quinta-feira, 20 de maio de 2010

A procrastinação


Quem nunca ouviu falar sob procrastinação,saberá através deste post,que é uma palavra complicada e estranha só ao vocabulário,mas muito recorrente em nossas vidas.
Quero falar sobre a procrastinação,porque quase sempre ,culpamos a Deus pelas nossas maiores frustrações.Tudo o que queríamos ser ou ter e não conseguimos.Quantas pessoas estão neste exato momento com suas vidas patinando,sem mudança,sem sair do lugar?Digo que uma das causas pode ser justamente a procrastinação!
Antes de continuarmos a luz da Bíblia,veja através do dicionário o que significa PROCRASTINAR:

A palavra em si vem do latim procrastinatus: pro- (à frente) e crastinus (de amanhã). A primeira aparição conhecida do termo foi no livro Chronicle (The union of the two noble and illustre famelies of Lancestre and Yorke) de Edward Hall, publicado primeiramente antes de 1548.Logo, um procrastinador é um indivíduo que evita tarefas ou que está evitando uma tarefa em particular.Procrastinação é o diferimento ou adiamento de uma ação.

Bem,agora que você já sabe o que é,sabe também que já procrastinou muitas vezes,ou até mesmo que a procrastinação é uma marca tão visível em suas características que isto tem irritado as pessoas a sua volta.Seu patrão,seu marido,sua esposa,seus filhos,seus pais,seu pastor,seus amigos ou qualquer outra pessoa que em algum momento contou com você para desenvolver uma tarefa,e você falhou,ou cumpriu atrasadamente.
A Bíblia nos conta uma parábola que cabe perfeitamente ao ato de procrastinação:Mateus 21
28 ¶ Mas, que vos parece? Um homem tinha dois filhos, e, dirigindo-se ao primeiro, disse: Filho, vai trabalhar hoje na minha vinha.
29 Ele, porém, respondendo, disse: Não quero. Mas depois, arrependendo-se, foi.
30 E, dirigindo-se ao segundo, falou-lhe de igual modo; e, respondendo ele, disse: Eu vou, senhor; e não foi.
31 Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram-lhe eles: O primeiro. Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus.
O primeiro filho citado na parábola,me parece aquele cristão mal humorado,que não gosta de se envolver 100% na obra de Deus.Que geralmente rejeita de cara quando o pastor ou um irmão lhe pede para participar dos trabalhos.É também aquele marido ou esposa que reclama de tudo o que seu conjugue lhe pede para fazer,um pai resmungão,um empregado estressado...mas depois,num arrependimento interior,acaba executando a tarefa que lhe foi direccionada.
Pessoas assim,também tem seu lado positivo:elas não se comprometem com nada que não tenham certeza de que poderão executar,e caso se comprometam,darão o melhor de si.São os cristãos que aprenderam muito bem a lição deste versículo:
Tiago 5:12 Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; mas que a vossa palavra seja sim, sim, e não, não; para que não caiais em condenação.
Já o segundo filho,é o procrastinador,é aquele que pensa dar conta de tudo,que quer se envolver em tudo e faz isso de bom coração,mas não consegue cumprir com seu compromisso devido ao hábito de deixar sempre as tarefas pra depois,e por crer demais na camaradagem alheia.
O procrastinador,é a mulher cujo serviço de casa torna-se uma bola de neve cada vez maior vindo em sua direcção;é o membro que chega sempre atrasado nas reuniões,cultos ,ensaios e demais programações da Igreja,ou que simplesmente falta a estes compromissos.É o marido que se esquece da encomenda que a mulher lhe fez pela manhã antes de sair de casa,de por o lixo pra fóra,de passar no açougue etc;é o estudante que faz a tarefa na última hora ou que não estuda para a prova.O procrastinador,é um péssimo pagador e vive enrolado com as contas...acima de tudo é um grande frustrado,pois apesar de sonhar com uma vida melhor ,nunca caminha em direção a ela.
Na parábola,Jesus deixa claro,que é melhor um servo estressado,mal humorado que diz ''não vou'',mas tocado pelo Espírito,se arrepende e vai,do que o cristão aparentemente bem disposto,que dá a sua palavra de que vai fazer algo,mas procrastina e não vai...
Você quer uma qualidade de vida melhor do que a que tem hoje?Comece a lutar contra a procrastinação.Com certeza sua casa ficará mais limpa,suas notas escolares melhores,seu ministério na Igreja fluirá,terá destaque em seu trabalho secular,e terá suas contas pagas em dia...sua vida voltará a caminhar para frente,amanhã poderá servir de exemplo para outros procrastinadores.É isto o que quer?Então mãos a obra,qual foi mesmo a ultima tarefa que você tinha que fazer e pensou''mais tarde eu faço"?Ela esta te esperando em algum lugar...
****Se quiser saber mais sobre procrastinação a luz da psicologia e da ciência clique aqui

2 comentários:

mag disse...

Eu não conhecia essa palavra, mas conhecia muito bem o seu significado, vendo a vida de alguns cristãos. Temos que deixar de lado toda procrastinação e ser pessoas determinadas e trabalhadoras em todos os sentidos, acho que vale a pena lutar e sacrificar pelo sonho tão querido não e' mesmo?!!

Anônimo disse...

Interessante seu texto...estava procurando algo sobre o assunto para dar uma palestra para os jovens da
greja. Deus lhe abençoe. Cleudson

Edificando em todo lugar..

type