quarta-feira, 24 de julho de 2013

Aprendendo Com Os Erros de Davi Parte 5:Pagando O Preço



Hoje continuaremos a falar sobre certa vez em que Davi foi tentado por Satanás a numerar o povo em Israel mesmo sabendo ser pecado.O inimigo tentou,Joabe aconselhou,mas a tentação foi tão certeira ao coração do rei que ele fez a numeração assim mesmo.Depois veio o arrependimento,o remorso,o pedido de perdão e as 3 opções de castigo que Deus lhe ofertou através do profeta Gade:3 meses de fome,3 meses nas mãos de seus inimigos ou 3 dias nas mãos do Senhor,que castigaria Israel com pestes.Davi escolheu as mãos do Senhor,pois suas misericórdias-ele sabia -são grandes.Refletimos sobre cada uma destas coisas na última postagem,hoje continuaremos a saber o que aconteceu e extrair novas lições:
1-E, levantando Davi os seus olhos, viu o anjo do Senhor, que estava entre a terra e o céu, com a sua espada desembainhada na sua mão estendida contra Jerusalém; então Davi e os anciãos, cobertos de sacos, se prostraram sobre os seus rostos.1 Crônicas 21:16
O que me intriga nesta passagem,é que Davi não era profeta nem nada;não se lê muito na Bíblia outros momentos onde ele tenha tido alguma outra visão sobrenatural como esta,onde viu o anjo do Senhor entre o Céu e a Terra,com a espada desembainhada contra Jerusalém,mas a Palavra diz que sim,que ele viu.
Ainda que a visão dele haja sido literal,penso que o que podemos aprender aqui,é que todo homem e mulher de Deus deve ser munido desta visão espiritual.A de ver além das circunstancias,além do natural.A buscar o motivo por trás dos problemas e quem ou o quê lhes tem causado.Quando temos visão espiritual sabemos se estamos sendo corrigidos pelo próprio Deus ou se é o inimigo nos confrontando,daí fica mais fácil fazer uma oração direcionada:ou oramos para nos humilhar pedindo perdão a Deus pelos nossos erros para que o problema cesse,ou oramos repreendendo o inimigo,quando se trata de retalhação espiritual.
No caso de Davi,a questão era com Deus,por isso,não somente ele se humilhou como também se humilharam com ele os anciões,ou seja,os homens mais velhos da terra(neste caso aqui,velhice representa maturidade,experiência).
Este texto me transmite muitos ensinos sobre liderança e liderados.Me ensina que todo líder deve ter visão espiritual e discernimento para saber o porquê e por quem  sua Igreja,cidade ou país estão sendo atacados.Uma vez que se saiba,tanto o líder precisa se humilhar perante Deus,quanto aqueles homens de confiança que ele tem a sua volta ,capazes de compreender com maturidade estas coisas.Vestir-se de panos de saco no antigo testamento,era como se despir de toda vaidade e ego,para reconhecer perante Deus nossas misérias humanas e alcançar assim socorro e/ou perdão.
2-E disse Davi a Deus: Não sou eu o que disse que se contasse o povo? E eu mesmo sou o que pequei, e fiz muito mal; mas estas ovelhas que fizeram? Ah! Senhor, meu Deus, seja a tua mão contra mim, e contra a casa de meu pai, e não para castigo de teu povo.1 Crônicas 21:17
Esta aqui uma frase que me mostra com clareza o caráter e a consciência de liderança de Davi que o tornavam um pouco mais como homem segundo o coração de Deus.Davi era mais do que um líder político,um homem a quem se devesse honra e autoridade;ele se considerava pastor de Israel.Havia sido pastor de ovelhas quando moço ainda,no sentido literal,apascentando as ovelhas de seu pai Jessé.Sabia que a função de um pastor eram especialmente guiar,proteger e alimentar seu rebanho.Dizer a Deus agora,depois de tantos anos:''E estas ovelhas,o que fizeram?'',não era para diminuir intelectualmente os homens  de Israel  comparando-os a animais ao chamá-los de ovelhas,mas era reconhecendo que como líder deles,seu dever ainda era-como fez com as ovelhinhas de seu pai Jessé-guiar,alimentar e proteger aquele povo.
A intercessão e a maneira como todo o Israel sofreu as consequencias do pecado de Davi ainda me ensina que quando um líder erra,toda uma Igreja,cidade,Estado ou país pode sofrer as consequencias disto.Davi estava certo:aquelas pessoas não haviam feito nada de errado,o erro foi do rei,e eram elas que estavam morrendo de peste.
Sabe-se lá porque,todo líder recebe de Deus um poder de abrir ou fechar brechas,de abençoar ou amaldiçoar o povo a quem domina,mais do que através de suas palavras,através de suas ações;sejam elas boas-para o bem,ou ruins-para o mal.O meu apelo a todos nós que lideramos,quer nossa família,nosso trabalho,nossa Igreja ou através de um cargo político é que tenhamos duas coisas :consciência e temor de Deus.
3-Então o anjo do Senhor ordenou a Gade que dissesse a Davi para subir e levantar um altar ao Senhor na eira de Ornã, o jebuseu.
E disse Davi a Ornã: Dá-me este lugar da eira, para edificar nele um altar ao Senhor; dá-mo pelo seu valor, para que cesse este castigo sobre o povo.
Então disse Ornã a Davi: Toma-o para ti, e faça o rei meu senhor dele o que parecer bem aos seus olhos; eis que dou os bois para holocaustos, e os trilhos para lenha, e o trigo para oferta de alimentos; tudo dou.
E disse o rei Davi a Ornã: Não, antes, pelo seu valor, a quero comprar; porque não tomarei o que é teu, para o Senhor, para que não ofereça holocausto sem custo.
E Davi deu a Ornã, por aquele lugar, o peso de seiscentos siclos de ouro.1 Crônicas 21:22-25
Deus pede um sacrifício a Davi,diante de sua oração para que a praga cesse.Como sabemos,naquele tempo,os sacrifícios oferecidos a Deus eram sacrifícios com a morte e o derramamento de sangue de animais-o que foi abolido a partir da morte de Jesus na Cruz,uma vez considerado sacrifício definitivo;Cordeiro de Deus Que Tira o Pecado do Mundo.
Hoje nosso sacrifício é um coração quebrantado e contrito,ao qual o Senhor não desprezará;nossos louvores sinceros,a adoração verdadeira.
Através do profeta Gade Deus designa o local escolhido:a eira(terreno ou pedaço de terra liso e duro) de um homem jebuseu chamado Ornã.Davi então vai até Ornã e lhe pede o local e os animais para o sacrifício.
Ornã-talvez por querer agradar ao rei-lhe oferece o local e o animais,assim como a lenha e tudo o mais que seria necessário,de graça ;mas Davi não aceita,revelando mais uma vez o caráter de um homem segundo o coração de Deus ao dizer ''Não oferecerei ao meu Deus sacrifício que não me custe nada.''-pagando assim,seiscentos ciclos de ouro para Ornã.
Muitas vezes,nós cristãos não queremos mais pagar o preço para ver os problemas resolvidos.Ou  não queremos,ou queremos que outros paguem por nós.Esquecemos que as doutrinas deixados para nós envolvem sacrifício de jejuns,orações,intercessões e até a área financeira para que se possa realmente agradar a Deus e repreender o inimigo.
Creio que seiscentos ciclos de ouro era algo muito relevante para a época,ainda que para o rei de Israel,mas Davi achava indigno,um verdadeiro absurdo oferecer a Deus sacrifício sem custo para si mesmo.Custo de esforço,de entrega,e de bolso.
4-Então Davi edificou ali um altar ao Senhor, e ofereceu nele holocaustos e sacrifícios pacíficos; e invocou o Senhor, o qual lhe respondeu com fogo do céu sobre o altar do holocausto.
E o Senhor deu ordem ao anjo, e ele tornou a sua espada à bainha.
Vendo Davi, no mesmo tempo, que o Senhor lhe respondera na eira de Ornã, o jebuseu, sacrificou ali.
Porque o tabernáculo do Senhor, que Moisés fizera no deserto, e o altar do holocausto, estavam naquele tempo no alto de Gibeom.
E não podia Davi ir perante ele consultar a Deus; porque estava aterrorizado por causa da espada do anjo do Senhor.1 Crônicas 21:26-30

