segunda-feira, 8 de julho de 2013

Aprendendo com os erros de Davi parte 1:Boas intenções não substituem obediência


O Senhor tem me feito prestar atenção em algumas características narradas na Palavra  acerca do rei Davi,homem mais conhecido como ''segundo o coração de Deus'';título este não dado por si mesmo ou por outra pessoa senão pelo próprio Deus.
E, quando este foi retirado, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também deu testemunho, e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade. Atos 13:22
Quando alguém nos aponta um modelo que teve sucesso naquilo que também desejamos ter ,consciente ou inconscientemente,de forma clara ou não,passamos a imita-lo.Aliás,creio quer a Bíblia existe para isso mesmo:além de conhecer Deus e seu caráter,além de anunciar Cristo como pessoa principal das Escrituras e seu plano de Redenção concretizado na Cruz e oferecido gratuitamente aos homens,ela existe para observarmos os exemplos ali deixados pelos heróis da fé,o que fizeram que Deus aprovou,onde também Deus os reprovou,para que usemos destas informações com  inteligencia e  façamos igual no que diz respeito aos bons exemplos,e diferente no que diz respeito aos maus.
Sim, como tantos outros,eu tenho a ambição de  ser alguém segundo o coração de Deus em minha geração e quero aprender tudo o que a história de Davi tem a me ensinar  com a ajuda do Espírito Santo,que revela e traduz para meus tempos os detalhes de sua conduta.Então meu subconciente pergunta:
_O que Davi fez para ser considerado assim?Quais as atitudes e sentimentos que teve para agradar tanto ao Senhor?
E o Espírito Santo tem me respondido nestes dias,mostrando ao menos 4 grandes momentos onde Davi errou ou se enganou naquilo que deveria fazer e Deus tratou duramente com ele.Davi não desistiu porém; se empenhou em consertar estes erros ou enganos da melhor maneira possível e restaurou seu relacionamento íntimo com o Senhor.
Ontem decidi fazer deste ensino concedido pelo Espírito,mensagens que estarei ministrando aos Domingos durante todo este mês a respeito de Davi ,em minha Igreja.A primeira foi ministrada ontem  e foi uma benção,por isso pretendo compartilhar com vocês aqui no blog também,com o mesmo título que usei para a pregação:

A Presença de Deus não pode ser trazida a nós de qualquer jeito

O primeiro momento onde Davi errou,foi tratado e assim decidiu se consertar ,foi quando já rei em todo o Israel,teve a ideia de tornar a trazer para Jerusalém a Arca da Aliança,que no Antigo Testamento era o símbolo maior da Presença de Deus.Naquela ocasião,cheio de boas intenções,Davi escolheu um carro de bois novos ,e com a ajuda dos filhos de Abinadabe,Uzá e Aiô colocou a Arca sobre o carro de bois,para a levar a Jerusalém.
A certa altura do caminho porém,os bois tropeçaram e a Arca quase caiu,Uzá estendeu as mãos para segurar a Arca acendendo a ira de Deus ,que o fulminou imediatamente e o fez morrer.
Ao contar esta história no culto  Domingo,uma senhora mostrava indignação,sem conseguir entender porque Deus fez aquilo com Uzá,se a intenção dele havia sido boa:ele só queria impedir a Arca de cair.
Davi também não entendeu naquele momento,ficou tão abalado ,assustado e cheio de temor em relação a Deus,que desistiu temporariamente de seguir com a Arca para Jerusalém e a deixou na casa de um homem chamado Obede Edom,o qual o Senhor abençoou pelos 3 meses em que a Arca ficou em sua casa.
Davi deu ao lugar onde aquilo aconteceu o nome de Perez-Uzá que significa:o Senhor abriu uma brecha em Uzá.(leia aqui o texto bíblico de 2Samuel 6).Mas o que ele não notou naquele momento,é que a brecha foi aberta por ele mesmo,por  falta de observação á lei,que ensinava a maneira certa de se levar a arca pois,Quando fazemos algo para Deus,ainda que nossas intenções sejam boas,não devemos fazer de forma diferente ao que Ele nos ordenou;se Deus tiver que escolher entre um presente nosso e a nossa obediência,Ele certamente preferirá sempre a nossa obediência.

Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender a ordem melhor é do que a gordura de carneiros. 1 Samuel 15:22

Davi estavas cheio de boas intenções,Uzá ao estender as mãos também,a falha deles estava em não conhecer ou não se lembrar,que o jeito certo de carregar a Arca da Aliança,não era em cima de um carro de bois-ainda que novo-mas sim por 4 homens,com duas vara de ouro que passava por suas argolas laterais,feita exatamente para este fim:ser carregada.Esta ordem foi dada antes mesmo da arca ser construída,á Moisés no deserto:

Também farão uma arca de madeira de acácia; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio, e de um côvado e meio a sua altura.
E cobri-la-á de ouro puro; por dentro e por fora a cobrirás; e farás sobre ela uma coroa de ouro ao redor;
E fundirás para ela quatro argolas de ouro, e as porás nos quatro cantos dela, duas argolas num lado dela, e duas argolas noutro lado.
E farás varas de madeira de acácia, e as cobrirás com ouro.
E colocarás as varas nas argolas, aos lados da arca, para se levar com elas a arca.
As varas estarão nas argolas da arca, não se tirarão dela.Êxodo 25:10-15


Trazendo para nossos dias,
muitas coisas na Igreja pode representar um ''carro de bois novo'',que queremos usar para trazer a Presença de Deus para onde estamos e nos abençoar,mas que acabam fazendo ''os bois tropeçarem'',causando um efeito desastroso.
Em se tratando do ministério de louvor e adoração,muitos colocam nos bens materiais,na estrutura da Igreja,na potência do som , equipamentos e instrumentos,na qualidade das vozes ou qualquer outro tipo de uma boa aparência ou força;a responsabilidade de Deus comparecer aos nossos cultos ou aceitar nosso louvor enchendo o lugar com sua glória.Não que não devamos ter a estrutura necessária e se possível a melhor,mas o principal para Deus será sempre uma vida de testemunho e obediência dos dirigentes para consigo.
Na mensagem do pregador também  pode ocorrer de haver um esboço perfeito,as intenções do pregador são boas,mas não estamos alcançando um resultado de frutos excelentes,talvez porque Deus tenha nos mandado fazer de um jeito, mas achamos mais apropriado para o momento fazer de outro.
Eu particularmente tenho procurado vigiar na formulação das mensagens,parar de tentar fazer o papel do Espírito Santo ,deixando para Ele decidir se a Palavra se encaixa ou não na vida dos membros ouvintes.Eu os conheço por fora,Deus os conhece por dentro,se o Espírito diz que a mensagem é aquela,por mais absurda que me pareça no momento,será aquela que trará o resultado que Deus quer.
Amados,dei dois exemplos práticos,ligados ao ministério,porque geralmente a Igreja é um lugar que deve estar cheio da Presença de Deus, afinal dali se faz encher dessa Presença outras tantas vidas;no entanto,cada um receba de forma mais pessoal a revelação do próprio Espírito.
Encerro este post concluindo que não devemos esperar os bois tropeçarem e uma tragédia acontecer para fazer a coisa certa.Obedeçamos piamente o que Deus mandou,prestando atenção nos detalhes,antes da exortação.Não mudemos nem moldemos a ordem dada ao nosso querer,mas preservemos as instruções de origem.Assim poderemos trazer a Presença de Deus para nós,para nossa casa,Igreja,ministério,e todas as áreas que entregamos para Ele cuidar.
Abraço e paz!
oração de hoje:
Senhor que não enganemos a nós mesmos,querendo te lisonjear com atitudes com as quais pensamos estar te agradando,mas continuando a desobedecer as ordens que nos deu a muito tempo .Que antes de lhe trazer qualquer tipo de presente,oferta,serviço ou culto,te tragamos o governo de nossas vidas  agindo segundo a Tua vontade.É o que te pedimos e agradecemos em nome de Jesus,amém.



Esta postagem é patrocinada por:
www.chocolateemorango.loja2.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom dia!!! desejo a todos um dia de muita paz,e discernimento.
Gostaria também de informa-los sobre Bíblias, temos Bíblias de todos os tamanhos e cores.
Acadêmicas,de estudos,Infantil,folhetos,porções, DVD infantil,Bíblia estrangeira etc..

Contato:monaco_tavares87@hotmail.com

Edificando em todo lugar..

type