terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Mendigar


mendigar significa:
Pedir esmola. 2 Solicitar com extrema humildade. 3 Suplicar insistentemente. 4 Ser um mendigo. 5 Viver de esmolas.
Ontem ao fim do dia,me coloquei com a sinceridade de sempre na presença do Senhor falando sobre a área financeira de minha vida;falei sobre algumas palavras que ouvi de alguém de próximo parentesco e sobre a insatisfação que isto me causou,levando á sensação de estar sempre pedindo esmolas e de que isto é constrangedor.
Na verdade,nunca foi isto o que a Palavra de Deus nos prometeu :a Palavra,nos promete ser cabeça e não calda.
E o Senhor te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do Senhor teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir.Deuteronômio 28:13
Emprestar e não tomar emprestado,
O Senhor te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo, e para abençoar toda a obra das tuas mãos; e emprestarás a muitas nações, porém tu não tomarás emprestado.Deuteronômio 28:12
que as bençãos nos alcançariam e não nós teríamos que correr atrás dela.
E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor teu Deus:Deuteronômio 28:2
Dura coisa é,ver quem não busca a Deus,não demonstra nem temor nem obediência,prosperando em seus caminhos,e nós os servos,que temos as promessas em dificuldades maiores.Este é um problema tão antigo que fez Asafe escrever um Salmo a respeito
Pois eu tinha inveja dos néscios, quando via a prosperidade dos ímpios.
Porque não há apertos na sua morte, mas firme está a sua força.
Não se acham em trabalhos como outros homens, nem são afligidos como outros homens.Salmos 73:3-5

,mas ao fim do Salmo ele deixa claro que chegou a conclusão de que servir a Deus ainda era o melhor.
Pois eis que os que se alongam de ti, perecerão; tu tens destruído todos aqueles que se desviam de ti.
Mas para mim, bom é aproximar-me de Deus; pus a minha confiança no Senhor DEUS, para anunciar todas as tuas obras.Salmos 73:27-28

Eu disse ontem ao Senhor que amava meus familiares e que desejo que sejam todos sempre abençoados,mas não queria mais ser ''a calda'' da família.
Tenho minha loja,eu  e meu marido damos duro,somos bastante responsáveis com dinheiro,mas muitas vezes ainda precisamos de ajuda financeira que cedo ou tarde,de alguma forma nos será cobrada.Isto me soa como viver a pedir esmolas e eu decidi que definitivamente isto não pode mais acontecer.
O termo ''esmola'' me fez lembrar de 3 passagens bíblicas.A primeira é um testemunho deixado pelo salmista:
Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão. Salmos 37:25
O termo medingar está ligado ao termo esmola porque quem pede esmolas obviamente é um mendigo,e se não tomarmos cuidado,nós servos de Deus,trabalhadores,porém menos favorecidos financeiramente contamos tanto com a misericórdia alheia,que muitas vezes também nos tornamos mendigos,pedidores de esmolas,mantendo uma aparência de inferioridade.
Mas a Palavra nos garante:o justo não teria necessidade e seus filhos,depois dele,não precisariam medingar nada.
Nunca me preocupei tanto com o futuro de meus filhos como nestes últimos tempos!A nova  gravidez  junto com a pré puberdade do Gabriel(completará 10 anos um mês antes do bebê nascer)me levou a planejar melhor sua educação.Desejo que quando ele sentir a necessidade de buscar pelo primeiro emprego,tenha um bom currículo,com cursos de informática,administração e inglês pelo menos.Gabriel também está na fase de questionar,de se comparar com outras crianças,principalmente com o primo, e notar que apesar do amor que recebe sem medidas,tem desvantagens na área financeira.Me sinto muito bem em havê-lo matriculado no último mês no curso de informática,afim de não ter que contar apenas com a sorte para o futuro profissional dele.
O segundo texto bíblico do qual me lembro,é de uma passagem um tanto dura,quando Jesus diz a uma mulher cananéia:
Jesus, porém, respondendo, disse: Não é bom pegar no pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos.
E ela disse: Sim, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores.
Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã.Mateus 15:26-28

