sábado, 8 de maio de 2010

Filhos de Aitofel


2 Samuel 17:23 Vendo, pois, Aitofel que se não tinha seguido o seu conselho, albardou o jumento, e levantou-se, e foi para sua casa e para a sua cidade, e deu ordem à sua casa, e se enforcou e morreu, e foi sepultado na sepultura de seu pai.

Eis aqui um dos casos de suicídio na Bíblia.
Ele viveu durante o reinado de Davi,era um homem conhecido como homem sábio e de bons conselhos,e por isso o rei Davi sempre se aconselhava com ele em cada decisão a ser tomada:
2 Samuel 16:23 E era o conselho de Aitofel, que aconselhava naqueles dias, como se a palavra de Deus se consultara; tal era todo o conselho de Aitofel, assim para com Davi como para com Absalão.tudo o que Aitofel falava era levado em conta,homem de credibilidade,boa reputação,formador de opinião e de muita influencia,era tratado como um legítimo homem de Deus.
Porém Aitofel tinha alguns defeitos,que quero destacar neste post;o primeiro deles,é que era infiel,e interesseiro.
Aitofel sempre serviu a Davi,que era um rei justo e legitimamente um servo de Deus,foi muito honrado em seu cargo de conselheiro do rei,mas agiu traiçoeiramente quando Absalão,o próprio filho de Davi,conspirou contra o reinado do pai.Davi teve que fugir de Absalão,e muitos dos seus servos fiéis fugiram com ele(é nestas horas que se conhece os amigos..)mas Aitofel preferiu ficar do lado do poder.
2 Samuel 15:31 ¶ Então fizeram saber a Davi, dizendo: Também Aitofel está entre os que se conjuraram com Absalão. Pelo que disse Davi: O SENHOR, peço-te que torne em loucura o conselho de Aitofel.
Como cita o versículo acima,indignado Davi clamou ao Senhor,afim de que o conselho de Aitofel não fosse mais levado em conta.Infelizmente,no cristianismo,muitos líderes justos(sim,eles existem)se decepcionam com seus liderados,a quem apoiaram nos momentos mais difíceis,justamente pelo fascínio que estes tem pelo poder.Não importava quem estava certo,Aitofel se deixou seduzir pelo lado que lhe pareceu mais vantajoso;tinha certeza de que Absalão venceria Davi,mas ele estavas enganado.
Aprendo muitas coisas neste trecho,e por minhas próprias experiências aprendi isto,algumas vezes fui abandonada por bajuladores,no momento em que meu poder sobre uma situação foi tirado,mas no momento seguinte,fui honrada,e isso provem de Deus,para que conheçamos melhor as pessoas e para que elas mesmas se conheçam.
O segundo grande erro de Aitofel,foi um ego inflamado pela vaidade.
Ele criou uma ilusão sobre si mesmo de homem irrepreensível,com certeza sua postura era de alguém arrogante,acima do bem e do mal,cuja sabedoria não poderia ser contestada.Aitofel só se esqueceu de que estava lidando com um servo de Deus,um homem que com poucas palavras,em momento de angustia,tocou o coração do Senhor,que fez o conselho de Aitofel desprezível:
2 Samuel 17:7 Então disse Husai a Absalão: O conselho que Aitofel deu desta vez não é bom.

2 Samuel 17:14 Então disse Absalão e todos os homens de Israel: Melhor é o conselho de Husai, o arquita, do que o conselho de Aitofel (porém assim o SENHOR o ordenara, para aniquilar o bom conselho de Aitofel, para que o SENHOR trouxesse o mal sobre Absalão).

...Aitofel podia ter considerado estas palavras uma bobagem,podia ter tirado isto de letra,mas para alguém de ego inflamado,e obcecado pelo prestígio,isso não era possível.Como narra o versículo que abre o post,Aitofel foi para casa e se enforcou.
Como costumo dizer,ele já não esta mais aqui,e certamente teve o pago pelo tipo de pessoa a quem decidiu se tornar...mas quantas vezes o inimigo tem seduzido homens com o fascínio pelo poder e com uma cega vaidade?Quantas vezes,em todas as profissões,ministérios,no seio da família,Aitofeis tem se vendido por privilégios,trocando o justo pelo ímpio?Quantos,até entre os blogueiros,tem trocado a importância de posts edificantes,que muitas vezes-eles já não percebem-servem como um copo de água para almas sedentas espalhadas pelo mundo,apenas porque os escândalos dão mais ibope,atraem mais seguidores e visitantes?
A estes,no mundo virtual ou no real,deixo um recado simples,mas de uma serva de Deus...muito cuidado,para não tornar-se um Aitofel em nossa geração,Deus quer contar com você para sábios conselhos,ainda é tempo..

Eclesiastes 10:1 ¶ Assim como as moscas mortas fazem exalar mau cheiro e inutilizar o ungüento do perfumador, assim é, para o famoso em sabedoria e em honra, um pouco de estultícia.

***Abraço e paz!
****esta palavra também foi ministrada na Segunda IEQ de Itajobi por Alessandra Barcelos em 9/05/2010. Destacando o desejo de Deus de nos dar um bom caráter,sendo pessoas leais,leais aos nossos líderes especialmente,e para vigiarmos sobre a vaidade.Mais detalhes sobre este culto clique aqui

4 comentários:

Anônimo disse...

Sem Deus em nossas vidas nós não somos nada, acabamos sempre fazendo aquilo que não agrada a Deus, e por fim acaba tomando uma atitude trágica.

Denise Ellen Oliveira disse...

Não se estranho, ou algo que me incomoda mesmo!
Enfim, vivi com a noticia de um suicidio recentemente!
Achei etremamente malígino, acho que não estou errada! Que Deus tenha misericórdia de nós, e mais uma vez, os teus post falam ao meu coraão! Deus abençõe vc infinitamente!

israel batista disse...

é seus textos são muitos espirados, eu tb sou agora um seguidor de seu blog e peço autorização para ficar copiando textos seus e postando no meu abraços e sucessos em nome do senhor Jesus

Anônimo disse...

Ola amigos, sou Católico e tenho um blog Católico, registem se e lá podemos partilhar maravilhas em Cristo.
http://jornalcatlico.blogspot.com/

Edificando em todo lugar..

type