quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

O pão nosso de cada dia


Não sei quanto a vocês,mas para mim,economicamente o ano começou preocupante.Ouviu-se falar do aumento do combustível,que automaticamente faz aumentar todos os demais setores,já que tudo o que se faz e se vende necessita ser transportado.O aumento do salário mínimo por sua vez,antes de chegar até nós,chega no preço das coisas,já que os empregadores precisam repassar o ''prejuízo'' para o consumidor.No meu caso,subiram ainda meus dois aluguéis:o da loja e o de casa,assim como as contas de energia.Veio a gravidez,junto com ela a necessidade de planejar novos gastos,e ainda,ouve-se muito falar da falta de chuva,racionamento de água em diversas regiões do pais e etc.
Não,não se assustem,não desejo fazer da postagem de hoje um muro de lamentações,apenas estou citando todas estas coisas para compartilhar pensamentos sombrios que vira e mexe ficam piscando o alerta dentro de nossas mentes e causando medo.Má notícias,principalmente na área financeira,nos deixa aflitos,preocupados com o futuro,e nos faz fazer diariarimente,ainda que no silencio de nossos corações,aquela pergunta que Jesus ordenou que não fizéssemos:O que faremos?O que comeremos?Com o que nos vestiremos?
Ele diz que são os gentios(povo que anda distante de Deus)que com tais coisas se preocupam,quanto a nós devemos confiar que o Pai conhece aquilo que necessitamos antes mesmo de nós pedirmos.
É muito lindo este texto,principalmente porque nos promete algo:se buscarmos em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça todas as demais coisas nos serão acrescentadas.
Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?
Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?
E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?
E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;
E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?
Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.Mateus 6:25-33

Porém,não sei se apenas eu tenho medido as coisas por grais elevados,mas o meu termômetro social aponta para uma sociedade cada vez mais consumista,exigente e imediatista.Já não se trata de apenas comer ou vestir.Tende-se a querer comer fora,comer bem,vestir-se com a última moda,andar com um modelo de carro diferente a cada ano,tratar os cabelos quinzenalmente,fazer as unhas toda semana,quem sabe ainda fazer cirurgias e demais tratamentos estéticos,mandar o cachorro para o pet shop,os filhos para natação,balé, viajar de férias uma vez por ano,mandar lavar o carro toda semana,ter empregados,trocar de celular,TV e afins sempre que surge um modelo mais novo,ar condicionado,TV por assinatura,escolas , cursos particulares,roupas e sapatos de marcas etc,etc,etc.Tudo isto,é muito diferente do estilo de vida modesta e simples que se levava pela maioria em Israel quando tais palavras foram escritas.
Vivemos a época da ostentação.Depois do Facebook,nada mais se come,veste,ou não se faz mais passeio para algum lugar sem tirar uma foto para mostrar para os amigos e despertar o desejo de ter e fazer o mesmo ou ainda um pouco melhor,para parecer superior.
Como então viver o ''não vos preocupeis com o dia de amanhã?'' como então conviver com os diários desejos de consumo que chega junto com cada e-mail e propaganda expostas em sites justamente das coisas que mais precisamos e/ou apenas queremos comprar?Como ensinar nossos filhos hábitos simples quando eles são os primeiros a descobrir as novidades através de amigos e não queremos produzir neles nenhum trauma relacionado a inferioridade econômica?
Há pouco mais de um mês eu estava mais influenciada por esta onda do comprar,achava que merecia,que passei anos racionando,com medo de gastar e por isso deixei de ter muitas coisas,minha meta era obter mais conforto e estabilidade para minha casa.
Agora,falando-se em tantas crises,vendo-me no meio de uma grande queda nas vendas e recebimentos de débitos aqui da loja,trocar meus móveis e adquirir outras coisas tornaram-se sonhos encostados;me vi obrigada a diminuir minha lista de desejos,a cancelar
 alguns projetos,a colocar na balança com muito mais cuidado o que viria a ser de fato necessário e urgente e o que pode esperar.Acabei por descobrir que posso lavar o quintal com a água da máquina de lavar,apagar as luzes,desligar a TV e os ventiladores sempre que sair de um cômodo,comprar dois tipos de frutas diferentes por semana ao invés de todas de uma vez e acabar por jogar algumas fora,por não ter dado tempo de comer.Comprar menos em sites pela internet coisas que eu possa me arrepender no momento seguinte etc.
Embora já faz muito tempo que eu não seja exatamente uma mulher descontrolada com dinheiro(nos primeiros anos de casamento aprendi muito)de vez em quando solto um pouco o freio e logo em seguida percebo que é hora de pisar nele outra vez.
Certa vez ouvi a história de uma família  de sitiantes que vivia a reclamar pelo pouco espaço da casa.Queriam porque queriam um espaço maior.Então um velho sábio deu-lhes o seguinte conselho:coloque todos os animais do sítio dentro da casa por um mês:vacas,galinhas,cachorros,etc.
Após um mês ao tirar os animais de dentro de casa e higienizá-la como se devia,notaram que belo espaço tinham!
A moral da história é que muitas vezes os tesouros  que já temos estão sendo mau administrados,simplesmente nos acostumamos com as coisas e passamos a não ver seu
valor.Então corremos em busca de outras e outras coisas sem nunca dar fim ao ciclo.
Amados,o post de hoje,é pelo nosso amadurecimento e contentamento mesmo em tempos de crise.Não devemos tentar curar nossos distúrbios emocionais nem na comida nem nas compras.Devemos ser criativos,modestos,maduros ao lidar com o dinheiro quando notamos que não esta sobrando.Metade das pessoas que ostentam tudo o tempo todo estão enrascadas,devendo e cedo ou tarde a corda estoura e a vergonha pública vem.
Paulo disse que aprendeu a ter elasticidade para a abundancia e para o pouco.
Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.Filipenses 4:12
Em provérbios alguém pede a Deus que não lhe dê nem pobreza nem riqueza.Não porque para todos as riquezas seja pecado ou destruição,mas porque para ele-em um autoconhecimento,ele sabia que se tivesse pouco poderia vir a se revoltar e negar a Deus e se tivesse muito,poderia vir a se ensorbecer e esquecer-se que dependia sobretudo de Deus
Duas coisas te pedi; não mas negues, antes que morra:
(1)Afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa;
 (2)não me dês nem a pobreza nem a riqueza; 
mantém-me do pão da minha porção de costume;
Para que, porventura, estando farto não te negue, e venha a dizer: Quem é o Senhor? ou que, empobrecendo, não venha a furtar, e tome o nome de Deus em vão.Provérbios 30:7-9

