segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

''NASCi PARA QUÊ?''-PARTE 4



***Se você não leu os posts anteriores referente ao estudo de nome ''Nasci para quê?''recomendo que comece a ler aqui.
Continuando a respeito do rei Josias..
Bem,Manasses havia deixado uma Israel totalmente corrompida pela astrologia e feitiçaria.A ira de Deus estava decretada sobre si.Após a morte de Manasses,seu filho mais velho, Amon,reinou por dois anos e foi morto,então,na ausência de alguém mais velho,Josias o filho mais novo de Manasses foi levantado rei em Judá com apenas 8 anos de idade.
Seria por acaso que ele estava ali,no lugar de seu malvado pai?
Agora chegou a hora de apresentar outro personagem bíblico:Jeroboão.
Após a morte de Salomão,tendo Deus decidido tirar-lhe a maior parte do reino por causa de sua idolatria,Roboão seu filho negou-se a atender o povo que lhe pedia que baixasse os impostos.Furiosos pela negativa,.11 das 12 tribos de Israel rejeitaram a Casa de Davi(seus descendentes) e elegeram rei sobre si a Jeroboão.
Jeroboão corrompeu o coração do povo fazendo imagens de escultura para adorarem,e também elegeu sacerdotes homens sem caráter;qualquer um que queria podia tornar-se sacerdote(muitas denominações cometem este erro ainda hoje elegendo pastores pessoas sem chamado e sem preparo!)então um profeta veio até Israel e decretou contra os altares onde aqueles sacerdotes ofereciam sacrifícios:
2 Altar, altar! Assim diz o Senhor: Eis que um filho nascerá à casa de Davi, cujo nome será Josias, o qual sacrificará sobre ti os sacerdotes dos altos que sobre ti queimam incenso, e ossos de homens se queimarão sobre ti.
Eis o motivo pelo qual Josias nasceu e foi feito rei tão cedo:ele seria o homem que vingaria o Senhor queimando sobre aqueles altares os falsos sacerdotes constituídos por Jeroboão.Mais uma prova de que Deus planeja nosso nascimento com um propósito.
Mas Josias foi mais que isto,com 16 anos já começou a se interessar pela reforma da Casa de Deus;ele reestabeleceu a Pascoa em Judá,que a muito tempo não era comemorada.Mandou reabrir a Casa do Senhor e reformá-la.Temeu a Deus quando achando os mandamentos escritos por Moisés,percebeu que a nação estava fazendo exatamente o contrário do que Deus ordenara que fizessem,e por isso se humilhou aos pés do Senhor para que Ele não mandasse sobre Israel e Judá todo o mal que havia prometido.
Josias lutou durante toda a sua vida e reinado brava e incansavelmente para santificar novamente a nação.Destruiu os posts ídolos e suas abominações erigidas por seu pai,foi até Israel e cumpriu a profecia feita contra os sacerdotes de Jeroboão,fez funcionar outra vez os cargos dos levitas no templo,mas não conseguiu,apesar de tudo,abater a ira e nem mudar a decisão de Deus.
25 E antes dele não houve rei semelhante, que se convertesse ao Senhor com todo o seu coração, com toda a sua alma e com todas as suas forças, conforme toda a lei de Moisés; e depois dele nunca se levantou outro tal.
26 Todavia o Senhor não se demoveu do ardor da sua grande ira, com que ardia contra Judá, por todas as provocações com que Manassés o tinha provocado.
27 E disse o Senhor: Também a Judá hei de tirar de diante da minha face, como tirei a Israel, e rejeitarei esta cidade de Jerusalém que escolhi, como também a casa de que disse: Estará ali o meu nome.

Quantas vezes um cristão fiel hoje,é como Josias tentando desfazer o estrago de outros a fim de salvar a Igreja inteira,mas é inútil,o castigo não muda porque o pecado da Igreja é grave!
Mas uma coisa é certa,Deus não agiu com injustiça a respeito dele,e disse:
2Reis 22:
19 Porquanto o teu coração se enterneceu, e te humilhaste perante o Senhor, quando ouviste o que falei contra este lugar, e contra os seus moradores, que seria para assolação e para maldição, e que rasgaste as tuas vestes, e choraste perante mim, também eu te ouvi, diz o Senhor.
20 Por isso eis que eu te recolherei a teus pais, e tu serás recolhido em paz à tua sepultura, e os teus olhos não verão todo o mal que hei de trazer sobre este lugar.
A grande lição que aprendo aqui,é que muitas vezes por mais que nos esforcemos,não conseguimos salvar a todos.Nestas ocasiões,o simples fato de sermos fiéis e tementes a Deus,nos ajuda a salvar a nós mesmos!Abraço e paz...se o estudo continua?Veremos,até logo.

Nenhum comentário:

Edificando em todo lugar..

type