quarta-feira, 21 de maio de 2014

A sabedoria de Agur


Na Bíblia,no capítulo 30 do livro de provérbios,há registradas algumas reflexões de um certo homem chamado Agur,Agur era um oráculo do seu tempo.
Segundo o Dicionário Online de Português,oráculo significa:
Fig. Decisão proveniente de pessoas de grande autoridade, de grande saber.
Fig. Decisão infalível.
Falar como um oráculo, falar pertinentemente, falar muito bem, dizer coisas verdadeiras.

Foi Agur quem fez a reflexão sobre a aranha,mencionada aqui a dois textos atrás..e foi ele quem fez uma reflexão de autoconhecimento,da qual quero falar hoje aqui no blog.
Penso que todos nós deveríamos fazer análises a respeito de nós mesmos,de tempos em tempos.Olhar pra dentro com sinceridade,sinceridade o bastante para reconhecer qualidades e defeitos.Se isto for feito á luz da Palavra de Deus ou durante a oração então,será perfeito!Certamente seremos transformados pelo agir do Espírito Santo com menos resistência,compreenderemos melhor o ''sim'' e o ''não'' de Deus aos nossos desejos ,planos ,sonhos e projetos.Se analisarmos a nós mesmos não precisaremos ser analisados por outros,diz a Palavra.
Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. 1 Coríntios 11:31
Agur disse a seu próprio respeito,que apesar do título de oráculo,considerava-se ''mais bruto do que ninguém'',não tinha todo conhecimento humano,nem todo conhecimento de Deus.Disse também que não ousava e não recomendava ninguém ousar acrescentar nada ás palavras de Deus,afim de não ser achado mentiroso,nem repreendido pelo Mesmo.
Na verdade eu sou o mais bruto dos homens, nem mesmo tenho o conhecimento de homem.
Nem aprendi a sabedoria, nem tenho o conhecimento do santo.
Quem subiu ao céu e desceu? Quem encerrou os ventos nos seus punhos? Quem amarrou as águas numa roupa? Quem estabeleceu todas as extremidades da terra? Qual é o seu nome? E qual é o nome de seu filho, se é que o sabes?
Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele.
Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso.Provérbios 30:2-6

Só esta  auto análise já me faz ter simpatia e, faz dar credibilidade ás reflexões do oráculo Agur;ele não se baseava nas opiniões de outros a seu respeito nem no título nobre que carregava,mantinha a sobriedade ,reconhecia ser bruto,saber pouco,e temer a Deus.
Há também uma oração que Agur faz  a partir do versículo 7, honesta,sincera e surpreendente:
''Duas coisas te pedi,não me negues antes que eu morra:(1)Afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa;
(2)Não me dês nem a pobreza ,nem a riqueza:mantenha-me no pão da minha porção acostumada;para que estando farto eu não passe a negar-te dizendo:Quem é o Senhor?Ou,empobrecendo,não passe a roubar e abra mão do nome de Deus.''-Provérbios 30:7-9
Na verdade,embora vejamos tanta coerência nisto,poucos de nós teríamos coragem de pedir algo deste tipo a Deus.A maioria quer sim riqueza,custe o que custar,principalmente neste novo mundo digital,globalizado,cheio de tecnologias e modernidades acessíveis apenas a quem tem como comprar.
Agur talvez se conhecesse tão bem,que sabia que se fosse muito rico desprezaria á Deus,deixaria de temê-lo,sentir-se-ia menos dependente da sua graça,provisão,amor.
Também era sincero o bastante para dizer que caso levasse uma vida miserável demais,poderia vir a roubar,e isto lhe impediria também de andar retamente com o Senhor e dar bom testemunho.
Ontem eu assistia na hora do almoço,a prisão de um rapaz que roubou vários pares de chinelo dentro de um Super mercado.A repórter e os policiais zombavam da situação,diziam que aquele era o verdadeiro ladrão pé de chinelo..mas ao mostrar os pés dele,dava pra ver que havia uma crosta,uma casca grossa,como se há muito tempo ele viesse andando descalço,quem sabe sobre o chão quente,sobre pedras,coisas pontiagudas e sujeiras..sabe-se  lá qual o histórico de vida daquele homem,o tamanho das suas limitações financeiras ,sabe-se lá se desde pequeno já foi criado ouvindo dizer que chinelos custavam caro,que ele não podia ter..enfim.
Agur foi sincero,equilibrado na oração que fez;o salmista fez uma oração semelhante,no Salmo 125,um Salmo muito conhecido por dizer que aqueles que confiam no Senhor não se abalam,mas se o analisarmos melhor veremos que o salmista clama para que Deus entre com providencia sobre a sorte dos justos diante dos ímpios,pois toda a nossa tolerância diante da injustiça sem punição também é limitada,caso contrário,acabaríamos cedendo aos nossos pecados:
Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre.
Assim como estão os montes à roda de Jerusalém, assim o Senhor está em volta do seu povo desde agora e para sempre.
Porque o cetro da impiedade não permanecerá sobre a sorte dos justos, para que o justo não estenda as suas mãos para a iniqüidade.
Faze bem, ó Senhor, aos bons e aos que são retos de coração.
Quanto àqueles que se desviam para os seus caminhos tortuosos, levá-los-á o SENHOR com os que praticam a maldade; paz haverá sobre Israel.Salmos 125:1-5

Na verdade todos nós deveríamos ter esta sabedoria:Perguntar,visualizar,preparar nosso coração pra saber se de fato poderíamos enriquecer e continuar adorando e servindo a Deus com a mesma sinceridade..e sermos sinceros também pra pedir socorro urgente e imediato a ele nas questões financeiras,com as dívidas que tem vencido,com a comida que temos vontade de comer mas nunca podemos ou achamos poder comprar,..porque isto também nos leva a pecar se for ignorado por Deus.
Quanto a mim,posso dizer:já fui mais pobre do que sou hoje,e muito magoada intimamente,sem ter coragem de dizer em voz alta,mas intimamento questionando Deus a respeito das minhas necessidades e humilhações..
Preciso reconhecer também,que ainda desejo riquezas e bens,coisas que hoje ainda não tenho e que me fariam toda diferença,acredito eu..mas zelo sobre meu coração para que ele seja grato por tudo aquilo que Deus tem liberado sobre mim e sobre minha família.Cada vez que penso naquilo que ainda não tenho,o Espírito me faz lembrar das orações atendidas,dos pequenos e grandes milagres diários,dos corações que Deus move continuamente para me abençoar.Isto é maravilhoso!
Somos brutos,como Agur..nada sabemos sobre Deus,nada sabemos sobre os homens..saibamos ao menos um pouco mais a respeito de nós mesmos e assim procuremos os melhores caminhos pra viver sempre na Presença do Senhor,com amor,temor e gratidão.
*Abraço e paz!


Esta postagem é patrocinada por:
www.chocolateemorango.loja2.com.br

2 comentários:

Unknown disse...

Oii Alessandra! estava pesquisando algum blog bacana gospel na internet, e achei o seu! adoro blogs, e sou evangélica tmbm! estou achando seu blog muito interessante e abençoado por Deus!
Que Deus continue te usando muito mais! bj

Faculdade Teológica disse...

Oi Alessandra,
Gostei muito do seu Blog, aguardo novas postagens.
Deus te abençoe querida!

Edificando em todo lugar..

type