Enfim,pra terminar estes momentos terríveis,podemos dizer que a ira do Senhor foi aplacada,o sacrifício foi aceito,o anjo enviado a destruir guardou sua espada na bainha e Davi compreendeu mais uma vez que ser um escolhido,um ungido de Deus não nos absolve das consequencias de nossos erros,não nos absolve das punições destinadas aos rebeldes se assim nos comportarmos;Davi ficou aterrorizado com o agir de Deus,o Deus que o amava e a quem ele amava,o Deus que é amor,mas justiça também é.
*Abraço e paz!
oração de hoje:
Senhor,dai aos líderes discernimento e visão para as coisas espirituais escondidas por detrás das naturais,prepara em cada Igreja,cidade e nação,intercessores maduros e experientes o bastante para se colocar nas brechas por suas Igrejas,por suas cidades,por seu país.Aos líderes,que tenham temor e consciência de que tudo o que fazem reflete direta ou indiretamente em seus liderados,pois não há autoridade que não tenha sido estabelecida por ti,e que saibam guiar,alimentar e proteger suas ovelhas.Ensina-nos o oferecer-te sacrifícios e ofertas agradáveis,a pagar o preço quando necessário para a execução de Tua vontade sobre nós:preço de oração,de jejum,de intercessão e mesmo o preço que mexe diretamente em nossos bolsos,que não nos neguemos a pagá-los.Hoje é assim que oramos,em nome de Jesus,teu Filho,amém.

postagem patrocinada por;


www.chocolateemorango.loja2.com.br

3 comentários:

Bell disse...

òtima postagem, a igreja hj precisa de oração e visão e direção de Deus.

bjokas =)

Unknown disse...

Jesus continue abençoando vosso trabalho pela obra do Senhor. Acabei de me tornar seguidor, caso queira retrbuir a visita ficarei honrado http://theologosbr.blogspot.com.br, seria uma honra te-los como eguidores também.

Michelle Goulart disse...

Oi Alessandra, achei uma benção teu blog!
Que o Espírito Santo esteja sempre sobre ti, e que possas continuar sendo usada na obra do Senhor para abençoar muitas vidas!
Pazzz!

Visite meu blog: http://loveinchristoriginal.blogspot.com.br/

Beijos, Michelle.

Edificando em todo lugar..

type