sábado, 2 de janeiro de 2010

Guardando Segredos


Pro 17:28 - Até o tolo, quando se cala, é reputado por sábio; e o que cerra os seus lábios é tido por entendido.

Taí um dos ensinamentos do Livro de Provérbios que aprendi cedo e procurei colocar em prática.
A Bíblia já diz que ''a boca fala do que esta cheio o coração''.Quando estamos ansiosos ou pensamos em algo com frequência,só falamos naquilo,porém nem sempre isso é bom.
Uma vez um dos profetas de Deus repreendeu o rei Ezequias,porque este,num ato ,creio eu,de exibicionismo e vaidade,mostrou para homens que vieram da Babilônia,tudo o quanto tinha em seu palácio,todos os tesouros-2Reis 20:14-18.Então o profeta lhe disse que haveria um tempo,em que homens vindos da Babilônia levariam tudo o que foi visto embora,e nada sobraria.
Há pessoas que gostam de provocar inveja em outros exibindo o que possui;há pessoas que contam seus planos e visões antes de acontecer,e são bombardeados com a incredulidade alheia,ou até mesmo com uma secreta torcida contrária.Eu mesma me sinto uma tola quando me pego fazendo isso!
Deus é inteligentíssimo e sua sabedoria inescrutável,e ensina aos filhos que estão atentos a Sua voz,a ter cautela,guardar silencio,sobre seus sonhos,projetos e visões.
Quando José do Egito contou a seu pai e irmãos que sonhara ,e a interpretação do sonho era a de que ela seria o maior em sua família,com certeza inflamou a ira de seus irmãos ainda mais contra ele,e isso foi o principal agravante para que eles o vendesse como escravo.*Gen 37:5 - ''Teve José um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais.''

Pessoas ingenuas vivem a abrir o coração para os amigos.Vivem a deixar que outros saibam tudo a seu respeito.Mas mesmo Jesus,caminhando com 12 homens que pareciam de confiança,encontrou no meio deles,um(Judas),que conhecendo sua intimidade,hábitos e costumes,usou isso contra ele.
Sejamos discretos então.Lancemos sobre Deus nossas ansiedades;falemos no secreto de nosso quarto ou de qualquer outro lugar onde possamos estar a sós,o que precisa ser desabafado,Ele sim é um amigo da mais inteira confiança.
Para pessoas bisbilhoteiras e curiosas,digamos educadamente:''Não quero falar sobre isso.Não me sinto á vontade em expor este assunto agora''...ou algo do tipo.
Lembremos que ao redor de nós sempre haverão lobos disfarçados de cordeiros.

2 comentários:

Unknown disse...

Devemos ter cuidado o que falamos e o como falamos... feliz ano novo pra ti irmã
Gde abraçoO

Anônimo disse...

Esse é mesmo um exercício a ser feito diariamente. Eu falo pouco, mas as vezes falo sem querer. Guardar é mesmo muito bom.
Beijos, bom ano para você e sua família!

Edificando em todo lugar..

type