sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Janeiro e as preocupações

  
O ano mal começou e embora devamos focar  e investir muito mais nas coisas espirituais no que nas coisas materiais este ano,administrar  com sabedoria aquilo que o Senhor tem posto em nossas mãos é algo que precisamos fazer em todo tempo,enquanto estivermos neste mundo,e Janeiro é geralmente  o mês mais  tenso do ano quando o assunto é finanças.
  Acordei hoje me lembrando de algumas  passagens bíblicas capazes de aquietar nosso coração,e sobre a qual devemos profetizar nos dias de apreensão.
  Lembrei-me do Salmo 127,que fala da  correria dos trabalhadores.Levanta-se cedo,dorme-se tarde,come-se o pão com agonia(dores),ás vezes mau se engole a comida e já se corre de novo para o trabalho.Mas a Bíblia ensina neste Salmo que fazer tudo isto é inútil se o Senhor não estiver na direção de nossas vidas,se Ele pessoalmente não estiver envolvido na administração de nossos bens.A Bíblia ainda diz ,que aos seus amados,aqueles que Nele confiam,o Senhor fornece provisão até mesmo enquanto ainda estão dormindo.
''Se o Senhor não edificar a casa ,em vão trabalham os que a edificam;se o Senhor não vigiar a cidade,em vão vigiam os guardas.
Inútil vos será levantar de madrugada,repousar tarde,comer o pão de dores,pois assim dá Ele aos seus amados o sono.''-Salmo 127:1-2
Outra passagem que me lembrei,foi quando no Sermão Da Montanha,onde o Senhor Jesus aconselha a não nos preocuparmos com o dia de amanhã,sobre o que comeremos,o que beberemos,com o que nos vestiremos,pois nossa vida é muito maior do que qualquer coisa que possamos possuir.O Senhor ali nos chama a atenção a olhar para a liberdade com que as aves vivem,sem ajuntar tesouros,sem se preocupar com o tempo do plantio ou da colheita,e todavia,são sustentadas pelo próprio Deus que, cuidando delas as revestiu de beleza muito mais do que qualquer outro homem(é citado o rei Salomão) pode se vestir.
Esta palavra parece um pouco desproporcional e utópica para os dias de hoje, onde cheques,boletos,cartões de créditos têm data e prazo para cair no banco.Onde o IPVA esta ás portas,onde os filhos querem de tudo e os pais querem dar de tudo para os filhos,enfim,será que Jesus não sabia que as dívidas tiram nossa paz de Espírito quando disse tais coisas e que embora o amemos muito e creiamos em Sua Palavra ficaríamos sim preocupados?
Ao contrario,nada é novidade dentro da Palavra de Deus,há milhares de conselhos no livro de Provérbios que nos falam a respeito de uma boa administração,e o próprio Jesus socorreu seus discípulos num dia de crise ,onde seu meio de vida,a pesca,não dava resultados:
E, quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar.

E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede.

E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede.
Lucas 5:4-6
 ''E acabando Jesus de falar disse a Simão:Vá para  alto mar e lança as vossas redes para pescar..E respondendo Simão disse:Mestre,havendo trabalhado a noite toda nada apanhamos;mas sobre a tua palavra,lançarei a rede.E fazendo assim,colheram uma grande quantidade de peixes e rompia-lhes as redes.'' Lucas 5:2-6
Mais tarde,tirou uma dracma da boca de um peixe para que Pedro pudesse pagar o imposto exigido por César.
 ''Mas para que não escandalizemos,vai ao mar,lança o anzol,tira o primeiro peixe que subir,e abrindo-lhe a boca encontrarás um estáter,vai e paga(os impostos)por mim e por ti.''Mateus 17:27
 O Senhor também agiu através de Eliseu na vida de uma viúva que estava prestes a perder os filhos por causa de dívidas,e foi socorro bem presente para o povo de Israel durante as crises economicas que viveram,em vários períodos bíblicos.
''E então vieram e fizeram saber o homem de Deus sobre as vasilhas que lhes disse:Vai,vende o azeite,paga tuas dívidas e tu e teus filhos vivei do resto.''(ler todo o contexto aqui)

