terça-feira, 2 de novembro de 2010

Mágoas guardadas,desastrosos reflexos


''Ora, sendo Esaú da idade de quarenta anos, tomou por mulher a Judite, filha de Beeri, heteu, e a Basemate, filha de Elom, heteu.E estas foram para Isaque e Rebeca uma amargura de espírito''.Genesis 26:34-35
''vendo, pois, Esaú que Isaque abençoara a Jacó, e o enviara a Padã-Arã, para tomar mulher dali para si, e que, abençoando-o, lhe ordenara, dizendo: Não tomes mulher das filhas de Canaã;
E que Jacó obedecera a seu pai e a sua mãe, e se fora a Padã-Arã;
Vendo também Esaú que as filhas de Canaã eram más aos olhos de Isaque seu pai,
Foi Esaú a Ismael, e tomou para si por mulher, além das suas mulheres, a Maalate filha de Ismael, filho de Abraão, irmã de Nebaiote''.-Genesis28:6-9

Este trecho mostra o quanto um coração magoado,muitas vezes,busca demonstrar com atitudes ,sua revolta íntima.
 Quando Esaú escolheu suas esposas,escolheu justamente no meio do povo em que seu pai e sua mãe reprovariam,isto porque se sentia rejeitado e injustiçado,uma vez que-sem saber,porque foi enganado-Isaque havia acabado de abençoar a Jacó com todas as melhores bênçãos ,e bênçãos inferiores sobraram para Esaú.E disse Esaú a seu pai: Tens uma só bênção, meu pai? Abençoa-me também a mim, meu pai. E levantou Esaú a sua voz, e chorou.Genesis 27:38
 Embora este contexto em seu todo  tenha sido exclusiva da família de Isaque,este tipo de sentimento sempre foi comum entre irmãos no seio de qualquer  família.Esaú,ao escolher suas mulheres procurava responder a seus pais a ferida que tinham lhe aberto,e quantos filhos,respondem com desobediencia e rebeldia ,por alguma coisa que os está intimamente ferindo e fazendo sentir-se rejeitado!
Podem ser respostas mal-educadas,saídas noturnas sem prévio aviso,envolvimento com amizades mal intencionadas,uso de bebidas e drogas,e até como Esaú,um casamento que os pais contrariam.Quantos males podemos evitar mostrando a nossos filhos que o amamos e que somos seus amigos para o que der e vier,fazendo com que tenham prazer em estar ao nosso lado e ouvir nossos conselhos.
  Talvez eu ainda não tenha toda a experiência necessária que uma mãe precisa para aconselhar,pois meu filho ainda é uma criança de 6 anos,mas uma coisa é certa:ao contrário de muitas outras crianças que vejo,ele sente muito prazer na companhia do pai e minha,ouve meus conselhos atentamente,e sempre que lhe corrijo ou aconselho a respeito de algo,procuro dizer da forma mais clara possível porque não aprovo aquela conduta e que malefícios ela pode trazer,e têm funcionado.
  Satanás tenta implantar no seio da família diversas divisões e todas elas começam no nosso orgulho de demonstrar amor,de fazer carinho,de dizer as mágicas palavras ''eu te amo'' e de elogiar o que o outro tem feito de bom.
  Houve um tempo em que estive tão cegada que achava que se dissesse a meu marido que o amava,estaria me humilhando e ele perderia o interesse por mim.Mas isso foi quebrado,nossa casa esta longe de ser perfeita e eu muito menos,mas uma coisa é certa,se corrijo,também afago,se aponto os defeitos,também exalto as qualidades,se me estresso,também sou doce,se choro,também dou boas gargalhadas,e digo muitos eu te amos para ambos.
   Não posso dizer muito sobre os bastidores da família de Isaque,como era seu comportamento com os dois filhos e a esposa,o que sei é que Rebeca preferia Jacó,e Isaque preferia Esaú...quantas marcas e instintos competitivos foram despertadas naquelas crianças,um tentando atrair o olhar da mãe e o outro o do pai todos os dias!!..
  O que tem acontecido em nossos lares?Quantas injustiças têm ficado engasgadas  nas gargantas das esposas,dos maridos e dos filhos?..palavras e ofensas impensadas,pesadas demais para serem esquecidas!Uma alto estima sendo esmagada pela falta de incentivo e atenção,pela falta do ''eu te amo'' dia-a-dia até que o indivíduo em questão se sinta menos que nada,um derrotado,um verdadeiro ''filho de ninguém'' e estes,a gente sabe,o mundo e o diabo adotam!
  Que todo orgulho seja quebrado,a falta de visão,de sensibilidades ás sensibilidades de quem vive  connosco,mesmo que por fora tudo pareça estar bem,um vulcão pode entrar em erupção a qualquer momento,e então será tarde.Vamos orar?
 Senhor,venho hoje,antes de mais nada apresentar minha infância a ti,a maneira como fui criado(a),as marcas negativas que ás vezes sem saber,meus pais me deixaram.As competições que tive com meus irmãos e o quanto isto influenciou na formação da minha personalidade e carácter.Eu quero perdoar a todos eles.Hoje o Senhor me deu uma nova família,e eu quero fazer tudo do teu jeito,e no teu padrão de família.Nos ensina o respeito mútuo,quebra todo orgulho de demonstrar amor,nos ajude Senhor a recomeçar!Guarda meus filhos,meu conjugue,quebra as maldições hereditárias,porque sabemos que onde o Senhor habita há transformação e eu te convido a habitar em nossa casa!Vem transformas Senhor Jesus e Espírito Santo minhas palavras,tira os palavrões do meu vocabulário,o pessimismo,o negativismo,a depreciação de mim mesmo e dos outros...Senhor,a Ti confio esta causa porque sei que amas a família e deseja salvá-la,salva a minha de todas as tentações do maligno e de todas as feridas internas, que sejamos um testemunho do teu amor e poder,em Teu Nome Jesus,amém!
Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.
Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;
Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.
E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.Efésios 6:1-4

Nenhum comentário:

Edificando em todo lugar..

type