!
oração de hoje:
Senhor,faz-nos humildes,fortes e maduros o bastantes para suportar as críticas que nos fazem,faze-nos sensatos para  avaliar e levar em consideração o que foi dito a respeito de nós,quer seja bom ,quer seja ruim,porque sabemos que todas as coisas cooperam para o bem dos que te amam.Que sinceramente sejamos transformados muito além das palavras e das aparências.Pedimos e agradecemos em nome de Jesus,amém!
(Ah!E Jesus...que as pessoas votem no *Jesus e eu-blog evangélico  para o top blog 2011,amém!!)
*obs:hoje chegou o presente da minha amiga Gisele Neves que cito na postagem anterior''As coisas que estão para chegar'',confira clicando aqui

2 comentários:

Claudio Rodrigues disse...

É Alessandra, aprender com as críticas é uma dádiva. Muitos, principalmente esses jovens mimados de hoje, não suportam ouvir críticas.

Muitos pais passam tanto a mão na cabeça dos filhos que acabam esquecendo de ensiná-los a viver, e quando ouvem qualquer pessoa criticando-os, não aceitam de forma alguma.

PS: Fazia um bom tempo que não te visitava, desculpe pela ausência.

Um forte abraço e que Deus a abençoe.

Juliana disse...

"a língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar; é mal incontido, carregado de veneno mortífero". Tg 3.8
"Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar" Tg 1.19

Uma ótima semana para você. Que Jesus continue te abençoando!
Que a benção da prosperidade recaia sobre seu lar!
Beijos.

Edificando em todo lugar..

type