Não é justos vivermos na miséria,passar fome,humilhação,dever aluguel,ter que ver cortar a luz ou a água pela falta de pagamento..mas também não precisamos desta tal de ostentação.Sejamos sóbrios,modestos o tempo inteiro,com ou sem crise,com ou sem Facebook,porque vaidade das vaidades,tudo não passa de uma grande vaidade.
*Abraço e paz!
oração de hoje:
Senhor,o pão nosso de cada dia nos dai hoje.Que não nos falte a comida,a bebida,as roupas.Que não nos falte o peixe ,nem o mar e a habilidade para se pescar.Que tenhamos sobriedade em administrar tudo o que o Senhor nos faz chegar ás mãos,mas que também não vivamos com medo,comendo um pão racionado,tomando uma água que acaba antes da nossa sede ou nos sentindo diminuídos no meio de uma sociedade ostentativa,imediatista e consumista.Abençoa a todos os que estão assustados com seus compromissos fixos,por não saber ainda se conseguirão arcar com  todos eles;livra-nos de nosso excesso de preocupação,providencie todas as coisas em nosso favor porque de Ti dependemos para tudo,também para nossa vida econômica e financeira.Então,da-nos vitória e farta-nos mesmo em meio ás crises.Oro em nome de Jesus,amém.



Esta postagem é patrocinada por:
www.chocolateemorango.loja2.com.br

3 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia dia,


Passei por aqui, e mais uma vez Deus fala conosco através de você.


Amém

Anônimo disse...

A paz do Senhor Jesus!
Sempre sou feliz e edificada com suas postagens. Essa em especial me transformou profundamente, me deu forças e ânimo.
Louvo a Deus pela sua vida sempre!
Mônica Soares

Ana Maria disse...

Ótimo texto, realmente começo de ano é hora de pensar na vida, nas mudanças.
Esse ano estou muito animada, vou visitar a terra santa, mês que vem já.. é um sonho que já tinha a algum tempo, estou muito feliz, encontre uma agencia muito bacana, a Sendtur turismo, nossa eles me tratam super bem, verdadeiros homens de Deus! Vamos celebrar a Páscoa Judaica em Israel!
Recomendo uma viagem assim a todos, é uma alegria imensa

Edificando em todo lugar..

type