Neste caso,o termo ''migalhas'' também me parece ligado ao termo ''esmolas'';até por que aquela mulher foi tão persistente e corajosa em dirigir-se uma e duas vezes a Jesus,mesmo tendo recebido uma resposta como aquela,que esmolar para ela,não lhe parecia problema algum.Afinal,a fé e a ousadia em insistir dela,fez-lhe ser atendida em seu pedido,porque pediu a pessoa certa,cheia de amor e misericórdia,além das condições em ajudá-la.
O terceiro texto do qual me lembrei,foi o Salmo,um de meus preferidos que diz;
Assim como os olhos dos servos atentam para as mãos dos seus senhores, e os olhos da serva para as mãos de sua senhora, assim os nossos olhos atentam para o SENHOR nosso Deus, até que tenha piedade de nós. Salmos 123:2
É exatamente assim que me sinto na área financeira em relação a Deus.Não há outro senhor que domine sobre mim,não há outro Deus com quem eu tenha um compromisso,a quem eu sirva..portanto a Ele devo recorrer em relação ás minhas aflições,inclusive econômicas.
Pode até ser uma espécie de medingância,mas é uma medingância justa.Estamos esperando naquele cuja Palavra garante complacência.Estamos implorando na verdade,mas áquele que nos dá esperança,que nos deixou um testamento e uma promessa ,de,sermos dizimistas mas em contra partida sermos  abençoados e prósperos.De darmos as nossas primícias e recebermos provisões.De sermos honrados afinal e ter-mos um futuro de paz para nós e para nossos filhos.
Chego a conclusão que o homem nunca terá respeito nem considerará de ''igual para igual'' aquele que necessita de seus favores,
O rico domina sobre os pobres e o que toma emprestado é servo do que empresta. Provérbios 22:7
por isso ,tenho dito ao Senhor que não quero mais viver assim.Tenho dito isto,não baseada numa mentalidade orgulhosa,mas numa mentalidade construída durante 20 anos na Palavra de Deus,que nos ensina,que os cristãos tem direitos,entre eles o de prosperar.
Chego também a conclusão,de que se houver de clamar pela ajuda de alguém,será sempre a do meu Senhor.Colocar meus olhos sobre as mãos dele,afinal,temos um Pai riquíssimo em poder,em graça,dono da prata e do ouro e que pode derramar conforme esta escrito e prometido em Malaquias 3:10(o mais conhecido em se tratando de dízimos e ofertas)abrir as comportas do céu e derramar bençãos sem medidas sobre nós.
Tenho gratidão e consciência da fidelidade de Deus até aqui,afinal,minha vida também não não é das piores e olhando para trás vejo que houveram grandes vitórias e melhorias.Mas ao mesmo tempo,sei que minha loja não produz tudo o que poderia,que muitas vezes isto torna meu trabalho bastante doloroso,um grande teste de pasciencia do qual muitos em meu lugar já haveriam desistido;que tenho mais acumulado desejos do que realizações e isto,somado a outros a minha volta ,que não temendo a Deus conseguem muito mais e com mais facilidade me frustram um bom tanto.
Se você se encontra com sentimentos parecidos,o único conselho que me cabe dar,de uma guerreira que tem lutado ainda na esperança de vencer,é que confie mais ao Senhor do que aos homens-mesmo os da própria família,e mesmo achado que tem direitos- não mendigue favores e necessidades.Deus promete nunca nos olhar com menosprezo,os homens sim.

.


Esta postagem é patrocinada por:
www.chocolateemorango.loja2.com.br

2 comentários:

Gisley Scott disse...

Engracado o que vc escreveu aqui hj...Preciso falar com vc, por favor entre em contato comigo.

Bjos querida!!!!

Alex G. Pires. disse...

Irmã, a paz!

Excelente trabalho, muito edificante para a igreja o conteúdo e serviços disponibilizados por este blog, gostei especialmente do seu post mendigar. Parabéns!

Gostaríamos de saber se é possível nos ceder um banner para o nosso site Busk Bíblia. Antecipadamente agradecemos. A Paz!

Assembléia Teológica Busk Bíblia.

Edificando em todo lugar..

type