segunda-feira, 22 de julho de 2013

Aprendendo com os erros de Davi parte 4:Eu prefiro estar nas mãos de Deus do que na de homens


Como disse a alguns dias  e postagens atrás ,tenho lido e refletido sobre Davi,um homem chamado por Deus de alguém segundo o seu coração,e meditado sobre sua forma de reagir cada vez que errava e Deus tratava com ele.
Primeiro dividimos em 3 postagens a ocasião em que ele trazia a arca para Jerusalém sobre  um carro de boi ;falamos sobre o fato de boas intenções não substituírem obediência,sobre superar medos e traumas com fé,amor e esperança em Deus e de além de aprender o que é certo,ser capaz de numa segunda oportunidade voltar lá onde erramos e  fazer além do que Deus espera de nós,além daquilo que outros fizeram antes.Penso que estes detalhes na experiência com o transporte da arca da aliança tenham contribuído para que Davi fosse tão estimado pelo Senhor.
Hoje,tendo como texto central 1 Cronicas 21,falaremos sobre certa vez em que Davi errou numerando o povo de Israel mesmo sabendo ser isto abominável ao Senhor.Destrincharemos sobre o erro,o arrependimento,as consequências e o desfecho desta história.Pra mim este capítulo é tão rico em revelações e detalhes,que teremos outra vez que dividir  no mínimo entre 1 ou duas postagens.Esta disposto(a)?Se sim,vamos lá :
A palavra diz que:
Então Satanás se levantou contra Israel, e incitou Davi a numerar a Israel.1 Crônicas 21:1
Primeiro vejo algo que alguns podem achar banal,mas outros ainda tem dificuldades em entender:o inimigo de nossas almas existe,é tentador,e não importa o nível espiritual que estejamos,vez ou outra estará nos tentando convencer a cometer algum tipo de pecado contra Deus.Tenho que ser sincera em dizer que não conheço o motivo pelo qual contar quantas homens maiores de idade haviam em Israel era algo tão abominável ao Senhor.Talvez porque Deus não queria que o rei pusesse sua confiança na quantidade de soldados que Israel teria na hora da guerra,mas sim no fato de o próprio Deus pelejar por eles;talvez porque quanto mais adultos,maior seria a renda e a arrecadação de impostos em Israel,neste caso,fazer o recenseamento seria uma maneira de oprimir o povo,e revelava o rei como alguém ávido por lucros.Estas duas hipóteses me parecem as mais coerentes,mas repito não poder afirmar que o motivo seja qualquer destes.
O que posso dizer é que tudo o que não é por fé é pecado,ou seja:toda vez que fazemos algo mesmo pensando estar contrariando a Deus pecamos,e Davi pecou,sabendo ele e todo o Israel que vivia naquela época,que não se devia numerar o povo em Israel.Pecou porque o inimigo o convenceu a pecar.
E disse Davi a Joabe e aos maiorais do povo: Ide, numerai a Israel, desde Berseba até Dã; e trazei-me a conta para que saiba o número deles.
Então disse Joabe: O SENHOR acrescente ao seu povo cem vezes tanto como é; porventura, ó rei meu senhor, não são todos servos de meu senhor? Por que procura isto o meu senhor? Porque seria isto causa de delito para com Israel.
Porém a palavra do rei prevaleceu contra Joabe; por isso saiu Joabe, e passou por todo o Israel; então voltou para Jerusalém.
1 Crônicas 21:2-4
2-Quando noto a persistência de Joabe-melhor soldado,amigo intimo e homem de confiança de Davi-tentando convencê-lo a não fazer aquilo,e a  resignação de Davi,percebo que a tentação do inimigo sobre ele foi tão certeira,que mesmo diante de um bom conselho,nada o fez desistir.
Quantos de nós somos assim tantas vezes!Quando queremos enveredar por um caminho errado,podem os amigos falar,os pastores serem usados no culto para revelar nosso coração,a Palavra dizer,pais cônjuges..nada nos faz retroceder e acabamos por cometer o erro que tanto nos atrai!Eu mesmo cito isto num trecho do meu livro,um pecado que naquele dia estava de-ci-di-da a cometer mesmo vendo muitos sinais de que seria um grande erro.Quem dera ouvíssemos mais a Deus antes e não depois da falha,pois das consequências será difícil escapar!O pior,é que assim que nossa carne se sacia com o  pecado,o sentimento de estar imundo,o remorso,a culpa,vêm instantaneamente causando profunda tristeza,foi o que aconteceu também nesta ocasião com Davi,que correu a buscar o perdão de Deus:
