domingo, 2 de maio de 2010

Ele não era o mesmo...


Genesis 37:2 Estas são as gerações de Jacó. Sendo José de dezessete anos, apascentava as ovelhas com seus irmãos; sendo ainda jovem, andava com os filhos de Bila, e com os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai; e José trazia más notícias deles a seu pai.

Aprendi muito nova a amar a história de José do Egito,antes de me converter ,todas as tardes depois da aula,entrava em meu quarto com um livro,e só saia de lá cerca de 17hs da tarde,após ler tudo.Apaixonada por livros viajava junto em cada história.
Ao me converter,decidi,não sei se pelo Espírito,ou por vontade própria,a parar com as leituras seculares.Muitas delas traziam princípios espíritas,outras causavam tristezas agudas motivadas pelas paixões dos personagens.
Bem,ao mesmo tempo,como alguém que averigua todas as coisas antes de sair por aí guiado por religiões ou pela cabeça alheia,eu havia decidido conhecer a Deus profundamente e a Seu Livro Sagrado.Me encantei ao descobrir que não se tratava de um livro esquisito e monótono,mas havia ali uma porção de relatos emocionantes,e a história de José do Egito era um deles!
O que quero destacar hoje porém,é a cerca da transformação interna que houve na vida de José.
O plano de Deus para ele vinha desde o seu nascimento,creio que ainda em sua gestação.José estava marcado para o sucesso,para o destaque,para a honra que glorificaria também o nome do Senhor.Mas no trecho bíblico que inicia este post,ele era apenas um rapaisinho mimado,e que gostava de dedurar os irmãos.
José era filho preferido de seu pai,isso não quer dizer que fosse o melhor ou o mais perfeitinho.Ele era o preferido porque era filho da esposa que Jacó mais amava:Raquel.Era também o segundo mais novo,o caçula -também filho de Raquel- era Benjamim,mas como Raquel morrera no parto de Benjamim,José ainda estava em vantagem acerca de ser o preferido.
O que quero dizer com isto,é que,eu,e talvez você,desde nossas conversões,ouvimos muitas coisas a nosso favor:promessas maravilhosas da parte de Deus.Nos destacamos muitas vezes,querendo ou não;muitos foram usados por Deus para declarar em voz alta,que seríamos grandes...mas nada disso nos fez prontos ou merecedores de receber a bênção.
Lembrei de como muitas vezes fui intimamente exibida e pretenciosa.Gostava de ouvir alguém dizer:''Ela é a mais bonita das 3(referindo-se ás minhas irmãns),ela é a mais delicada..etc.
Claro que isso tudo,muitas vezes causou péssimas reações em minhas irmãns,e claro..como José,e como a única serva de Deus em minha casa até o momento,não fui poupada da escola de treino para os escolhidos...
O José exibido,mimado,e dedurão que foi jogado na cova,não foi o mesmo que Imperou sobre o Egito.A Alessandra exibida,pretenciosa que aos 17 anos apanhou e foi expulsa pelo padrasto de casa(leia meu livro),não é a mesma que hoje escreve este texto.O treino entre a promessa e a bênção é indispensável,a humildade precisa ser trabalhada em nós,o amor,a compreensão,a generosidade também...senão,estaremos apenas encaixados no versículo bíblico que diz 2 Timóteo:
1 ¶ Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
2 Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,
3 Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,
4 Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
5 Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela.
Não despreze a escola de treinamento de Deus entre as promessas e a conclusão da benção,é justamente esta escola que te preparará para lidar com a honra proposta aos filhos de Deus sem corromper seu coração nem destruir outras vidas.
Lembre-se que muitos são os chamados,poucos os escolhidos.
Muitos tem recebido previlégios ministeriais,poucos estão de fato preparados para eles..Hebreus 10:
35 Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão.
36 Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa.
*Abraço e paz

3 comentários:

mag disse...

Muito bom esse texto! Falou de uma maneira clara e espiritual a ação de Deus através do "treinamento" em que Ele nos coloca.Uma benção! Um bj grande...

Unknown disse...

Florzinha,que Deus te dê uma linda e proveitosa semana!Bjos e bençãos!♥
www.misslude.blogspot.com

Unknown disse...

Concordo
É na escola de Treinamento de Deus que transformamos...a Palavra de Deus nao é um Livro chato...

Edificando em todo lugar..

type