quinta-feira, 23 de agosto de 2012

O moço do profeta




Gosto de notar nas passagens bíblicas,mais precisamente no Antigo Testamento,que todo profeta tinha ''um moço''.Alguém mais jovens que o acompanhava e servia.Se estivéssemos falando de uma empresa,seria o secretário ,um estagiário ou algo do tipo.
 Alguns destes ''moços dos profetas'',viam milagres,maravilhas e sinais todos os dias e nada aprendiam,como Geazi,que ambicioso,foi atrás de Naamã pedir para si os presentes que o profeta Eliseu já havia rejeitado,e foi amaldiçoado com lepra.
''Porém Geazi moço de Eliseu,homem de Deus,disse:Eis que meu senhor impediu que este siro Naamã da sua mão desse alguma coisa do que trazia,porém  tão certo como vive o Senhor ,que hei de correr atrás dele e tomar dele alguma coisa''-2Reis 5:20
E Eliseu disse a Geazi:Porventura não foi contigo o meu coração quando aquele homem voltou de seu carro para encontrar-te?Era isto uma boa ocasião para tomardes prata,vestidos,olivais,vinhas,ovelhas,bois,servos e servas?Portanto,a lepra de Naamã se pegará a ti e a tua semente para sempre.Então Geazi saiu de diante de Eliseu leproso,branco como a neve.''-2Reis 6:26-27
Depois de Geazi,um novo ''moço'' foi posto a serviço de Eliseu,e este ,após Eliseu ter orado para que seus olhos fossem abertos a ver as coisas espirituais,pode contemplar carros e cavalos de fogo ao redor de seu Senhor,na batalha e perseguição que o rei da Assíria lhe fazia,e ficou maravilhado!
''E o moço do homem de Deus se levantou mui cedo,e saiu ,e eis que um exército tinha cercado a cidade com  cavalos e carros,então o seu moço lhe disse:Ai meu senhor!Que faremos?E Eliseu lhe disse:Não temas;porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles.E orou Eliseu,e disse:Senhor,peço-te que lhe abras os olhos,para que veja.E o Senhor abriu os olhos do moço,e viu;e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo,em redor de Eliseu.''2Reis 6:15-17
O próprio Eliseu outrora havia sido ''o moço do profeta'' a serviço de Elias,sua ambição era ser ousado como seu senhor,revestido de poder como ele,cheio do Espírito de Deus como ele..tanto que ,quando ficou declarado que Elias seria arrebatado aos céus,Eliseu não desgrudou dele ,e persistentemente ficou ao seu lado,até o convencer de deixar-lhe uma bênção,a bênção que  tanto queria era porção dobrada do espírito de Deus que estava sobre Elias,e assim se fez.(2Reis capítulo 2)
Na minha mocidade,também procurei ser um(a) ''moço(a) do(a) profeta (a)..eu me espelhava na fundadora da Igreja onde renasci em Cristo.Seu nome é Luiza Tanaka,uma senhora japonesa,que na época tinha cerca de 60 anos.Eu amava ver o jeito como Deus usava dela na Igreja,no amor,na mansidão,na autoridade,em profecia e revelação,e também queria,como Eliseu quis,porção dobrada do seu espírito.
Algumas vezes recebi convite para dormir na casa dela,um dia Deus disse a ela que deveria me receber como ''mãe' e,por eu ser criada por minha madrasta,talvez ela tivesse entendido que deveria me adotar em carinho e amor(que ela não sabia,mas eu tinha de sobra da parte da minha madrasta)..eu porém, entendi perfeitamente:que ela  fosse minha mãe espiritual,minha mãe na fé,era isto mesmo que eu desejava,e Deus sondou meu coração.
Nas vezes que dormi na casa dela,fui na esperança de passarmos a noite orando,em vígilia,mas isto não aconteceu..eu simplesmente era posta confortavelmente na cama,e tratada carinhosamente como hóspede.Tímida como era em minha adolescencia,nunca pedi nada a ela neste sentido.
Os anos passaram,muitas coisas mudaram na minha vida,mas nunca me esqueci ,nem deixei de ambicionar ser profeta de Deus usada em minha geração,até porque esta foi uma promessa que o próprio Deus me fez (esta em meu livro)no dia em que me batizou com o Espírito Santo:
''Não cessa minha pequena,porque eis que te colocarei entre os meus profetas!''-pela boca de Luiza Tanaka
Escrevo este texto saudoso,como forma de incentivar a nossa juventude,que ambicionem  hoje a serem ''moços dos profetas'',acompanhar de pertinho o que faz um verdadeiro homem de Deus.Que aprendam a orar com eles,jejuar,se dedicar as coisas de Deus,temer e honrar Sua Palavra..Eliseu fez tudo o que Elias havia feito,em dobro,cada milagre;Josué ''o moço do profeta Moisés'',após sua morte recebeu ordem de fazer o povo que estava no deserto herdar a terra prometida,Samuel,fez Deus quebrar as normas(onde só descendentes de Levi podiam ser profetas) e o ungir como profeta no lugar de Eli,a quem serviu desde pequeno.
Quem você quer ser para Deus ?Como deseja ser usado?Há alguém que te inspire tão profundamente que te faça desejar ser usado tanto quanto ou mais do que esta pessoa?
Jesus não teve apenas um ''moço do profeta'',escolheu 12,depois os ordenou que inspirassem a tantos quantos pudessem..e sendo Ele mesmo o modelo original,sem defeito,concedeu a cada um daqueles que nele crerem,que melhor que Eliseu,fizessem as obras dele,ainda maiores.
Eliseu primeiro foi o moço,depois foi o ''chefe  de outros moços''...e  permitiu que se vivesse muitas aventuras de fé ao seu lado.Se você hoje já esta preparado para ser modelo,profeta,chefe de outros moços,preste bastante atenção nos exemplos que tem dado aqueles que te acompanham mais de perto,para que amanhã,Deus também não seja impedido de usá-los por traumas deixados através de sua conduta,e sim possa também honrá-los,e preservar neles a certeza de que
''Nesta geração Deus ainda fala,
Nesta geração Deus ainda levanta,
Nesta geração Deus ainda usa os seus profetas''
(ah!Este último trechinho é refrão de uma canção que fiz ontem ..em breve ,quem viver,verá,ou melhor,ouvirá,rsrs.)
*Abraço e paz!.