  O salmista declara que Deus zela por toda a terra,concede alimento para os animais,até para o leãosinho que ainda não sabe caçar..e quanto ao homem,quando este acorda para ir trabalhar,Deus está com ele.
'Os leõesinhos bramam pela presa,e buscam de Deus o seu sustento;nasce o sol e logo se recolhem,deitando-se em seus covis,então sai o homem para o seu trabalho até de tarde.''Salmo 104;21-23,para ler inteiro este maravilhoso Salmo que fala sobre como o Senhor administra toda a Terra clique aqui)
'Os olhos de todos esperam em Ti,e tu lhe dás o seu mantimento,a seu tempo.Abres a tua mão e satisfazes os desejos de todos os viventes.''Salmo 145:16-17'
Enfim,amados do Senhor,embora  em Janeiro seja tempo de  aflição para a maioria de nós diante dos compromissos financeiros,em qualquer tempo da história,inclusive hoje,podemos declarar a Palavra de Deus e clamar pelo socorro dos Céus confiando que venceremos todo e qualquer desafio.
 Não importa como os outros administram seus bens,nós como cristãos devemos administrar como administramos todas as outras áreas da vida:Lançando no altar de oração nossas ansiedades,com súplicas e ações de graças porque Ele cuida de nós.
Que a confiança e a paz inundem seu coração,leve embora as dores nas costas,na nuca,na cabeça,o mau humor , a insônia,o medo ,a vergonha ,ou qualquer outro mal causado por este tipo de preocupação,em Nome de Jesus.
Vamos orar?
Pai,que em primeiro lugar,busquemos sempre teu reino e tua justiça,pois temos a
promessa de que as demais coisas nos serão acrescentadas.Pai ,lembra-te de nós neste mundo onde o dinheiro responde por quase tudo,e onde precisamos de Ti também na área financeira.Visita todo aquele que se encontra aflito e preocupado,e como destes á Pedro,á viúva,e como preparas o alimento para os leõesinhos que ainda não sabem caçar e preparas vestes para o pássaro que não se preocupa em  semear,colher ou ajuntar,prepara para teus servos que esperam em Ti neste dia, por todo mês de Janeiro e ainda por todo o ano de 2012 suprimentos,provisão para quitar seus compromissos e ter tranquilidade.Faz também como fizestes a Simão:faz romper as nossas ''redes'',pois também nós,como fez ele, lançamos nossos investimentos de acordo com a Tua Palavra de nos honrar sempre.Te pedimos e te agradecemos,pois sem Ti inútil será para nós levantar cedo,dormir tarde e comer o pão de dores,que seja sobre nós a promessa de nos acrescentar até mesmo enquanto estamos dormindo.Oramos em Cristo Jesus,amém.

5 comentários:

Vanessa Gonçalves disse...

Olá Alessandra encontrei o teu blog pesquisando na internet. Que bacana encontrar um espaço como o teu.Estou te seguindo vou... Bela reflexões. Abraço. Beijo no coração!

Thiago de Meira Rezende disse...

Alessandra, Parabéns pelo blog. Que Deus continue te Abençoando sempre! Já estou te seguindo...
Visite o meu blog: tmropoderdafe.blogspot.com
Obrigado pela visita!

CANTOR MOISÉS VIEIRA disse...

Olá minha irmã, desejo-lhe em 2012 cheio das mais ricas bençãos do céu a você e sua família. Abraços!! Ore por mim, meu cd está pra sair devo lançar em fevereiro e vou precisar do seu apoio pra divulgar no seu blog kkkk. Fique na paz!!

Blog Onivid Silva disse...

Adorei o post, não devemos deixar as preocupações falar mais alto, pois maior é o Senhor que está em nós. Amém.

Fran Souza disse...

Que o Senhor seja o caminho de toda a nossa vida, inclusive das finanças, muito abençoadas as suas palavras. Fique com Deus e tenha uma semana abençoada. Beijos

Edificando em todo lugar..

type