quarta-feira, 7 de maio de 2014

Espera Israel, no Senhor.


''A minha alma espera pelo Senhor,mais do que os guardas pelo romper da manhã,sim,mais do que os que esperam pela manhã.''-Salmo 130:6
Escrevi em minha agenda o esboço desta postagem de madrugada.Era mais ou menos 2hs e meia ,o sono me fugiu completamente.Levante-me,fui ao banheiro,voltei para cama,e meu marido ,de sono leve ,também já havia acordado com meu movimento.Conversamos um pouco..senti uma fome tremenda(coisas do meu estado gravidício,7 meses agora)sem olhar no relógio pensei que já fosse quase 5 da manhã,e me assustei ao notar que não.
Levantei novamente,fui até a cozinha,preparei um mingau de aveia com canela e coco,que comi com meu marido,que não está grávido diretamente,mas é uma barriga solidária,e come tudo o que invento,a qualquer hora do dia ou da noite.
O problema não era só fome,percebi que o Senhor me chamava para um momento a sós,fui até a sala,e não cheguei a dobrar os joelhos,debruçada ali mesmo no sofá murmurei com Deus algumas palavras e depois abri minha Bíblia,meditando sobre o Salmo 130,que quero compartilhar com vocês.
Realmente me identifiquei  primeiro com o versículo que abre a postagem.Imagine o quão deve seve ser difícil para um guarda,manter-se alerta,manter-se acordado e vigilante,enquanto tudo a sua volta é silêncio e escuridão.Diferente de mim,o guarda anseia pelo amanhecer não apenas porque perdeu o sono durante a noite e ainda vai demorar a clarear,mas provavelmente  porque tem que lutar contra ele,já que é comum,ao cair da tarde ,um hormônio chamado melatonina,ser produzido e liberado em maior quantidade no organismo humano,trazendo-nos a sensação de sono e a necessidade de descanso.
O próprio Deus é um guarda sobre seu povo,nos vigiando durante a noite,nos vigiando em tempos difíceis e de escuridão,sem contudo,dormir ou cochilar jamais,segundo a Sua Palavra.
O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra.
Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará.
Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel.Salmos 121:2-4

Mas não foi só o versículo 6 que me chamou atenção,a medida que fui meditando sobre cada um dos 8 versículos que compõem este Salmo especial,me deparei com uma realidade cristã muito comum a cada um de nós que deseja andar sinceramente com Deus:a necessidade de ser liberto de alguns pecados,e a dependência de Deus até para isto.
Vamos destrinchá-lo?
''Das profundezas a ti clamo oh Senhor.Senhor,escuta a minha voz;sejam os teus ouvidos atentos ás minhas súplicas.''vers.1e2
Quando cita ''das profundezas'' o salmista nos faz lembrar de um lugar muito á baixo,o fundo de um poço talvez..é o que dizemos de pessoas que já perderam totalmente o controle de suas vidas por causa de um estado emocional ou por um vício indomável..mesmo assim ''das profundezas'' ele insiste em clamar a Deus,a lhe pedir que ouça e esteja atento ás suas súplicas.
''Se Tu Senhor,observares a iniquidade,quem subsistirá?-vers. 3
O salmista tem consciência de que não é perfeito e nem vive o padrão de santidade que considera aceito por Deus.Ele não menciona nenhum tipo de pecado específico que o faz sentir-se iníquo,mas argumenta que se Deus decidir julgá-lo olhando-lhe apenas por este angulo onde não tem domínio,não terá chances de viver para Deus.O salmista também avalia aqui o estado de imperfeição humana de um modo geral;todos pecamos,de um modo e de outro,portanto se o Senhor levar em conta apenas nossas culpas,nenhum de nós poderá ser salvo.Nenhum de nós poderá  nem mesmo subsistir(existir em uma vida de baixa qualidade).
''Mas contigo está o perdão para que sejas temido .''-vers.4
Em seguida,ele declara o único meio do pecador se equilibrar e se aproximar de uma vida santa em Deus:o perdão está nas mãos de Deus.O perdão é capaz de libertar,de restaurar e purificar o pecador.
Quando o salmista diz''para que sejas temido''ao meu ver,está dizendo que Deus precisa autorizar,liberar o perdão e muitas vezes até liberar do castigo alguém,e que portanto,é necessário LHE pedir perdão,confessar as culpas,e não somente achar que Ele ignorará,tentando passar por Ele sabendo que Ele sabe sobre as coisas erradas que praticamos sem nos humilhar ou dar-lhe satisfações.
''Aguardo o Senhor,a minha alma o aguarda e espero na sua palavra.''vers.5
Quando o salmista diz ''aguardo o Senhor'',me faz lembrar do sentimento que me fez escrever a poesia ''Me espera'',onde declaro:''te espero Deus,me espera''.
Eu sabia que estava vivendo um momento confuso espiritualmente|:uma mistura de mágoas,dúvidas,frieza,um pouco de destemor,desconfiança sobre tudo o que aprendi a respeito de Deus durante anos..mas não queria permanecer naquela situação.Queria um reencontro com o Senhor,um acerto de contas um lavar de alma entre duas pessoas com intimidade suficiente para isso.Como um casal,que se estranha por um tempo,mas por se amar profundamente espera pelo tempo das águas baixarem para conversar e resolver.
Pra terminar,quero citar o último trecho,que  mais parece um conselho do salmista para o povo de Deus,inspirado mais que nunca pelo próprio Espírito:
''Espera Israel no Senhor,porque no Senhor há misericórdia e abundante redenção;Ele remirá a Israel de todas as suas iniquidades.''vers.7 e 8
Não importa em quão profundezas de pecados ou vícios nos encontremos,se decidirmos andar com Deus,clamar a Ele para que nos liberte,confessar nossos erros,
Ele chegará em algum momento para nos libertar de toda vergonha,culpa,jugo e imundícia.
Há coisas das quais só Ele pode nos libertar.Talvez o processo seja gradativo para alguns,em outros casos a libertação possa ocorrer de uma só vez e para sempre.De qualquer forma o poder está Nele e Ele certamente não desprezará uma alma que se reconheça culpada,mas também dependente de sua graça e amor.
*Abraço e paz!




Esta postagem é patrocinada por:
www.chocolateemorango.loja2.com.br

3 comentários:

Unknown disse...

Paz minha irmã,

Hoje cedo quando encontrei seu post, alegrei meu coração, mas as lágrimas teimavam em querem descer, eu amo a Deus, quero viver o resto dos meus dias para Ele, mas ás vezes vc se senti nessa ânsia, e com coisas pendentes que parecem não ter solução, mas pude ouvir o Senhor me dizendo, to do seu lado, te vigiando, quando a alva chegar te resgatarei, te redimirei. Isso me deu forças para mais um trecho da jornada.


Te amo em Cristo Jesus

P.S. por favor entre em contato comigo para mim comprar o livro, e eu gostaria tb de ter mais contato com vc. Meu nº de telefone é (69) 8443-9167, ou me passa o seu que eu ligo.


Sandra

Bell disse...

Oi Ale

tenho acordado tb nas madrugadas, e já senti que é para acordar e orar.
Se a gente não faz algo faz a gente acordar.

tenha um dia abençoado =)

José Luiz disse...

Graça e paz Alessandra! Parabéns pelo blog. Sobre este texto, é exatamente assim, sou guarda municipal e quando estou de plantão não vejo a hora do dia amanhecer para poder ir pra casa descansar e a bíblia nos convida a esperar pelo Senhor da mesma forma que um guarda espera pelo amanhecer... Estejamos vigilantes, pois Jesus está as portas.

Edificando em todo lugar..

type