quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Ao passo dos meninos e do rebanho


Gênesis 33:14Ora passe o meu senhor adiante de seu servo; e eu irei como guia pouco a pouco, conforme ao passo do gado que vai adiante de mim, e conforme ao passo dos meninos, até que chegue a meu senhor em Seir.

O autor dessa frase foi Jacó,um homem guiado e impelido pelo Espírito de Deus,neto direto de Abrãao,por ser filho do filho da promessa:Isaque.
Um ótimo apascentador de rebanho,conhecia bem o melhor método para cuidar dele.Um pai de -até o dito da frase-11 filhos!Devia saber também alguma coisa a respeito de crianças.
Essa frase foi soprada aos meus ouvidos esta manhã,quando eu recebia aqui na loja a visita de uma jovem de 19 anos,irmã em Cristo.Ela me falava a respeito das suas limitações,dúvidas,seu modo de enxergar as coisas,e por mais desejo que eu tinha de confrontá-la mostrando a melhor maneira de lidar com elas,entendi que embora tenha passado por este mesmo caminho,as experiências delas com Deus serão pessoais,e tentar forçá-la a ver a Igreja,os irmãos,a fé e a força com os olhos que vejo hoje seria o mesmo que forçar uma criança,a andar no compasso de um adulto!
As vezes falta em nós sensibilidade para frear um pouco a rapidez da caminhada,afim de acompanhar ''as crianças'' e o ''rebanho''.Rebanho e crianças se cansam,tem sede,fome,são mais frágeis,e não se deve obrigá-las a suportar o que um adulto suporta!Quantas crianças espirituais estão em nosso meio?Quantos recém convertidos ,e nós já perdemos a ''cerimônia'' com eles e os envolvemos em disputas ministeriais,intrigas,fofocas,e toda sorte de incidentes que não deveriam,mas estão dentro das Igrejas ? O Senhor nos instrui em Sua Palavra,como um pai de família instruiria o irmão mais velho zelar pelos mas novos:Romanos 15:1 ¶ Mas nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos.
Verdadeiros homens e mulheres de Deus,fazem como fez Jacó,anda ás vezes um pouco mais devagar,que é para não tornar sacrificiosa a caminhada dos meninos e do gado.Que pai excelente ele se mostrou aqui,e quão competente apascentador!
Lembre-se que nosso Deus também é assim,pessoal,Ele não nos permite prova além do que podemos suportar,nem nos dá alimento pesado ao estômago,enquanto apenas leite estamos preparados a receber.Ele ensina-nos a engatinhar,dar os primeiros passos na fé,andar correr e então Ele até nos ensina a voar..mas é um ensino minuncioso e secreto,e embora na idade física muitos de nós parecemos estar em pé de igualdade,espiritualmente cristãos que queremos fazer correr,apenas estão engatinhando....façamos como Jacó e sigamos as instruções do nosso Senhor,para não fazer perecer os pequeninos do rebanho.
Lucas 17:2 Melhor lhe fora que lhe pusessem ao pescoço uma mó de atafona, e fosse lançado ao mar, do que fazer tropeçar um destes pequenos.
Mateus 25:40 E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.

4 comentários:

Jaque disse...

adoro passar por aqui e ver esses textos abençoados *-*
bom dia pra vc querida
beijo!

Unknown disse...

concordo com a Jaki
vale a pena dar uma passadinha aki
pois sempre tem coisa boa

mag disse...

Oii Ale. Nao tinha parado para ler esta postagem sua, realmente tem um parecer com o que escrevi, vamos no mesmo espirito. Bj grande, (por incrivel que pareca ainda nao organizei minha vida aqui rsrs, mas vou na fe', sabe quando a gente tem muita coisa pra fazer e nao sabe por onde comecar?, assim estou eu rsrs, ai ai, Tenho quase um mes e nao peguei o ritmo, espero logo estar mais tranquila. Um abraco!

Anônimo disse...

Também não tinha entendido essa passagem, dessa maneira, muito sábio, caminhar à frente, com passos de crianças.
Vou continuar meditando sobre isso.
Um abraço.

Edificando em todo lugar..

type