domingo, 15 de maio de 2011

DEPRESSÃO:Minha alma se recusa a ser consolada


 Lendo alguns Salmos do levita Asafe posso notar a sinceridade com a qual se dirigia a Deus mesmo diante de seus conflitos internos.
 Hoje,a frase de Asafe que me vem a  memória é:
''a minha alma  se recusava ser consolada.''Salmos 77:2
Você já se sentiu assim?Se recusando a ser consolado?Creio que o sentido consolo aqui,é no campo téorico,um consolo de palavras apenas,de esperanças futuras e não  de uma ação com solução  imediatas...
  Muitas vezes chegamos em  um estado de angustia tão grande,que só as palavras já não resolvem,é como dar uma chupeta para um bebê com fome..ele  não se ilude por mais de poucos segundos,quer sentir na boca o leite morno,que desce pela garganta e faz cessar a dor de estômago e revigora o corpo...então sim,este bebê estará tranquilo novamente,consolado não chorará mais e dormirá quietamente nos braços de sua mãe,Davi,em outro Salmo descreve este estado de calma( como de um bebê) dizendo:
Certamente que me tenho portado e sossegado como uma criança desmamada de sua mãe; a minha alma está como uma criança desmamada.Salmos 131:2
Quem déra o tempo todo nos sentíssemos como este bebê!

 Hoje mais cedo no post ''As Coisas entre o Céu e a Terra'',citei Ana,eis alguém que também chegou ao limite das suas angustias e recusava a ser consolada,nem a comida descia,a ponto de seu esposo Elcana  dizer:
Ana, por que choras? E por que não comes? E por que está mal o teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos?1 Samuel 1:8
Pelo mesmo motivo de Ana(não conseguir ter filhos),Raquel  desesperou-se e despejou um rio de frustrações sobre o marido Jacó  quando disse: 
Dá-me filhos, se não morro.Gênesis 30:1
e ele-menos paciente que Elcana- respondeu:
Estou eu no lugar de Deus, que te impediu o fruto de teu ventre?Genesis 30:2
Pessoas que ''se recusam a ser consoladas'',a meu ver,são aquelas que já não se conformam com  o problema,que não tem paz enquanto não o vê resolvido..
 O problema de pessoas assim,é que não somente elas mergulham de cabeça no sofrimento,como faz sofrer aqueles que estão a sua volta.Uns reagem com um aflitivo carinho como de Elcana,outros com a impaciência de Jacó.
 Asafe no Salmo 77,  descreve um período onde nem de noite descansava,e onde quase não abria a boca,ficava sem falar, tinha saudades de outros tempos que havia passado onde Deus agia em Israel,fazia maravilhas,e grandes promessas..por isto ele questiona:

Rejeitará o SENHOR para sempre e não tornará a ser favorável?
Cessou para sempre a sua benignidade? Acabou-se já a promessa de geração em geração?
Esqueceu-se Deus de ter misericórdia? Ou encerrou ele as suas misericórdias na sua ira? (SALMO 77:7-9)

No fim do Salmo porém,ele reconhece que este estado apático e  depressivo,é uma doença em sua alma ;

e  entende que a melhor coisa é recordar o que Deus já havia feito de bom por ele e por seu povo,para que o ânimo e a esperança voltassem.

E eu disse: Isto é enfermidade minha; mas eu me {lembrarei}) dos anos da destra do Altíssimo.

Eu me lembrarei das obras do SENHOR; certamente que eu me lembrarei das tuas maravilhas da antiguidade.(vs.10 e 11)

 Estou escrevendo este texto,primeiro para mostrar quão humanos foram os heróis da Bíblia fossem eles homens ou mulheres,cada qual  em sua época e por suas próprias razões,pessoais ou não;tanto quanto nós ,tiveram que lutar contra diversos sentimentos,um deles foi a depressão e a apatia da alma que recusa consolo.O remédio que  encontraram para prosseguir e caminhar mesmo com dificuldade até a vitória ,foi a fé ,o remédio não mudou,não se inventou  mesmo com tanta tecnologia nada melhor,
que ainda hoje  possamos dela nos valer,mas...
''Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?''
Lucas 18:8
*Abraço e paz! 


oração de hoje:
Senhor,há momentos em que nada mais surte efeito,nossa esperança definha adoecendo nossas almas.Visita agora todo aquele que deprimido,se recusa a ser consolado,se possível,venha a tua consolação não apenas com palavras,mas com ação e providencia  imediata,para que como Asafe possamos testemunhar das tuas grandezas,em nome de Jesus,amém.

6 comentários:

Anônimo disse...

Amei a palavra, Deus te usa muito... E a oração então, acho muito lindas todas tuas orações, mas esta em especial, linda demais...
Deus continue abençoando vc e sua fammilia, bjs...

Charles R. G. B. Duarte disse...

A Palavra do Senhor foi remédio na Antiguidade e ainda é hoje. Além disso, tem o mesmo efeito, apesar da sociedade ter mudado tanto.

Gostei muito da palavra. Existem problemas que não conseguimos "ignorar" ou "nos conformar". É necessário uma providência divia, ou nossa alma se recusará a ser consolada.

Escrevi sobre o assunto hoje: A adversidade é o sólo fértil para o milagre.

Um grande abraço e parabéns!

Gisele Vargas disse...

Amém!
Que esta oração nos leve a receber o consolo de Deus e testemunhar a vitória!
Beijos Ale,tenha um ótimo fim de semana

Unknown disse...

Caramba, nunca uma frase fez tanto sentido na minha vida. " a minha alma se recusa a ser consolada"

Fernanda Costa disse...

Olá estou aqui para divulgar o meu mais novo blog para garotas evangelicas se chama Nanda Blogandoo
visitem
sigam e comentem
pois estamos aqui ne um so proposito e ne um so espirito certo?
http://nandablogando.blogspot.com
fazemos parceria
ja estou seguindo o seu
Deus Te Abençoe!!!

mag lopes disse...

É Ale...nao tem outro remédio nao!!
Só a fé mesmo. E é exactamente isso que estou buscando de Deus, testemunhar Suas grandezas, porque realmente nada mais é tao grandioso como mostrar Jesus para os outros.
Um bj grande.

Edificando em todo lugar..

type