4 comentários:

Priscila Grah disse...

Ótima reflexão, Alessandra! Me deu novo ânimo para pedir à Deus os dons que quero para a minha vida! Fique com Deus, e que tu possas ser usada a cada dia mais pelo Senhor Jesus!

Regina Helena disse...

Muito interessante!
Como Deus é bom! Ele disponibiliza mentores que nos apóiam, nos instruem com palavras e atitudes. Timóteo amparou-se em Paulo que instilou nele a vitamina da fé, do compromisso com Deus. Vitamina que fortaleceu Timóteo ao ponto dele apoiar Paulo em suas aflições futuras.
“Um ao outro ajudou e ao seu próximo disse:
Sê forte.” (Is 41.6).

Grande abraço, Deus abençoe sua vida,
Regina Helena
http://destilardosfavos.blogspot.com.br/2012/08/referenciais.html

Carlos Andrade disse...

Prezada Alessandra Barcelos, gostei muito da sua Apologética e Dissertação em relação ao conteúdo da explanação do seu Blog.
Que o Senhor nosso Deus continue cumprindo as Suas promessas na sua vida!Por favor quando você estiver orando, ore pelo meu
ministério, por mim e pela minha família! Deixe o seu nome, que eu também estarei orando
por você e pelos seus.
Graça & Paz.

www.drcarlosandrade.com

Anônimo disse...

Que benção, Alessandra! Muuito edificante mesmo esse texto!
Deus te deu um entendimento tão grande, Glória a Ele por isso
Que o Senhor derrame chuvas de bençãos sobre a tua vida e continue a te usar, poderosamente, como um vaso de valor, vaso de honra nas mãos dEle!
Deus falou muito comigo através desta postagem
Fique na paz de Jesus

Edificando em todo lugar..

type