E este negócio também pareceu mau aos olhos de Deus; por isso feriu a Israel.
Então disse Davi a Deus: Gravemente pequei em fazer este negócio; porém agora sê servido tirar a iniqüidade de teu servo, porque procedi mui loucamente.1 Crônicas 21:7-8
É preciso porém compreender,que em se tratando de nosso relacionamento com Deus ,até para que o respeitemos;nem sempre um simples pedido de perdão vai consertar as coisas.Deus mandou através do profeta Gade um recado a Davi que não facilitava muito as coisas para o lado dele:ele haveria de escolher uma destas 3 punições :
Ou três anos de fome, ou que três meses sejas consumido diante dos teus adversários, e a espada de teus inimigos te alcance, ou que três dias a espada do Senhor, isto é, a peste na terra, e o anjo do Senhor destrua todos os termos de Israel; vê, pois, agora, que resposta hei de levar a quem me enviou.
Então disse Davi a Gade: Estou em grande angústia; caia eu, pois, nas mãos do Senhor, porque são muitíssimas as suas misericórdias; mas que eu não caia nas mãos dos homens.1 Crônicas 21:12-13
Davi escolheu a terceira opção.Era ainda algo duro ser tratado por Deus,mas entre 3 anos de fome , 3 meses nas mãos do inimigo ou 3 dias ver Israel ser castigado com peste,ele optou por 3 dias de peste,pois confiava muito mais nas misericórdias de Deus do que na de seus inimigos homens.E ele acertou.O próprio Deus muitas vezes não suporta nos aplicar a correção que merecemos.Na metade do castigo,o Senhor se arrependeu e ordenou que o anjo da destruição parasse de destruir.
E Deus mandou um anjo a Jerusalém para a destruir; e, destruindo-a ele, o Senhor olhou, e se arrependeu daquele mal, e disse ao anjo destruidor: Basta, agora retira a tua mão. E o anjo do Senhor estava junto à eira de Ornã, o jebuseu.1 Crônicas 21:15
Assim devem pensar os filhos de Deus:
muito melhor estar em suas mãos,ainda que para ser corrigido,do que não poder contar com sua defesa perante a vida,perante outros homens que desejam nosso mau,perante os demônios.
Cesso por aqui esta primeira parte do estudo.No próximo post continuaremos.Que em tudo o que aqui foi falado,possamos aprender  que o melhor é resistir o inimigo quando nos tenta, ouvir os bons conselhos de amigos ou do próprio Deus para não pecar, entendamos que mesmo que Deu nos perdoe muitas vezes as consequências virão;
e especialmente:que estar nas mãos de Deus é melhor do que estar em qualquer outras mãos.
*Abraço e paz!
oração de hoje:
Senhor ,na oração do Pai Nosso já nos ensinou:não nos deixe cair em tentação,mas livrai-nos do mal.Pai,livra-nos de nossos próprios desejos,livra-nos da nossa rebeldia e inconsequência.Que sejamos como pássaros a escapar sempre do laço do passarinheiro,a não cair em armadilhas para que não tenhamos que sofrer o dano.Eu te peço e agradeço em nome de Jesus,amém.

Esta postagem é patrocinada por:
www.chocolateemorango.loja2.com.br


2 comentários:

bate papo evangélico disse...

Muito legal seu artigo sobre Davi, ele era um Homem segundo o coração de Deus, é muito importante sim nós aprendermos com nossos próprios erros e cuidar e pedir forças para Deus para nós não repetirmos os mesmos erros. Que Deus Abençoe a Todos! Amem.

Anônimo disse...

Fazer acontecer

As pessoas podem ser dividas em três grupos:
Os que fazem as coisas acontecerem;
Os que olham as coisas acontecendo;
e os que ficam se perguntando o que foi que aconteceu.
Nosso caráter é aquilo que fazemos quando achamos que ninguém está olhando.
Nunca deixe de ter dúvidas, quando elas param de existir é porque você parou em sua caminhada.

Edificando em todo lugar..

type